O futuro da inspeção de segurança na construção civil

22 de maio de 2020 | Construção Civil, Inspeção, Mapeamento Aéreo

A inspeção de segurança na construção civil é necessária, sendo uma das atividades mais antigas do Mundo, com registros ainda antes de Cristo, com as Pirâmides do Egito e a Muralha da China.

No Brasil, as obras ganharam volume significativo no período colonial, com a construção de fortes e igrejas.

Ao longo dos anos, aconteceram muitos avanços nos processos de uma obra, entre eles o surgimento de novas máquinas e o uso da tecnologia, seja na elaboração dos projetos, na execução e também na inspeção. Em todos esses itens, é preciso destacar os drones, que estão revolucionando o trabalho de vistoria realizado por engenheiros e arquitetos.

Com a ajuda desses equipamentos não tripulados, é possível realizar inspeções de modo mais rápido, seguro, eficaz, barato e detalhado. Esses cinco motivos, por si só, já justificam o uso de drones nas obras para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, o volume de material utilizado, se o projeto inicial está sendo respeitado, bem como as legislações vigentes e as normas de segurança.

Veja abaixo mais detalhes sobre os drones, como eles funcionam, de que forma podem beneficiar a construção civil e quais as vantagens que você terá para que sua obra seja executada com sucesso!

Como utilizar a tecnologia na inspeção de segurança na construção civil

A construção civil pode ser muito beneficiada com o uso da tecnologia. Isso porque alguns recursos podem tornar a execução de etapas obrigatórias, como as inspeções em obras, mais fácil, rápida e barata. Os drones, por exemplo, podem garantir vantagens importantes que precisam ser levadas em contas por construtores atentos às mudanças do mercado.

Construção civil 2
O uso do drone na construção civil

O uso do drone na construção civil

Com a ajuda dos drones, atividades essenciais, como acompanhamento, inspeção, monitoramento e fiscalização de obras e de infraestruturas, cálculo de área e volume e levantamento topográfico, deixarão de ser uma “dor de cabeça” para os responsáveis.

Isso porque o equipamento fará com que seja necessária a presença de menos profissionais para a realização desses serviços, o que acarretará em menor custo. O tempo reduzido e o acesso a áreas mais remotas sem colocar qualquer pessoa em risco também serão consequências positivas do uso do drone.

A importância na inspeção de segurança na construção civil

As inspeções em obras são exigidas por lei. Elas são importantes pois permitem o controle de todo o processo de construção. Por meio das vistorias é possível saber se a obra é segura, se existem riscos para os operários, se o material está sendo usado adequadamente, se o projeto está sendo respeitado, entre outros aspectos.

A ação deve ser periódica e feita por um profissional capacitado, como um engenheiro ou arquiteto, devidamente registrado no Conselho de Profissionais, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Laudo Técnico

Inspeção na construção civil 3
Processo de inspeção na construção civil

O resultado da inspeção deve ser registrado em um laudo técnico. O responsável por esse documento deve descrever todos os itens que viu na obra, os que estão corretos e os que precisam de ajustes. Nesse laudo, que deve ser apresentado na Prefeitura da cidade, o vistoriador cobrará as mudanças dos processos que ele não considerar satisfatórios e a construtora terá que providenciá-las o quanto antes.

Processo de inspeção na construção civil

Conheça os cincos motivos pelos quais os drones revolucionaram o processo de inspeção de segurança na construção civil

Os drones precisam ser itens indispensável na sua obra se você quer estar em dia com todas as exigências previstas por lei em relação a qualidade e segurança.  Abaixo você verá com esses equipamentos poderão revolucionar os procedimentos em seu canteiro de obra, trazendo mais agilidade, segurança e economia.

Maior Alcance

Com os drones é possível capturar imagens em locais altos e de difícil acesso, o que ficaria mais difícil e lento para um profissional, sem falar na segurança, que será preservada uma vez que o vistoriador não precisará ir até os pontos mais distantes. Com o equipamento, o risco de acidentes terá uma redução significativa.

Rapidez

O trabalho feito pelo drone na inspeção de uma obra é muito mais rápido que o executado por um engenheiro ou arquiteto, por exemplo, que precisará percorrer toda a obra a pé, sendo que muitas vezes se trata de um projeto grande, com construções significativas. Com o uso da tecnologia, o trabalho que poderia levar mais de um dia, poderá ser feito em algumas horas sem qualquer prejuízo de qualidade.

Aumento de segurança

Canteiros de obras são locais que apresentam riscos, invariavelmente. O uso de drones pode prevenir acidentes e lesões e por isso tem se tornado um item indispensável quando se pensa em segurança.

Os aparelhos são capazes de substituir máquinas pesadas na realização de tarefas perigosas, de sobrevoar locais de alto risco e de realizar a inspeção de obras no lugar de pessoas.

A captação de imagens em tempo real é outro ponto que merece destaque. Isso porque as imagens registradas podem ser enviadas para a equipe imediatamente, que conseguirá identificar na hora qualquer tipo de problema existente.

Maior detalhamento

Alguns drones conseguem captar imagens mais detalhadas da operação de equipamentos como um guindaste ou um aparelho responsável pela instalação das estacas necessárias no processo de fundação. Dessa forma, qualquer intercorrência que possa causar acidentes é previamente identificada.

Economia financeira

Muitos prejuízos podem ser evitados quando uma obra está devidamente controlada e segura. As inspeções com drones, além de serem mais baratas, permite acompanhar melhor o uso dos materiais e máquinas e ainda evitar erros, o que garante maior economia.

Orientações

Ortopixel, que presta serviços de aerofotogrametria utilizando drones, oferece também orientações sobre o uso desses equipamentos, principais áreas de atuação e ainda a melhor forma de utilização para que a inspeção de obras na construção civil seja feita da maneira mais precisa, segura e detalhada possível.

Conheça os trabalhos da empresa, que conta com a expertise de geógrafos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, termógrafos – especialistas em Cartografia, Fotogrametria, Termografia e as mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.

Outros posts