Drones são soluções sustentáveis para o meio ambiente

24 de novembro de 2020 | Georreferenciamento, Mapeamento Aéreo, Meio Ambiente

Sabia que os drones são soluções sustentáveis para os problemas relacionados ao meio ambiente? Com eles é possível monitorar, por exemplo, Unidades de Conservação (UC); Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Proteção Permanente (APP); áreas atingidas por deslizamentos ou inundações; desastres e degradações ambientais; supressão vegetal; disposição de resíduos e assoreamentos e erosões.

E de que forma os drones representam soluções em relação aos problemas acerca do meio ambiente? É que esse tipo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) viabiliza inspeções visuais remotas através da produção de fotos e vídeos aéreos, o que possibilita captar, em tempo real, os mínimos detalhes do objeto em análise.

Meio ambiente, problemas e soluções

Entre os benefícios de utilização dos drones como soluções para os problemas na área de meio ambiente, em vez do uso de métodos convencionais, destacamos:

  • Análise de objetos de difícil acesso;
  • Logística e mobilização simplificada;
  • Menor tempo de operação;
  • Redução de custos com mão de obra e equipamentos de trabalhos em altura;
  • Diminuição dos riscos que envolvem trabalhos em altura.

Quem trabalha na área de meio ambiente reconhece a importância das imagens de satélite para a realização dos projetos. Conseguir uma visão aérea do terreno facilita a compreensão dos problemas e, nesse sentido, os drones são equipamentos imprescindíveis para trazer soluções.

Um dos grandes problemas das imagens de satélite é a cobertura de nuvens que prejudica a visualização do terreno. Com o trabalho dos drones, porém, é possível sobrevoar até mesmo abaixo das nuvens, o que possibilita o imageamento em dias nublados.

Nuvem de pontos permite medições de coordenadas e cotas de um terreno, geração de modelos digitais de elevação, imagens ortorretificadas e malhas tridimensionais/Imagem: Ortopixel

Nuvem de pontos permite medições de coordenadas e cotas de um terreno, geração de modelos digitais de elevação, imagens ortorretificadas e malhas tridimensionais/Imagem: Ortopixel

Drone e meio ambiente

Outro problema muito comum é a resolução espacial: o nível de detalhamento do terreno. Só para que você tenha ideia, hoje, no mercado, através das imagens de satélite é possível chegar a uma resolução espacial de 2 metros. Já com os drones é possível chegar em até 1 cm.

Isso não significa dizer que a produção de imagens via satélite seja ruim. Na realidade, as tecnologias são muitas vezes convergentes no mercado de geotecnologias, o que significa que é possível utilizar diferentes tipos de soluções em um mesmo projeto – o escopo é o que direcionará a escolha para cada situação.

Licenciamento ambiental e drones

Uma das soluções que os drones oferecem para evitar problemas na área de meio ambiente está a aplicação no licenciamento ambiental, exigência legal a que estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ambiental.

Nesse sentido, a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG/GIS) possibilita a análise de diversos aspectos (biológicos, físicos e sociais) em todos os processos do licenciamento ambiental, no intuito de mencionar e mensurar todas as variáveis, sem deixar grandes lacunas.

Funciona assim:  a utilização do sistema permite desenvolver análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados. Dessa forma, por meio do cruzamento de informações, uma visão integrada da situação é proporcionada.

Você sabia?

Os SIG/GIS, mais do que traçarem o diagnóstico da situação e gerarem cenários futuros, também podem ser utilizados em todas as fases de Avaliação de Impacto Ambiental, desde o estudo preliminar de investigação, análise confirmatória, até a fase de monitoramento/remediação.

