Na atualidade, o mapeamento com drones é uma tecnologia cada vez mais utilizada em diversas áreas, especialmente aquelas que necessitam de um alto nível de precisão. Um grande exemplo desses é a aplicação de mapeamento para IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), contribuindo para que se obtenha imagens e informações com maior rapidez, praticidade, precisão e por um custo menor. Este artigo apresenta o mapeamento com drones para IPTU, esclarecendo suas vantagens e mostrando a aplicação do método para a gestão do território urbano.
Leia mais: Mitos e verdades sobre drones
Vantagens do mapeamento com drones para IPTU
A princípio, o mapeamento com drones para IPTU oferece muitos benefícios para empresas que contratam este serviço, como maior precisão e rapidez e menor custo. Estas são algumas das principais vantagens de se recorrer a esta tecnologia.
- Melhoria do arrecadamento de IPTU
O drone, enquanto ferramenta de mapeamento urbano, reúne vantagens como agilidade e baixo custo para tornar viável a atualização dos dados de ocupação urbana com monitoramentos constantes em curto espaço de tempo, preservando o cadastramento para que esteja em conformidade com a realidade mais atualizada da ocupação urbana e com menor custo de operação.
Essa demanda é fruto da dificuldade enfrentada pelos municípios em detrimento da rápida e crescente ocupação irregular do território. Com a aplicação de outras ferramentas que não sejam os drones, se torna muito mais difícil e custoso acompanhar este crescimento em tempo quase real, o que resulta em tributações e arrecadações não condizentes com a realidade das construções.
- Menor custo
O mapeamento com drones para IPTU também é mais vantajoso do que os métodos tradicionais de mapeamento pelo menor custo de operação. Assim, é possível economizar tempo, uma vez que não o mapeamento com drone pode ser feita de forma muito mais rápida. Por conta disso, é necessário investir em menos tempo de operação de mão de obra. Além disso, não é necessário investir em equipamentos muitos caros, como é o caso do mapeamento aéreo tradicional.
- Maior rapidez
Outra importante vantagem é a rapidez com que os resultados são obtidos pelos drones. Com drones, não há necessidade de esperar dias ou semanas para o mapeamento do território, pois os equipamentos realizam o trabalho em algumas horas.
Aplicação para a gestão do território urbano
O mapeamento com drones para IPTU pode ser aplicado para melhorar a gestão do território urbano. Entretanto, esta tecnologia costuma ser utilizada para gerar informações detalhadas, a fim de, promover melhorias das condições de vida nas áreas urbanas. Essa alternativa com drones serve como ferramenta para o monitoramento em tempo real dos recursos naturais, como água e solo.
Além do mais, o mapeamento com drones para IPTU pode se tornar uma estratégia poderosa e eficaz para aumentar as receitas dos municípios. No entanto, com imagens de alta qualidade de seus territórios, os municípios captam os dados para servir de base aos órgãos fiscais. Este feito produz maior controle e visibilidade dos tributos devidos a serem arrecadados.
Nesse ínterim, o mapeamento é uma tecnologia cada vez mais utilizada em diferentes aplicações, bem como para a gestão do território urbano.
Este formato de mapeamento consegue gerar informações objetivas e atualizadas para utilização dos dados no monitoramento em tempo real dos recursos naturais.
Caso você esteja interessado em contratar nossos serviços de mapeamento com drones para IPTU ou demais segmentos de mercado, entre em contato com o nosso time através dos números (71) 3351.1964/99297.8714 ou pelo e-mail [email protected].