Por que e quando utilizar o mapeamento aéreo com Drone?

21 de maio de 2020 | Aerofotogrametria, Mapeamento Aéreo

Em tempos de crise financeira, aquele que consegue empreender com mais produtividade, com diminuição de custo, com serviços mais completos e ainda usar a tecnologia a seu favor se destaca no mercado cada vez mais competitivo, o mapeamento aéreo com drone.

Os diferenciais mencionados acima podem responder o seguinte questionamento: porque e quando utilizar o mapeamento aéreo com drones?

Por meio desse veículo pequeno, não tripulado, controlado de forma remota, empresários, construtores, ambientalistas e agricultores, por exemplo, poderão garantir serviços e dados importantes que farão toda a diferença em seu planejamento estratégico e na tomada de decisões importantes.

Mapeamento Aéreo com drones, utiliza a técnica conhecida como Aerofotogrametria, com o objetivo de mapear uma área específica e permite executar medições precisas sobre os produtos gerados, através das fotografias do levantamento aerofotogramétrico.

VANTAGENS DO MAPEAMENTO AÉREO COM DRONE

Entre os benefícios que são possíveis registar com o mapeamento aéreo com drones estão a produtividade, já que um drone é capaz de fazer um trabalho demorado e custoso de forma rápida e precisa. O detalhamento que pode ser alcançado é outro ponto a ser levado em consideração.

Veja abaixo essas e outras vantagens de se usar o mapeamento aéreo com drone:

  • Redução de custo: Para o voo do drone é necessário apenas um operador, com isso há uma redução de equipes de campo;
  • Detalhamento: Drones fazem voos mais baixos que aviões tripulados, por exemplo, e alcançam imagens cada vez mais próximas;
  • Sobrevoar abaixo das nuvens: Por fazer voos mais baixos, com o drone é possível sobrevoar abaixo das nuvens permitindo o mapeamento em regiões úmidas e em diferentes épocas do ano;
  • Rapidez: Se comparado com a topografia, por exemplo, um serviço programado para duas semanas pode facilmente ser realizado em um dia com o uso de um drone.

APLICAÇÕES DO MAPEAMENTO AÉREO COM DRONE

mapeamento aéreo com drone pode ser útil em diferentes mercados, sendo um diferencial na hora de fazer planejamentos estratégicos que visaram o desenvolvimento e crescimento de uma empresa, uma indústria, uma construtora, entre outros setores importantes que compõem a economia brasileira.

Veja abaixo as principais aplicações:

Urbanismo:

O uso do drone no setor de Urbanismo possibilita a realização de aerolevantamentos, inclusive, levantamentos topográficos com alta qualidade e nível de detalhe de forma muito mais rápida e com baixo custo operacional quando comparado com técnicas tradicionais de levantamento.

Entre os serviços possíveis estão: documentação, análise, fiscalização e monitoramento da área urbana e rural; mapeamento temático fundiário, mapeamento do uso do solo; mapeamento de infraestrutura urbana e Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM);

Construção Civil:

A utilização dos drones viabiliza atividades dentro de canteiros de obras e em grandes estruturas de difícil acesso de forma remota, com segurança total aos profissionais envolvidos e de uma forma muito mais eficiente: rapidez, baixo custo e alto nível de detalhe.

Entre os serviços possíveis estão: acompanhamento, inspeção, monitoramento e fiscalização de obras e de infraestruturas, cálculo de área e volume e levantamento topográfico;

Mineração:

O uso do drone possibilita um aerolevantamento com baixo custo operacional e maior nível de detalhe e eficiência. Além disso, operações em ambientes de risco como em minas e ferrovias realizadas de forma remota resulta em maior segurança do trabalho para os profissionais envolvidos.

Entre os serviços possíveis estão: mapeamento aéreo de minas e ferrovias, cálculo de área e volume de pilhas de minério e acompanhamento da evolução de cavas;

Arquitetura:

Permite levantamentos cadastrais com alto nível de detalhes e informações sobre a edificação e o terreno levantados com menor custo e tempo operacional. Além disso, possibilita a atuação em canteiros de obra de forma remota, aumentando assim a segurança do trabalho dos profissionais envolvidos nestas operações.

Entre os serviços possíveis estão: documentação de edificações históricas para conservação e restauro; acompanhamento, inspeção, monitoramento e fiscalização de obras.

Meio ambiente:

Uma das aplicações dos drones na área do Meio Ambiente é o monitoramento. As aeronaves não tripuladas são alternativas mais baratas e eficientes para identificar áreas de desmatamento irregular, de queimadas, de controle de espécies ameaçadas de extinção, de proteção de mananciais, entre outros. Elas conseguem voar em trechos não acessíveis a helicópteros, custam menos do que uma operação desse tipo feita com um veículo tripulado e fazem o mesmo serviço.

Entre os serviços possíveis estão: monitoramento ambientalmonitoramento de áreas de riscomonitoramento de áreas com processos erosivosmapeamento e monitoramento de encostasmapeamento e monitoramento de reflorestamento e produção de Mapas Temáticos para EIA Rima;

Poder público e o mapeamento aéreo:

Os drones podem ser utilizados para mapeamento de todos os bairros de uma cidade, identificando novas construções e outros aspectos importantes para atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que servirá de base para o cálculo do IPTU. Também poderá fazer o monitoramento de áreas com risco de invasão de forma mais rápida e precisam, se a necessidade de deslocamento de grandes equipes para diferentes regiões.

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....