As mais importantes conquistas no mundo corporativo resultam da sensibilidade de muitas empresas perceberem as oportunidades para inovar. O uso de drones é uma dessas “portas abertas” que as empresas apostam para usufruírem de experiências disruptivas e reais de mapeamento aéreo nas entregas e serviços prestados.
Em uma curta retrospectiva, a pandemia despertou a necessidade das empresas investirem em novas tecnologias. Assim, o que era somente uma projeção, foi transformado em ferramentas tecnológicas para viabilizar a comunicação, os serviços e entregas. Dessa forma, o drone assume o papel de protagonista quando o assunto é inovação em diferentes setores.
Experiências de mapeamento com drones no Brasil
A partir de 2017, quando ocorreu a regulamentação de drones pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), este equipamento ampliou e potencializou o espaço de atuação em diversos nichos de mercado. Esse crescimento exponencial foi também proporcionado pela segurança jurídica, através das medidas de regulamentação, gerando altos investimentos no setor.
Segundo informações da Anac, mais de 79 mil drones estavam cadastrados na agência até o fim de 2021. Desse volume, 31.270 eram de uso profissional.
Já em janeiro do ano passado, havia o registro de 25.552 unidades, significando um crescimento de cerca de 25% na classificação profissional no período de um ano.
Contudo, as experiências reais com drones são diversas. A usabilidade deste recurso vai desde a cobertura de evento, passando pelo marketing imobiliário, até iniciativas mais complexas, como inspeções e monitoramento de obras.
Vivências positivas com o uso de drones
Um exemplo recente das experiências promovidas pelos drones no Brasil, na cidade de Campinas – interior de São Paulo, foi do aplicativo iFood, que obteve autorização da Anac para realizar voos com drones e avaliar novas formas de agilizar o delivery de alimentos. O case de sucesso foi divulgado pelo site Consumidor Moderno.
Na prática, os drones realizam entregas, inicialmente, de forma intercalada, híbrida em um shopping. No primeiro instante, o drone percorre aproximadamente 400 metros entre a praça de alimentação e o centro de distribuição do aplicativo, que fica dentro do mesmo shopping. É a partir desse local que os entregadores concluem a remessa.
Conforme a empresa, o trajeto que duraria cerca de 12 minutos é executado em torno de dois minutos. A experiência ainda é prematura, mas tem dado certo. A ampliação para outras localidades nesta cidade e em outras pelo Brasil está condicionada aos resultados adquiridos nessa primeira demonstração.
Atuação de drones em setores diversos
Experiências reais com drones mencionadas pela reportagem do veículo supracitado, intitulada “Empresas veem no uso de drones oportunidade para inovar” de 17 de fevereiro de 2021, traz experiências marcantes como de uma das mais importantes construtoras da América Latina (MRV).
Neste caso, os drones são aplicados na supervisão de suas obras, checando a alocação de estacas, muros de arrimo, localização do terreno e posição de blocos, além de planejamento de logística de canteiro.
Por outro lado, a Votorantim Cimentos descobriu no potencial dos drones uma ferramenta de gerenciamento dos estoques de matérias-primas para fabricação de cimento e outros itens direcionados a construção civil. Essa dinâmica é viabilizada pelas imagens em 3D que facilitam a medição do volume automatizado, com maior segurança, precisão e rapidez.
Em contrapartida, um forte modelo de experiência com drones é a empresa Suzano, especializada em papel e celulose. Neste cenário, os drones são praticados no mapeamento de propriedades rurais para análise da viabilidade de uma determinada área. Nessa ótica, os técnicos monitoram, através das imagens obtidas, os pontos de biomassa e como será feito o controle de ervas daninhas.
Similarmente, uma experiência positiva que também merece destaque é o da Intel, que investe nas aeronaves para o entretenimento. A empresa utilizou drones em eventos como o Super Bowl, assim como em parte da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de 2018, na Coreia do Sul, com um grande show de luzes.
Leia mais: Empresas veem no uso de drones oportunidade para inovar
Todavia, especialistas na área acreditam que, nos próximos anos, os avanços em robótica e inteligência artificial devem aperfeiçoar a tecnologia dos drones, permitindo que desenvolvam tarefas multifacetadas.
Em suma, os drones são habilitados a execução de rondas 24 horas, fiscalização de plantas industriais, acessar minas e até encontrar falhas em telhados. Nesse sentido, é possível explorar diferentes nichos de mercado, de forma segura, rápida e eficiente.
Caso tenha interesse nesse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da OrtoPixel: (71) 3351.1964/99297.8714 | [email protected].