Os Drones irão salvar o planeta – plantando árvores!

22 de maio de 2020 | Meio Ambiente

Plantando árvores! – O uso da tecnologia dos drones para salvar o planeta de problemas ambientais já é uma realidade no Brasil e no mundo. O equipamento, além de mapear um terreno, sendo capaz de identificar suas principais características e gerar dados que permitirão definir ações específicas para o solo em questão, pode ser responsável também pelo plantio de árvores em uma velocidade muito acima do sistema manual, conseguindo iniciar o reflorestamento de grandes áreas em muito pouco tempo.

Drones mais modernos e preparados para esse tipo de ação podem dispensar sementes e insumos em locais de fácil e difícil acesso, já anteriormente mapeados. Estudos apontam que, com a ajuda desses Veículos Não Tripulados (Vants), como também nós conhecemos os drones, é possível plantar 100 mil árvores por dia e de diferentes espécies, inclusive.

Agricultura de Precisão – Plantando árvores!

Com a ajuda dos drones, é possível também executar a Agricultura de Precisão, técnica de extrema importância também para o reflorestamento de áreas grandes que apresentam climas, relevos e outras características distintas.

Esse tipo de tecnologia aponta que cada pedaço de uma propriedade é diferente, seja em relação ao solo, temperatura, relevo, entre outros aspectos. Ao utilizar essas informações de cada parte, é possível criar um método mais sustentável de produção, minimizando os desperdícios e perdas e melhorando os ganhos financeiros e ambientais.

Esses dados relativos a cada faixa de terra tão importantes na Agricultura de Precisão podem ser coletados de forma rápida e eficiente por drones, que possibilitam fazer mapeamentos aéreos cada vez mais precisos.

Esse tipo de serviço, que se destaca pela tecnologia utilizada e detalhamento que apresenta, é oferecido pela Ortopixel. A empresa conta com o trabalho de geógrafos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, engenheiros ambientais, termógrafos – especialistas em Cartografia, Fotogrametria, Termografia e nas mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.

O que é um drone?  

Para entender de que forma o drone pode salvar o mundo, é importante entender melhor como funcionam os equipamentos que possibilitam esse serviço, os drones e os VANTs. Ambos são veículos não tripulados, controlados remotamente e que devem respeitar o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC) nº 94, apresentado pela Agência Nacional de Avaliação (ANAC). O documento estipula o quem pode manipular os drones, locais onde é proibido o uso do equipamento, entre outras exigências.

Ações de plantio de árvores no mundo com ajuda de drones – Plantando árvores!

A empresa britânica BioCarbon Engineering, com o apoio da fabricante de drones Parrot, desenvolveu  uma tecnologia que prevê o uso de drones para reunião de dados detalhados do terreno, a fim de produzir mapas 3D sobre as terras agrícolas, plantações, florestas e áreas a serem restauradas.

A partir dessa primeira etapa, um segundo drone voa sobre esse terreno disparando cápsulas contendo sementes germinadas que se rompem ao atingir o solo. De acordo com os engenheiros, o método é cerca de 10 vezes mais rápido e 20% mais barato do que o plantio manual, e sua tecnologia já foi testada em diversos locais, incluindo áreas de mineração históricas.

A BioCarbon afirma que sua missão é enfrentar a degradação do solo restaurando paisagens em escala industrial usando drones especializados que podem restaurar a vegetação rapidamente.

No Brasil, os drones estão sendo utilizados para análise das áreas que serão reflorestadas em Recife, onde 10 mil mudas foram plantadas ainda em 2018. A proposta é que os locais que receberão a ação sejam definidos com a ajuda da população e a partir da avaliação de imagens feitas por satélite e drone.

Importância do plantio de árvores

As árvores são indispensáveis na natureza, já que atuam na purificação e umidade do ar, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos.

Quando uma área é desmatada, o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência. Para evitar estes problemas, o plantio de árvores é necessário, pois os arbustos conseguem armazenar boa parte da demanda pluvial. Além disso, as árvores servem para sugar esta quantidade de água e abastecer os lençóis freáticos – camada subterrânea abaixo do solo.

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....