Nos últimos anos, a tecnologia de drones tem se tornado ainda mais acessível e popular. E, com ela, o mapeamento aéreo tem sido uma ferramenta útil em inúmeras aplicações, desde a topografia ao monitoramento de áreas de risco. Neste artigo, vamos discutir como o mapeamento aéreo com drones pode ser usado para monitorar áreas de risco, ajudando a prevenir tragédias.
Nesse sentido, o mapeamento aéreo é uma forma de aquisição de dados que envolve o uso de drones (também conhecidos como veículos aéreos não tripulados, Vants) para capturar dados de imagens de alta definição. Estes dados criam mapas precisos e detalhados.
Dessa forma, esses mapas auxiliam em áreas como monitoramento de terras, agricultura, conservação, engenharia, meio ambiente e áreas de risco.
Monitoramento em áreas de risco
As áreas de risco podem incluir terrenos montanhosos, deslizamentos de terra, inundações e outras ameaças à segurança. Todavia, o mapeamento aéreo com drones permite que seja feita uma análise minuciosa desses locais, determinando os pontos de risco.
No entanto, os dados coletados pelos drones fornecem informações sobre a geografia do local, tais como: encostas íngremes, que podem indicar condições de deslizamento de terra potenciais. Isso pode ajudar as autoridades regionais a tomar decisões sobre o uso do terreno e a realocar as pessoas em áreas mais seguras.
Além disso, o mapeamento aéreo prevê e detecta outras tragédias, como enchentes, incêndios florestais e outras ameaças naturais.
Leia mais: Mapeamento aéreo pode ser ferramenta para evitar tragédias em áreas de risco
Vantagens do mapeamento aéreo com drones
Em contrapartida, os benefícios relativos ao uso do drone para prevenção de tragédias são imediatos. Para exemplificar essa afirmativa, basta observar os dados compilados aplicados na reconstrução de áreas devastadas por desastres naturais: terremotos, incêndios florestais e inundações.
Também é possível aplicar o mapeamento aéreo em estradas situadas nas áreas remotas, melhorando o acesso às comunidades remotas e isoladas. Além disso, as imagens de satélite podem ajudar a monitorar habitats florestais, melhorar a agricultura e identificar áreas onde a restauração ecológica é necessária.
Portanto, a resposta para a questão “De que forma o mapeamento aéreo com drones pode evitar tragédias em áreas de risco?” consiste nas decisões informadas que ajudam a salvar vidas e promovem a segurança e a saúde das comunidades locais, a partir dos dados coletados e analisados.
Rapidez e precisão
Usando drones, é possível obter imagens de áreas de risco em um curto espaço de tempo. Uma vez que os dados são transmitidos em tempo real, as imagens são mais precisas e detalhadas do que aquelas obtidas por meios tradicionais.
Custo
Embora os custos de aquisição de um drone sejam elevados, o investimento em operação é muito menor do que o de qualquer outro método de observação. Além disso, o tempo também é muito mais curto, tornando o processo muito mais barato.
Fácil operação
Com alguns treinamentos básicos, qualquer pessoa pode operar um drone. Isso significa que qualquer pessoa consegue as informações necessárias ao projeto de forma rápida e precisa.
Monitoramento contínuo
Um dos principais benefícios da utilização de drones é que eles permitem um monitoramento contínuo e uma vigilância constante. Eles podem voar por longas distâncias e monitorar áreas remotas com maior eficácia do que qualquer outro meio.