Drone e Meio Ambiente: Inovação e Sustentabilidade a favor da sociedade.

22 de maio de 2020 | Aerofotogrametria, Meio Ambiente

A tecnologia a favor do meio ambiente, inovação e sustentabilidade. Assim pode ser avaliada a relação dos drones com as questões ambientais. Isso porque esses pequenos equipamentos trazem inovação para processos até então feitos de forma tradicional, como o estudo de solo para agricultura e até o plantio de árvores, além de permitirem a preservação de bens naturais, evitar desperdícios e até monitorarem grandes áreas ambientais que necessitam de preservação.

Os drones podem ser considerados uma tecnologia limpa, já que necessita apenas de eletricidade para funcionar e não combustível, conseguindo assim não emitir poluentes. Dessa forma, colabora novamente com a criação de uma sociedade que preza pela sustentabilidade.

O que é um drone?  

Para entender de que forma o drone pode colaborar com o meio ambiente, é importante entender melhor como funcionam os equipamentos que possibilitam esse serviço, os drones e os VANTs. Ambos são veículos não tripulados, controlados remotamente e que devem respeitar o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC) nº 94, apresentado pela Agência Nacional de Avaliação (ANAC). O documento estipula o quem pode manipular os drones, locais onde é proibido o uso do equipamento, entre outras exigências.

Inovação e sustentabilidade, como o drone pode ser útil na preservação do meio ambiente

O drone é capaz de fazer o mapeamento aéreo de grandes áreas, apresentado de forma detalhada suas caraterísticas em relação ao solo, relevo, localização, construções, entre outros aspectos.

Esse equipamento pode fazer o mapeamento de áreas protegidas, o monitoramento da biodiversidade, combate a incêndios florestais, caça e exploração dos recursos naturais, bem como na coleta de dados científicos.

Por meio de uma tecnologia mais barata, se comparada aos aviões, todo esse controle pode ser feito de forma rápida e precisa, possibilitando a tomada de decisões mais rápidas e, consequentemente, maior preservação do maio ambiente

Agricultura de Precisão, inovação e sustentabilidade

Os drones podem trabalhar também a favor da agricultura, coletando dados relativos a cada faixa de terra de uma propriedade, levando em consideração suas características próprias.

A Agricultura de Precisão não considera as produções como uniformes, destacando que cada pedaço de uma propriedade é diferente, seja em relação ao solo, temperatura, relevo, entre outros aspectos. Ao utilizar essas informações de cada parte, é possível criar um método mais sustentável de produção, minimizando os desperdícios e perdas e melhorando os ganhos financeiros e ambientais.

Como usar o drone para a Agricultura de Precisão

Na Agricultura de Precisão, o drone fará o mapeamento aéreo do terreno, também conhecido como aerofotogrametria. Ele fica responsável pela cobertura aero fotográfica com o objetivo de mapear uma área, o que permite executar medições precisas utilizando fotografias métricas. Esse tipo de serviço, que se destaca pela tecnologia utilizada e detalhamento que apresenta, é oferecido pela Ortopixel.

De acordo com a empresa, os dronestêm ganhado cada vez mais espaço na agricultura. Sua versatilidade vale o investimento, já que podem desempenhar diversas funções na fazenda e têm custo baixo se comparado com outras metodologias, variado de acordo com modelo e tecnologias embarcadas.

Entre as aplicações para agricultura estão:

  • Monitoramento e fiscalização das áreas de plantio
  • Detecção de falhas no plantio
  • Contagem de plantas
  • Cadastro Ambiental Rural

Plantio de árvores com drones

Os drones podem ser úteis também fazendo o plantio de árvores em uma velocidade muito acima do sistema manual, conseguindo iniciar o reflorestamento de grandes áreas em muito pouco tempo.

Equipamentos mais modernos e preparados para esse tipo de ação podem dispensar sementes e insumos em locais de fácil e difícil acesso, já anteriormente mapeados. Estudos apontam que, com a ajuda desses Veículos Não Tripulados (Vants), como também nós conhecemos os drones, é possível plantar 100 mil árvores por dia e de diferentes espécies, inclusive.

É fato que, seja por meio do plantio, monitoramento ou captação de dados, os drones podem, sim, inovar e colaborar com a sustentabilidade de forma bastante significativa.

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....