Motivos Indiscutíveis para se Investir em Drones na inspeção de obras na Construção Civil

22 de maio de 2020 | Construção Civil, Inspeção

3 maneiras de se utilizar um drone na Construção Civil

Os drones são aeronaves de pequeno porte e remotamente pilotadas, com grande estabilidade e também com precisão de posicionamento, o que permite ao seu operador o controle da aeronave de um local seguro, podendo alcançar locais de difícil acesso e percorrer todo o objeto de interesse de forma eficiente e segura. Por esses motivos é válido investir em drones para o seu negócio.

A aeronave pode ser equipada com câmeras que produzem imagens de alta resolução, com grande grau de detalhamento, permitindo a transmissão da análise e observação do objeto de interesse de forma remota, instantânea e segura, auxiliando na tomada de decisões.

Desta forma, estes equipamentos se tornaram grandes aliados, podendo substituir ou colaborar para diversas demandas e atividades no âmbito da Construção Civil, reduzindo custos, riscos, tempo de trabalho e otimizando as tomadas de decisões.

As aplicações estão presentes em todo o ciclo de vida de uma edificação. Desde a análise de viabilidade com a realização de levantamento topográfico com o uso de drone, passando pelo acompanhamento da construção, pelo as built, até o acompanhamento da edificação ao final da sua execução, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Investir em drones para monitoramento e fiscalização de obras

Os drones podem produzir imagens para auxiliar no monitoramento e fiscalização de obras, principalmente em grandes obras que apresentam grandes canteiros. É possível percorrer e monitorar toda a extensão de um canteiro, monitorando a segurança da obra na atuação dos profissionais envolvidos, utilização de equipamentos e medidas de segurança e monitoramento de grandes operações de risco.

Profissionais de equipe de segurança e gestores da obra podem percorrer remotamente e em tempo real toda a extensão da obra, garantindo o nível de segurança.

Investir em drones no acompanhamento da evolução da obra

construção-civil-drone-ortopixel

Da mesma forma, é possível utilizar os drones para monitorar a evolução do andamento da obra de forma instantânea, eficiente, segura e remota. Buscando sempre a o nível de qualidade na execução, a garantia da coerência da execução da obra, controlando o nível de qualidade e também os prazos a serem cumpridos.

É possível detectar e analisar operações malsucedidas, em alto grau de precisão e detalhamento, além de erros de execução e patologias decorrentes de operações no canteiro de obras, de forma rápida e detalhada, facilitando a tomada de decisões.

Ao decorrer e ao final completo da execução é possível ainda com o uso do drone realizar um levantamento aerofotogramétrico da obra e da edificação e elaborar um modelo tridimensional do as built. A partir deste levantamento é possível produzir modelos de superfície tridimensionais como o modelo de nuvem de pontos e então elaborar uma TIN (Malha Triangular Irregular).

Estes modelos podem ser trabalhados em ferramentas CAD e ferramentas BIM para realização de medições e conferências da coerência da execução da edificação.

Inspeção predial

Ao final da construção de uma edificação deve-se manter um controle com monitoramento periódico das suas estruturas e instalações, aliado a um trabalho preventivo e de manutenção, evitando grandes danos estruturais e auxiliando na tomada de decisões na realização das manutenções periódicas previstas.

Ao realizar as inspeções prediais com o uso de drones, é possível verificar patologias nas suas estruturas e seus componentes de coberturas e fachadas como fissuras, oxidações e infiltrações de forma eficiente, segura e muito detalhada e assertiva.

Muitas vezes substitui a metodologia tradicional de inspeção predial que envolve grandes riscos aos seus profissionais envolvidos, geralmente com trabalhos complexos em altura, e supera neste quesito de segurança e também em quesitos de custo, prazo e eficiência, uma vez que envolve uma mobilização e logística de trabalho muito mais simplificada.

Conheça agora a Ortopixel, empresa de soluções integradas com drone. Solicite um orçamento para serviços de monitoramento, fiscalização e acompanhamento de evolução de obras. A inspeção predial também faz parte do portfólio da empresa. Consulte já!

A Ortopixel conta com o trabalho de geógrafos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, termógrafos – especialistas em Cartografia, Fotogrametria, Termografia e nas mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.

Outros posts

Cadastro de imóveis com aerofotogrametria

Cadastro de imóveis com aerofotogrametria

Conheça os principais benefícios da aplicação da aerofotogrametria com drones no cadastro de imóveis urbanos: Precisão incomparável: A tecnologia proporciona uma visão detalhada das características do terreno e estruturas; Eficiência no tempo e custo: Redução...

Drones no cadastro imobiliário

Drones no cadastro imobiliário

O avanço tecnológico tem sido um marco no setor imobiliário, especialmente com a introdução da tecnologia dos drones no cadastro e modelagem de propriedades urbanas. A capacidade dos drones de criar modelos 3D precisos está transformando o campo do cadastro...

5 áreas revolucionadas pelos drones

5 áreas revolucionadas pelos drones

Atualmente a construção civil está passando por uma revolução tecnológica com a introdução dos drones. A princípio, essas ferramentas avançadas estão mudando a forma como encaramos projetos de construção, oferecendo soluções inovadoras para desafios antigos. Neste...