Drones como soluções para o meio ambiente: Ortomosaico Georreferenciado/Foto: Ortopixel

Drones como soluções para o meio ambiente: Ortomosaico Georreferenciado/Foto: Ortopixel

5 produtos importantes para análises ambientais

Em conjunto com os SIG/GIS, os drones geram produtos que são fundamentais para as análises ambientais. Alguns dos mais usados nessa área são:

  1. Ortomosaico Georreferenciado (Mosaico de Ortofotos): com a utilização de drones é possível elaborar Ortomosaicos Georreferenciados de grandes áreas, dotados de alta qualidade e precisão, com economia de custos e logística simplificada;
  2. Modelo Digital de Terreno (MDT): através do aerolevantamento com a utilização de drones, é possível elaborar mapeamentos com informações detalhadas e fidedignas da área de interesse, com informações precisas dos níveis e elevações do terreno;
  3. Modelo Digital de Superfície (MDS): é possível obter dados de níveis de elementos como vegetações e construções dispostas no terreno. A partir do aerolevantamento realizado com drone, toda a área, inclusive objetos na superfície são levantados e representados no MDS;
  4. Modelo 2D e 3D Texturizados: através do processo de Aerofotogrametria com Drones ,Topografia com drones. Tudo o que você precisa saber! e de software especializado, é possível desenvolver modelos 2D e 3D texturizados e tratados de qualquer superfície;
  5. Curvas de nível: a partir da Aerofotogrametria são obtidos milhões de pontos do objeto de interesse, de forma rápida e remota, possibilitando levantamentos de grandes áreas sem a necessidade de percorrer toda a sua extensão, e ainda com alto nível de precisão, detalhamento e fidedignidade do terreno.

Drones no Cadastro Ambiental Rural:

Obrigatório para todos os imóveis rurais, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de abrangência nacional que tem o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes a áreas protegidas, de modo a combater o desmatamento ilegal e assegurar a regularização fundiária.

E de que forma os drones contribuem para o desenvolvimento do CAR? Os Sistemas de Informação Geográfica produzidos por eles são fundamentais para coletar, integrar, armazenar e publicar os dados referentes ao CAR.

Drones como soluções para problemas no meio ambiente: Ortomosaico Georreferenciado demonstrando área de queimada/imagem: Ortopixel

Drones como soluções para problemas no meio ambiente: Ortomosaico Georreferenciado demonstrando área de queimada/imagem: Ortopixel

Outras aplicações dos drones em relação ao meio ambiente:

  • Gestão de Recursos Hídricos;
  • Gestão da Fauna;
  • Gestão da Flora;
  • Gestão costeira e de inundações;
  • Gestão de mudanças;
  • Estudos e Regulamentações.

Saiba mais detalhes destas aplicações no site da Ortopixel: Meio ambiente

Projeto Ecodrones

A importância dos drones como soluções para problemas enfrentados no meio ambiente é tamanha, que desde 2015 a organização não-governamental ambientalista WWF-Brasil realiza o projeto Ecodrones, cujo objetivo é avaliar o uso da tecnologia para diferentes aplicações na conservação da natureza.

Fiscalização e mapeamento em unidades de conservação como os parques nacionais e outras reservas, monitoramento de áreas degradadas e captação de imagens aéreas são algumas das aplicações sendo testadas pela equipe do projeto.

Conheça os principais tipos de Vants utilizados no projeto do WWF-Brasil:

IMAGEM

Foram realizados testes para monitoramento de mamíferos em ambientes de Cerrado, com resultados ainda preliminares. O uso de drones para avaliação de atrativos turísticos, como pontos acima de cachoeiras, vales e áreas de difícil acesso se mostrou bastante eficiente. Em breve serão testadas no planejamento de combate a incêndios florestais no Cerrado.

Assista a um dos episódios da série Ecodrones:

https://www.youtube.com/watch?v=GZSylIiUNeY&feature=emb_title

Drones no meio ambiente – estudo de caso

Sabia que a Ortopixel tem expertise com o trabalho de drones em projetos de meio ambiente? Neste estudo de caso Ortomosaico Georreferenciado com drones, você pode conferir o nosso trabalho no município de Itapé (BA) para a Obra da Barragem do Rio Colônia, quando foram mapeados 4.985 hectares.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco agora mesmo. Teremos satisfação em conversar com você e apresentar nossas soluções para o seu negócio:

[email protected]

(71) 3351.1964

(71) 99297.8714


Leia também:

Outros posts