Motivos Indiscutíveis para se Investir em Drones na inspeção de obras na Construção Civil

22 de maio de 2020 | Construção Civil, Inspeção

3 maneiras de se utilizar um drone na Construção Civil

Os drones são aeronaves de pequeno porte e remotamente pilotadas, com grande estabilidade e também com precisão de posicionamento, o que permite ao seu operador o controle da aeronave de um local seguro, podendo alcançar locais de difícil acesso e percorrer todo o objeto de interesse de forma eficiente e segura. Por esses motivos é válido investir em drones para o seu negócio.

A aeronave pode ser equipada com câmeras que produzem imagens de alta resolução, com grande grau de detalhamento, permitindo a transmissão da análise e observação do objeto de interesse de forma remota, instantânea e segura, auxiliando na tomada de decisões.

Desta forma, estes equipamentos se tornaram grandes aliados, podendo substituir ou colaborar para diversas demandas e atividades no âmbito da Construção Civil, reduzindo custos, riscos, tempo de trabalho e otimizando as tomadas de decisões.

As aplicações estão presentes em todo o ciclo de vida de uma edificação. Desde a análise de viabilidade com a realização de levantamento topográfico com o uso de drone, passando pelo acompanhamento da construção, pelo as built, até o acompanhamento da edificação ao final da sua execução, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Investir em drones para monitoramento e fiscalização de obras

Os drones podem produzir imagens para auxiliar no monitoramento e fiscalização de obras, principalmente em grandes obras que apresentam grandes canteiros. É possível percorrer e monitorar toda a extensão de um canteiro, monitorando a segurança da obra na atuação dos profissionais envolvidos, utilização de equipamentos e medidas de segurança e monitoramento de grandes operações de risco.

Profissionais de equipe de segurança e gestores da obra podem percorrer remotamente e em tempo real toda a extensão da obra, garantindo o nível de segurança.

Investir em drones no acompanhamento da evolução da obra

construção-civil-drone-ortopixel

Da mesma forma, é possível utilizar os drones para monitorar a evolução do andamento da obra de forma instantânea, eficiente, segura e remota. Buscando sempre a o nível de qualidade na execução, a garantia da coerência da execução da obra, controlando o nível de qualidade e também os prazos a serem cumpridos.

É possível detectar e analisar operações malsucedidas, em alto grau de precisão e detalhamento, além de erros de execução e patologias decorrentes de operações no canteiro de obras, de forma rápida e detalhada, facilitando a tomada de decisões.

Ao decorrer e ao final completo da execução é possível ainda com o uso do drone realizar um levantamento aerofotogramétrico da obra e da edificação e elaborar um modelo tridimensional do as built. A partir deste levantamento é possível produzir modelos de superfície tridimensionais como o modelo de nuvem de pontos e então elaborar uma TIN (Malha Triangular Irregular).

Estes modelos podem ser trabalhados em ferramentas CAD e ferramentas BIM para realização de medições e conferências da coerência da execução da edificação.

Inspeção predial

Ao final da construção de uma edificação deve-se manter um controle com monitoramento periódico das suas estruturas e instalações, aliado a um trabalho preventivo e de manutenção, evitando grandes danos estruturais e auxiliando na tomada de decisões na realização das manutenções periódicas previstas.

Ao realizar as inspeções prediais com o uso de drones, é possível verificar patologias nas suas estruturas e seus componentes de coberturas e fachadas como fissuras, oxidações e infiltrações de forma eficiente, segura e muito detalhada e assertiva.

Muitas vezes substitui a metodologia tradicional de inspeção predial que envolve grandes riscos aos seus profissionais envolvidos, geralmente com trabalhos complexos em altura, e supera neste quesito de segurança e também em quesitos de custo, prazo e eficiência, uma vez que envolve uma mobilização e logística de trabalho muito mais simplificada.

Conheça agora a Ortopixel, empresa de soluções integradas com drone. Solicite um orçamento para serviços de monitoramento, fiscalização e acompanhamento de evolução de obras. A inspeção predial também faz parte do portfólio da empresa. Consulte já!

A Ortopixel conta com o trabalho de geógrafos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, termógrafos – especialistas em Cartografia, Fotogrametria, Termografia e nas mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.

Outros posts