5 principais dificuldades para realização de uma inspeção de obras na Construção Civil

8 de junho de 2020 | Construção Civil

Fazer uma inspeção de obras na construção civil é uma tarefa árdua e exigente, já que depende de um bom profissional da engenharia civil para realizá-la. Mas independentemente de qualquer coisa, é necessário que essa tarefa seja feita, com o intuito de garantir a segurança durante e após o término da construção. 

Quando uma obra passa por um processo de inspeção, ela é analisada em todos os detalhes, de forma a garantir que é segura e que está se desenvolvendo dentro dos padrões definidos, seguindo as regras aplicadas na construção civil de maneira geral. 

Além da questão da segurança, quando uma obra na construção civil passa por inspeção, ela é concluída com mais rapidez, já que faz aumentar a produtividade dos funcionários que estão trabalhando nela, uma vez que existe a eliminação de possíveis barreiras em seus serviços. 

E também pelo fato de que, com a inspeção de obras, aqueles trabalhadores que estão atuando no projeto, são orientados de maneira mais certeira com relação aos cuidados que precisam ter, a quantidade de materiais que devem ser utilizados para não haver desperdício e ainda de que forma prosseguir com determinados materiais, podendo assim, direcionar seu trabalho para que seja ainda mais eficiente. 

Produtividade na construção civil

É muito importante que haja uma alta produtividade nessa área, já que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o mercado da construção civil está otimista e aumentou em 2% no segundo trimestre de 2019. Ou seja, com o aumento do setor, mais obras devem ser construídas e maior é a necessidade de aumentar  a produtividade. 

Existem várias formas de aumentar a produtividade dos funcionários, sendo que uma delas é motivando. Segundo uma pesquisa da empresa Right Management, os funcionários que estão motivados em seu trabalho, acabam sendo 50% mais produtivos do que seriam sem essa motivação.

Isso se aplica no setor de construção civil, que lida com vários tipos de profissionais, desde engenheiros, ajudantes de obras, pedreiros e outros profissionais que precisam estar motivados. E é claro que a realização de inspeção da obra é uma das maneiras de motivar esses profissionais, já que, com ela, é possível proporcionar um ambiente ainda melhor de trabalho. 

Por esse motivo, listamos 5 questões que tornam a inspeção mais difícil, para que você possa se preparar  para enfrentar essas dificuldades quando for realizar sua tarefa de inspeção.

1 – Inspeção de obras com riscos

No setor da construção civil existem alguns riscos que podem culminar em problemas graves para os trabalhadores, afinal, lidar com obras envolve materiais pesados e perigosos. Não é por acaso que uma pesquisa do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, constatou que entre 2012 e 2018 foram registrados 4,4 milhões de acidentes de trabalho no em todo o Brasil.

Ainda de acordo com a pesquisa, grande parte destes acidentes ocorreram na construção civil, o que reforça os perigos dos serviços dentro deste setor. Tanto quem está colocando a mão na massa para levantar a construção, quanto quem está nos bastidores da obra, estão expostos ao risco.

Além disso, o próprio profissional que está realizando a inspeção, que são engenheiros especializados nessa área, estão correndo os mesmos riscos, já que eles ficam dentro da obra, inspecionando. Por esse motivo é fundamental o uso de proteções e de muita cautela! 

2 – Produtividade dos funcionários

Outra grande dificuldade enfrentada pelos profissionais que realizam inspeção de obras na construção civil é lidar com os funcionários que estão trabalhando no local naquele momento.  

Inspecionar uma obra na construção civil, exige que o engenheiro se dedique em olhar cada detalhe, sem desconsiderar nada. Por isso pode parecer inconveniente para o funcionário, trabalhar com outro profissional que está ali inspecionando seu trabalho, mas é importante saber que a construção civil exige isso.

Mas, é importante saber que a inspeção de obras é fundamental. Portanto, para driblar esse problema, o funcionário deve focar em suas atividades rotineiras e se concentrar no trabalho. E é aí que entra o que falamos anteriormente, sobre a motivação. Concentre em deixar seu funcionário sempre motivado, para que, mesmo tendo alguém inspecionando seu trabalho, ele possa continuar a trabalhar normalmente, sem se incomodar. 

3 – Mudança de etapas da construção

Essa também é uma das grandes dificuldades na realização da inspeção de obras na construção civil: a mudança de etapas da construção. Essas etapas, que são chamadas de etapas construtivas, são determinantes para o andamento da obra.

Por isso, antes de iniciar qualquer obra na construção civil, é necessário que essa obra esteja estruturada no projeto. Ele que vai guiar todos os profissionais envolvidos, de forma a facilitar a construção. Por isso, quando essas etapas são alteradas no meio da obra, o processo trava por completo.

Além disso, quando ocorre uma mudança em qualquer uma das etapas, é possível que novos riscos, que antes não haviam sido identificados, apareçam e precisem ser resolvidos! Por esse motivo, a mudança não planejada acarreta em dificuldade para o profissional que está realizando a inspeção de obras. Por isso, esteja preparado. 

4 – Encontrar meios de facilitar a obra

A gama de ferramentas que facilitam a inspeção de obras, ainda não é vasta. São poucos os materiais disponíveis para auxiliar os profissionais nessa tarefa dentro do setor da construção civil. Isso porque as novas tecnologias estão começando aos poucos a serem incluídas nesse meio.

Mas, as poucas que existem já são bastante eficientes e devem ser exploradas, como por exemplo, o Drone! O uso do drone na inspeção de obras da construção civil  jé é uma realidade e os profissionais que ainda não conhecem o funcionamento das operações com este equipamento, devem começar a estudar e investir neles!

5 – Obra atrasada

Inspecionar uma obra na construção civil que já está atrasada é um complicador para o profissional que está realizando a inspeção. Isso porque ele precisa administrar seu tempo e o tempo do projeto até o final da obra, considerando prazos que nem são seus. 

Esse é um ponto que dificulta bastante o trabalho também, pelo fato de que o engenheiro já vai chegar para realizar a inspeção na obra que já está atrasada e se houver mudanças a serem feitas com essa inspeção, ela vai atrasar ainda mais. 

Por isso, as obras atrasadas são grandes dificuldades que devem ser dribladas com o controle do tempo, tanto por parte do proprietário daquele projeto, quanto para os trabalhadores que estão envolvidos com a obra de forma geral.

Sabendo dessas dificuldades, dá para se preparar melhor quando for realizar uma inspeção de obras na construção civil, não é mesmo? Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e esteja sempre por dentro das novas notícias.

Outros posts