Os Drones irão salvar o planeta – plantando árvores!

22 de maio de 2020 | Meio Ambiente

Plantando árvores! – O uso da tecnologia dos drones para salvar o planeta de problemas ambientais já é uma realidade no Brasil e no mundo. O equipamento, além de mapear um terreno, sendo capaz de identificar suas principais características e gerar dados que permitirão definir ações específicas para o solo em questão, pode ser responsável também pelo plantio de árvores em uma velocidade muito acima do sistema manual, conseguindo iniciar o reflorestamento de grandes áreas em muito pouco tempo.

Drones mais modernos e preparados para esse tipo de ação podem dispensar sementes e insumos em locais de fácil e difícil acesso, já anteriormente mapeados. Estudos apontam que, com a ajuda desses Veículos Não Tripulados (Vants), como também nós conhecemos os drones, é possível plantar 100 mil árvores por dia e de diferentes espécies, inclusive.

Agricultura de Precisão – Plantando árvores!

Com a ajuda dos drones, é possível também executar a Agricultura de Precisão, técnica de extrema importância também para o reflorestamento de áreas grandes que apresentam climas, relevos e outras características distintas.

Esse tipo de tecnologia aponta que cada pedaço de uma propriedade é diferente, seja em relação ao solo, temperatura, relevo, entre outros aspectos. Ao utilizar essas informações de cada parte, é possível criar um método mais sustentável de produção, minimizando os desperdícios e perdas e melhorando os ganhos financeiros e ambientais.

Esses dados relativos a cada faixa de terra tão importantes na Agricultura de Precisão podem ser coletados de forma rápida e eficiente por drones, que possibilitam fazer mapeamentos aéreos cada vez mais precisos.

Esse tipo de serviço, que se destaca pela tecnologia utilizada e detalhamento que apresenta, é oferecido pela Ortopixel. A empresa conta com o trabalho de geógrafos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, engenheiros ambientais, termógrafos – especialistas em Cartografia, Fotogrametria, Termografia e nas mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.

O que é um drone?  

Para entender de que forma o drone pode salvar o mundo, é importante entender melhor como funcionam os equipamentos que possibilitam esse serviço, os drones e os VANTs. Ambos são veículos não tripulados, controlados remotamente e que devem respeitar o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC) nº 94, apresentado pela Agência Nacional de Avaliação (ANAC). O documento estipula o quem pode manipular os drones, locais onde é proibido o uso do equipamento, entre outras exigências.

Ações de plantio de árvores no mundo com ajuda de drones – Plantando árvores!

A empresa britânica BioCarbon Engineering, com o apoio da fabricante de drones Parrot, desenvolveu  uma tecnologia que prevê o uso de drones para reunião de dados detalhados do terreno, a fim de produzir mapas 3D sobre as terras agrícolas, plantações, florestas e áreas a serem restauradas.

A partir dessa primeira etapa, um segundo drone voa sobre esse terreno disparando cápsulas contendo sementes germinadas que se rompem ao atingir o solo. De acordo com os engenheiros, o método é cerca de 10 vezes mais rápido e 20% mais barato do que o plantio manual, e sua tecnologia já foi testada em diversos locais, incluindo áreas de mineração históricas.

A BioCarbon afirma que sua missão é enfrentar a degradação do solo restaurando paisagens em escala industrial usando drones especializados que podem restaurar a vegetação rapidamente.

No Brasil, os drones estão sendo utilizados para análise das áreas que serão reflorestadas em Recife, onde 10 mil mudas foram plantadas ainda em 2018. A proposta é que os locais que receberão a ação sejam definidos com a ajuda da população e a partir da avaliação de imagens feitas por satélite e drone.

Importância do plantio de árvores

As árvores são indispensáveis na natureza, já que atuam na purificação e umidade do ar, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos.

Quando uma área é desmatada, o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência. Para evitar estes problemas, o plantio de árvores é necessário, pois os arbustos conseguem armazenar boa parte da demanda pluvial. Além disso, as árvores servem para sugar esta quantidade de água e abastecer os lençóis freáticos – camada subterrânea abaixo do solo.

Outros posts

Cadastro de imóveis com aerofotogrametria

Cadastro de imóveis com aerofotogrametria

Conheça os principais benefícios da aplicação da aerofotogrametria com drones no cadastro de imóveis urbanos: Precisão incomparável: A tecnologia proporciona uma visão detalhada das características do terreno e estruturas; Eficiência no tempo e custo: Redução...

Drones no cadastro imobiliário

Drones no cadastro imobiliário

O avanço tecnológico tem sido um marco no setor imobiliário, especialmente com a introdução da tecnologia dos drones no cadastro e modelagem de propriedades urbanas. A capacidade dos drones de criar modelos 3D precisos está transformando o campo do cadastro...

5 áreas revolucionadas pelos drones

5 áreas revolucionadas pelos drones

Atualmente a construção civil está passando por uma revolução tecnológica com a introdução dos drones. A princípio, essas ferramentas avançadas estão mudando a forma como encaramos projetos de construção, oferecendo soluções inovadoras para desafios antigos. Neste...