O que são sistemas de coordenadas e de referência?

21 de maio de 2020 | Mapeamento Aéreo

Para se utilizar o Mapeamento Aéreo com drones, é preciso que se conheça e entenda o que são os sistemas de referência e de coordenadas geográficas. Eles são de extrema importância na hora de mapear um terreno, fazer sua medição e apresentar demais características necessárias para a utilização dessa área, seja para construções, planejamentos futuros, preservação, agricultura, entre outros fins.

Profissionais de áreas como Engenharia, Construção Civil e Urbanismo precisam dominar os sistemas de referência e coordenadas para o desenvolvimento de suas atividades. Neste texto você terá acesso a informações que ajudarão a entender melhor esses processos.

Sistema de referência

Segundo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatísticas (IBGE), “os sistemas de referência são utilizados para descrever as posições de objetos. Quando é necessário identificar a posição de uma determinada informação na superfície da Terra são utilizados os Sistemas de Referência Terrestres ou Geodésicos. Estes por sua vez, estão associados a uma superfície que mais se aproxima da forma da Terra, e sobre a qual são desenvolvidos todos os cálculos das suas coordenadas”.

O termo Geodésia ou Geodesia significa tanto divisões (geográficas) da terra como também o ato de dividir a terra (por exemplo, entre proprietários). A geodésia é considerada um tipo de engenharia que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra.

Os referenciais geodésicos são conhecidos pela denominação de “dtum astro-geodésico horizontal” – DGH.

Sistema de coordenadas

As coordenadas geográficas podem ser apresentadas em diversas formas: em uma superfície esférica recebem a denominação de coordenadas geodésicas e em uma superfície plana recebem a denominação da projeção às quais estão associadas, como por exemplo, as coordenadas planas UTM, conforme dados também do IBGE.

O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é o conjunto de pontos geodésicos implantados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do país. As coordenadas referidas ao SGB se apresentam três formas:

  • Sistema de Coordenadas Cartesianas: caracterizado por um conjunto de três retas (x, y e z), denominados de eixos coordenados, mutuamente perpendiculares.
  • Sistema de Coordenadas Geodésicas / Elipsóide: coordenadas referidas a ele são denominadas de latitude e longitude geodésicas. As superfícies mais utilizadas em geodésia como referência das altitudes são o geóide e o elipsóide. Define-se por geóide a superfície equipotencial a qual se aproxima melhor do nível médio dos mares, estendida aos continentes, e por elipsóide a superfície matemática (representada por uma elípse bi-axial de revolução – elipsóide), sobre a qual estão referidos todos os cálculos geodésicos.
  • Sistema de Coordenadas Planas: Coordenadas referidas a um determinado Sistema de Referência Geodésico, podem ser representadas no plano nos componentes Norte e Leste e são o tipo de coordenadas regularmente encontrado em mapas. Para representar as feições de uma superfície curva em plana são necessárias formulações matemáticas chamadas de Projeções. Diferentes projeções poderão ser utilizadas na confecção de mapas, no Brasil a projeção mais utilizada é a Universal Transversa de Mercator UTM.

Receba as orientações sobre sistemas de referência e coordenadas para Mapeamento Aéreo

Por não se tratar de um serviço fácil, é importante contar com trabalhos técnicos e especializados para fazer o Mapeamento Aéreo. A Ortopixel ajudará nesse processo, fornecendo todas as orientações necessárias, inclusive sobre sistema de referência e coordenadas geográficas, bem como o trabalho em si de medição de áreas por meio do drone.

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....