Estudos na área de energia solar apontam que 2022 tem sido o melhor ano para o Brasil experimentar o crescimento exponencial no setor da tecnologia solar fotovoltaica. Essa estatística animadora é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que enxerga o país vivenciando investimentos e expansão do setor. Por que as empresas apostam em drones para projetos fotovoltaicos? Neste artigo, você saberá melhor sobre as vantagens de projetos de energia solar com este equipamento.
Nesse contexto, o mesmo estudo da ABSOLAR projeta que o setor chegará ao final de 2022 com um total acumulado de mais de 747 mil empregos no Brasil. E para estar preparado para esse cenário, nada melhor do que estar munido com drones, aparelhos que aparecem como uma solução viável, segura e assertiva na hora de produzir projetos fotovoltaicos.
As tecnologias estão em constante evolução e desenvolvimento porque precisam acompanhar e abraçar novas oportunidades que surgirão durante o processo. A tendência crescente de optar por placas fotovoltaicas tem uma razão: o corte de gasto que varia entre 50% e 95% na conta de luz.
Leia mais: Mitos e verdades sobre topografia com drones
Faz sentido utilizar drones em projetos fotovoltaicos?
Partindo do pressuposto de que a eficiência dos drones é um facilitador na elaboração de projetos com precisão e muito mais agilidade do que com recursos “analógicos”, como ir ao campo ou se arriscar em alturas, é possível notar que as empresas têm apostado, cada vez mais, em drones para projetos fotovoltaicos. O fato se deve a forte contribuição desses equipamentos para que o projeto fotovoltaico seja ainda melhor aproveitado pelas organizações. Algumas soluções respondem bem a esse questionamento:
- Os pilotos operam o drone do chão e as visitas técnicas passam a tomar de 30 minutos a poucas horas. Isso resulta em mais velocidade, precisão e segurança.
- Além disso, as imagens captadas por drones são georreferenciadas e correspondem exatamente à realidade, o que possibilita a redução de 98% nas chances de erro nas medições.
- De acordo com a Energy Live News, incorporar os drones ao fluxo de trabalho repercute numa margem de 70% na redução de custos durante todo o processo, incluindo a simplificação no tempo de trabalho.
- Ter à disposição mais informações, agilidade e assertividade nos cálculos de áreas é uma realidade para quem utiliza os drones como aliados.
Motivos para usar drones em um projeto de energia solar
- Aumento de 98% na precisão dos projetos de energia solar – após o voo, processamento de imagens e as fotos de drone é possível obter um mapa georreferenciado. Isso quer dizer que cada centímetro dentro da imagem que aparece em sua tela é idêntico à realidade, possibilitando o cálculo de áreas e medições online.
- Mais produtividade – empresas de energia solar que não aderiram aos drones nos seus projetos são menos produtivas. Imagine o cenário de um novo projeto, em que um grupo de operadores precisará se deslocar até a área e executar medidas do teto de uma residência ou empresa. A depender das dimensões do lugar, isso levará horas e necessitar de vários funcionários.
No entanto, com a utilização de um drone, toda essa etapa pode ser concluída em minutos. Assim, o tempo de execução do projeto será significativamente menor. Além disso, enquanto apenas um ou dois funcionários obtêm as imagens via drone, os demais membros da equipe podem ser destinados a outros projetos, permitindo a equipe ficar ainda mais livre para realizar projetos paralelos.
- Projetos de energia solar escaláveis – através dos drones, toda a etapa de projeto torna-se bastante simplificada, enxuta. Assim, fica muito mais fácil criar uma rotina de trabalho replicável.
Esse benefício garante a criação de equipes autônomas, independentes de comandos para executar bem um trabalho. Na prática, isso significa muito mais liberdade para aproveitar o “boom” da energia solar no Brasil.
- Crescimento na rentabilidade – o aumento da rentabilidade é o resultado dos outros três atributos que acabamos de apresentar. Ao entregar um projeto de energia solar mais eficiente e em curto tempo, naturalmente o mercado passará a reconhecer esse diferencial e “recompensará” a sua empresa por esses atributos.
O mercado de energia solar ainda é principiante. Assim, uma empresa que apresenta as características acima tende a ser referência e captar projetos cada vez mais rentáveis.
- Redução de acidentes de trabalho – com efeito, sabemos que a fase de muitos projetos exige trabalho em altitude. Como de costume, acontece para obtenção de medidas. Assim, há um risco muito grande associado a essa atividade. Ao utilizar drones, esse risco é reduzido a zero. O operador poderá, inclusive, obter as medidas à distância. Não há a necessidade nem de entrar na propriedade ou prédio, caso o operador prefira.
Etapas primordiais para um projeto de energia solar com drones
Em geral, existem quatro etapas necessárias para a realização de um projeto de energia solar com drones:
- mapeamento – nessa etapa, o operador controla o drone para sobrevoar a área desejada e obter as imagens;
- processamento de imagens de drone – aqui, a “mágica” acontece e os algoritmos transformam as fotos de drone nos mapas que você usará em inspeções ou na criação de novos projetos de energia solar. Dessa forma, você poderá coletar as informações sobre o seu projeto sem ir à campo e em questão de instantes.
- previsão de sombreamento e finalização do projeto – o mapeamento com drones e o processamento de imagens otimizam processos para que você foque em tarefas mais estratégicas, como a previsão de sombreamento e a finalização do projeto.
As principais vantagens de projetos de energia solar com drone consistem na precisão, escalabilidade, rentabilidade, produtividade e segurança. Todos esses benefícios são atrativos poderosos para empresas no setor.
Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre empresas que apostam em drones para projetos fotovoltaicos.
Caso tenha interesse nesse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da OrtoPixel: (71) 3351.1964/99297.8714 | [email protected].