Em tempos de crise financeira, aquele que consegue empreender com mais produtividade, com diminuição de custo, com serviços mais completos e ainda usar a tecnologia a seu favor se destaca no mercado cada vez mais competitivo, o mapeamento aéreo com drone.
Os diferenciais mencionados acima podem responder o seguinte questionamento: porque e quando utilizar o mapeamento aéreo com drones?
Por meio desse veículo pequeno, não tripulado, controlado de forma remota, empresários, construtores, ambientalistas e agricultores, por exemplo, poderão garantir serviços e dados importantes que farão toda a diferença em seu planejamento estratégico e na tomada de decisões importantes.
O Mapeamento Aéreo com drones, utiliza a técnica conhecida como Aerofotogrametria, com o objetivo de mapear uma área específica e permite executar medições precisas sobre os produtos gerados, através das fotografias do levantamento aerofotogramétrico.
VANTAGENS DO MAPEAMENTO AÉREO COM DRONE
Entre os benefícios que são possíveis registar com o mapeamento aéreo com drones estão a produtividade, já que um drone é capaz de fazer um trabalho demorado e custoso de forma rápida e precisa. O detalhamento que pode ser alcançado é outro ponto a ser levado em consideração.
Veja abaixo essas e outras vantagens de se usar o mapeamento aéreo com drone:
- Redução de custo: Para o voo do drone é necessário apenas um operador, com isso há uma redução de equipes de campo;
- Detalhamento: Drones fazem voos mais baixos que aviões tripulados, por exemplo, e alcançam imagens cada vez mais próximas;
- Sobrevoar abaixo das nuvens: Por fazer voos mais baixos, com o drone é possível sobrevoar abaixo das nuvens permitindo o mapeamento em regiões úmidas e em diferentes épocas do ano;
- Rapidez: Se comparado com a topografia, por exemplo, um serviço programado para duas semanas pode facilmente ser realizado em um dia com o uso de um drone.
APLICAÇÕES DO MAPEAMENTO AÉREO COM DRONE
O mapeamento aéreo com drone pode ser útil em diferentes mercados, sendo um diferencial na hora de fazer planejamentos estratégicos que visaram o desenvolvimento e crescimento de uma empresa, uma indústria, uma construtora, entre outros setores importantes que compõem a economia brasileira.
Veja abaixo as principais aplicações:
Urbanismo:
O uso do drone no setor de Urbanismo possibilita a realização de aerolevantamentos, inclusive, levantamentos topográficos com alta qualidade e nível de detalhe de forma muito mais rápida e com baixo custo operacional quando comparado com técnicas tradicionais de levantamento.
Entre os serviços possíveis estão: documentação, análise, fiscalização e monitoramento da área urbana e rural; mapeamento temático fundiário, mapeamento do uso do solo; mapeamento de infraestrutura urbana e Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM);
Construção Civil:
A utilização dos drones viabiliza atividades dentro de canteiros de obras e em grandes estruturas de difícil acesso de forma remota, com segurança total aos profissionais envolvidos e de uma forma muito mais eficiente: rapidez, baixo custo e alto nível de detalhe.
Entre os serviços possíveis estão: acompanhamento, inspeção, monitoramento e fiscalização de obras e de infraestruturas, cálculo de área e volume e levantamento topográfico;
Mineração:
O uso do drone possibilita um aerolevantamento com baixo custo operacional e maior nível de detalhe e eficiência. Além disso, operações em ambientes de risco como em minas e ferrovias realizadas de forma remota resulta em maior segurança do trabalho para os profissionais envolvidos.
Entre os serviços possíveis estão: mapeamento aéreo de minas e ferrovias, cálculo de área e volume de pilhas de minério e acompanhamento da evolução de cavas;
Arquitetura:
Permite levantamentos cadastrais com alto nível de detalhes e informações sobre a edificação e o terreno levantados com menor custo e tempo operacional. Além disso, possibilita a atuação em canteiros de obra de forma remota, aumentando assim a segurança do trabalho dos profissionais envolvidos nestas operações.
Entre os serviços possíveis estão: documentação de edificações históricas para conservação e restauro; acompanhamento, inspeção, monitoramento e fiscalização de obras.
Meio ambiente:
Uma das aplicações dos drones na área do Meio Ambiente é o monitoramento. As aeronaves não tripuladas são alternativas mais baratas e eficientes para identificar áreas de desmatamento irregular, de queimadas, de controle de espécies ameaçadas de extinção, de proteção de mananciais, entre outros. Elas conseguem voar em trechos não acessíveis a helicópteros, custam menos do que uma operação desse tipo feita com um veículo tripulado e fazem o mesmo serviço.
Entre os serviços possíveis estão: monitoramento ambiental, monitoramento de áreas de risco, monitoramento de áreas com processos erosivos, mapeamento e monitoramento de encostas, mapeamento e monitoramento de reflorestamento e produção de Mapas Temáticos para EIA Rima;
Poder público e o mapeamento aéreo:
Os drones podem ser utilizados para mapeamento de todos os bairros de uma cidade, identificando novas construções e outros aspectos importantes para atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que servirá de base para o cálculo do IPTU. Também poderá fazer o monitoramento de áreas com risco de invasão de forma mais rápida e precisam, se a necessidade de deslocamento de grandes equipes para diferentes regiões.