As 4 principais aplicações do drone na mineração

22 de julho de 2021 | Aerofotogrametria, Inspeção, Mineração

Você sabe dizer quais são as quatro principais aplicações do drone na mineração? Recentemente, vimos aqui no blog da Ortopixel um artigo mais geral sobre este tema, que desperta cada vez mais a atenção do setor minerário e órgãos governamentais ligados à área.

Agora, mais especificamente, vamos abordar as principais aplicações do drone na mineração,  segmento da economia que mesmo em meio a pandemia de Covid-19 registra crescimento, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) – alta de 95% de faturamento no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado.

O uso de drone na mineração é de fundamental importância para o setor, uma vez que proporciona análises mais acuradas de barragens e minas, além de garantir segurança às operações, reduzindo os riscos de acidente de trabalho, pois esse tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) consegue sobrevoar locais de difícil acesso.

Modelo de nuvem de pontos de uma construção

Nuvem de Pontos, produto que funciona bem com softwares como BIM e CAD, além de apresentar alto nível de detalhamento/Imagem: Ortopixel

Aplicações do drone na mineração – Mapeamento

O mapeamento é uma das principais possibilidades quanto ao uso de drone na mineração. Atuando conjuntamente, o Sistema de Informações Geográficas (SIG) e o drone viabilizam a inspeção e análise das áreas de cava. Isso ocorre por meio de produtos como o Ortomosaico Georreferenciado e softwares voltados a análises espaciais.

O Ortomosaico Georreferenciado – sempre é bom lembrar – é ideal para levantamentos e monitoramentos de grandes áreas, tais como barragens e algumas minas. O diferencial deste produto, pelo qual a Ortopixel possui expertise, inclui o aerolevantamento realizado com qualidade e precisão, aliadas a uma economia de custos e logística simplificada. Juntamente com o SIG, o Ortomosaico Georreferenciado permite:

  • Produção de mapas de análise;
  • Quantificar e localizar fraturas;
  • Falhas na detonação;
  • Análise de estruturas geológicas;
  • Perfurações.
Inspeções com drone na área de mineração

Inspeções com drone na área de cava tornam as operações da mineração mais seguras/Imagem: Ortopixel

Aplicações do drone na mineração – Inspeções

Se você é engenheiro(a) ou técnico(a) do setor de mineração, imagine a possibilidade de realizar análises sem que haja a necessidade de estar, presencialmente, em campo? Estamos falando, por exemplo, de verificações nas áreas de funcionamento geral (britadores, correias) e estados dos blocos depois das detonações.

Realizadas por meio do Ortomosaico Georreferenciado e da Nuvem de Pontos (3D), as inspeções com drone na área de cava tornam as operações da mineração mais seguras, pois podem ser feitas remotamente, além de assegurarem mais agilidade e acurácia às análises. A Nuvem de Pontos, produto que funciona bem com softwares como BIM e CAD, apresenta alto nível de detalhamento, com coordenadas tridimensionais e cores dos pontos obtidos.

Aplicações do drone na mineração – Topografia

O uso de drone na mineração também possibilita o levantamento topográfico planialtimétrico (x, y, z), por meio das Curvas de Nível, o que é capaz de viabilizar, por exemplo, a obtenção da volumetria das pilhas de minério, executando um acompanhamento regular. Uma das principais vantagens deste produto com o auxílio de drones é permitir que as áreas levantadas sejam comparadas com imagens reais do terreno em alta definição.

Aplicações do drone na mineração – Imagens

Fotografias e vídeos são recursos fundamentais para a análise de terrenos na área da mineração. Com o uso de drone, eles são registrados com alta resolução, facilitando a vida dos analistas. Nas regiões de cava, os drones multirrotores possibilitam inspeções instantâneas depois das detonações, influência sobre estradas e rodovias, vegetação e registro histórico ao longo do tempo. A produção de conteúdo institucional também tem recorrido, cada vez mais, a esse tipo de Vant.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, que procurou demonstrar quais são as principais aplicações do uso de drone na mineração. Este tema, aliás, seguirá sendo abordado nesta série especial que a Ortopixel preparou para este mês de julho. Portanto, fique antenado(a) às postagens do nosso blog.

Caso tenha interesse em contratar esse tipo de serviço para o seu negócio, entre em contato com o nosso time de especialistas agora mesmo:

(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]

Outros posts