O uso da energia solar tem crescido nos últimos anos e sua importância como uma fonte
de energia renovável tem se tornado cada vez mais relevante. Dessa forma, o mapeamento voltado para este mercado é uma importante ferramenta para ajudar os proprietários de regiões com grande incidência de sol a determinar a melhor configuração do uso da energia solar para atender suas necessidades. Neste artigo, veremos a importância do mapeamento para aproveitar ao máximo as energias solares e as vantagens que as empresas obtêm ao contratar mapeamento com drones.
O que é mapeamento para energia solar?
De antemão, o mapeamento para energia solar é o processo de certificação de áreas com muita luz solar. É realizado através de levantamentos aéreos, imagens de satélite, medições diretas e utilização de drones. O objetivo primordial é identificar e medir as áreas adequadas para uso da energia solar. Os drones possuem a capacidade de atingir locais de difícil acesso e tirar fotos de ângulos especiais para obter informações detalhadas. Contudo, com o uso de imagens de alta qualidade capturadas pelos equipamentos, é possível coletar dados sobre o ângulo de inclinação dos painéis solares, o arredondamento, o alinhamento e as relações entre os sistemas. Estas informações são cruciais para o bom funcionamento dos sistemas de energia solar. energia solar.
Como funciona o mapeamento de projetos fotovoltaicos com drones?
O mapeamento para energia solar envolve várias etapas, tais como:
- O mapeamento da área geográfica da localização, que deve ser verificada de perto, estudando a topografia da região.
- A segunda etapa compreende o uso de drones para realizar mapeamentos precisos. Os drones são equipados com câmeras de alta resolução, que permitem registrar imagens detalhadas da posição, altura e inclinação dos painéis solares.
- A terceira etapa envolve a análise das informações coletadas pelos drones. É possível instalar painéis solares em uma determinada área, a partir das imagens capturadas pelos drones.
- A última etapa envolve a avaliação dos custos e benefícios do uso da energia solar na área. Este passo analisa se os benefícios econômicos das instalações superam os custos de instalação.
Vantagens do monitoramento contínuo e preciso
Existem muitas vantagens em realizar o mapeamento para energia solar. No entanto, o principal benefício é que o custo da energia obtida dessa fonte de energia é extremamente baixo ou até zero, dependendo da região. Além disso, o uso da energia solar é extremamente ecológico, pois não causa nenhum dano ao meio ambiente e não consome combustíveis fósseis, como o petróleo.
Nesse contexto, outra grande vantagem do mapeamento solar é a habilidade de produzir energia limpa no local, eliminando a dependência das grandes empresas de energia. Ainda assim, com a produção limitada da energia solar, as instalações conseguem atender às necessidades energéticas locais com segurança, estabilidade e confiabilidade.
Assim, o mapeamento para energia solar é uma importante ferramenta de planejamento que pode ajudar o proprietário da região a maximizar o uso da energia solar. O uso da energia solar é benéfico para o meio ambiente, já que não emite gases de efeito estufa.
Leia mais: Topografia tradicional ou com drones: qual a melhor escolha?
Assim também, outro requisito considerado na hora de contratar o mapeamento com drones é a segurança. O uso de drones favorece a segurança dos técnicos e instaladores, pois diminui a necessidade de trabalhar em condições perigosas. Apesar disso, os drones são equipados com tecnologias de segurança, como registros de log, para garantir que as imagens produzidas sejam seguras.
Benefícios para empresas que contratam mapeamento com drones
Um dos principais benefícios de se contratar mapeamento com drones é o
monitoramento contínuo e preciso que é fornecido. Nesse sentido, os drones permitem que se tenha maior controle sobre o sistema fotovoltaico e acompanhamento das condições climáticas. Portanto, os drones são equipados com sensores capazes de detectar mudanças climáticas como temperatura, umidade, pressão atmosférica, etc. Estas informações são usadas como entrada para a análise de dados na produção de energia solar e ajudam a compreender melhor o sistema de painéis solares.
Em outras palavras, o uso de drones para monitoramento auxilia na redução dos custos das empresas de energia solar. Isso porque drones são menos caros do que veículos terrestres, e seu uso contribui para a eficiência do processo. Todavia, os drones também fornecem informações mais precisas do que os veículos terrestres, garantindo redução dos custos de manutenção e operação.
Então, esses equipamentos aumentam a eficiência do sistema ao monitorar continuamente o desempenho dos painéis solares. Isso permite que empresas de energia solar identifiquem e corrijam qualquer desvio do sistema com rapidez. As imagens capturadas pelos drones também garantem às empresas o diagnóstico dos problemas antes que se tornem custosos de consertar.
Em síntese, o mapeamento permite às pessoas produzirem energia limpa e confiável próximas às suas casas e negócios. Se você é proprietário de uma área e deseja aproveitar ao máximo as energias solares, fale com o nosso time de especialistas através dos números (71) 3351.1964/99297.8714 ou e-mail [email protected] e saiba como podemos lhe ajudar nessa jornada.