Principais aplicações de drones na construção civil

22 de abril de 2022 | Construção Civil

Diferente do que muitas pessoas conhecem, os drones são fortes aliados na construção civil. O equipamento altamente revestido de tecnologia não se limita, portanto, ao registro de momentos incríveis ou da captação de imagens para uma produção hollywoodiana. Historicamente, o drone foi criado para uso no contexto militar, através de aviões não tripuláveis durante ataques aéreos entre 2008 e 2012. No entanto, com o tempo, novas perspectivas surgiram, e as aplicações de drones na construção civil ganharam força em todas as etapas da obra para cumprir uma série de finalidades técnicas e cinematográficas.

Nesse contexto, surgiram as empresas especializadas em topografia com drone, oferecendo o diferencial da utilização do equipamento para acompanhamento da evolução da obra, garantindo agilidade e melhor desempenho no canteiro.

Tudo isso facilitado pela tecnologia, pois o drone pode ser programado para voar de maneira autônoma, em horários e locais específicos. Essa autonomia possibilita o levantamento de dados importantes para a gestão das diferentes áreas das empresas.

Assim, a Modelagem 3D, redução de custos com mão-de-obra, otimização do tempo de planejamento e execução de projetos de engenharia são ganhos expressivos para empresas da construção civil que apostam neste recurso de trabalho.

A agilidade e qualidade das imagens, além das informações registradas, são importantes benefícios do uso de drones para a construção civil. Esse compilado de vantagens, por sua vez, repercute na redução de custos, prazos da obra e crescimento do nível de qualidade geral dos serviços.

Principais aplicações de drones na construção civil

Performance de drones na construção civil

A captação de imagens pelo drone auxilia profissionais mais distantes da obra no monitoramento das áreas, acompanhamento e desempenho das obras por diferentes enquadramentos e fiscalização da segurança estrutural, bem como de EPC (Equipamentos de Proteções Coletivas) e de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) dos trabalhadores.

Entre as importantes aplicações de drones na construção civil estão, por exemplo, os levantamentos topográficos, a partir das técnicas de fotogrametria digital.

Na atividade civil, os drones são os mais utilizados para estruturação de estudos topográficos, com resultados significativos de custos operacionais reduzidos e de simples operação em campo.

Assim, a alta performance dos drones pode ser notada através da medição de lotes, especialmente para profissionais iniciantes e inexperientes no quesito segurança para gerenciamento de projetos mais complexos.

O mercado da construção civil tem exigido como requisito obrigatório, aos engenheiros civis e arquitetos, o conhecimento na manipulação e interpretação dos dados de levantamentos topográficos obtidos por drones. Desse modo, essa competência tem funcionado como “porta de acesso” dos profissionais a esse segmento de trabalho.

Mapeamento de obras por drones

Os drones antecipam estudos robustos sobre áreas a serem construídas, oferecendo resultados confiáveis para o planejamento de obras de pequeno e grande porte.

Nesse sentido, o equipamento identifica também áreas ideais para a construção, com estudos de drenagem e topografia, medições de áreas, planejamento da terraplanagem, escavações e a instalação de estruturas primárias de uma obra.

O compilado de dados minuciosos rastreados pelos drones, acompanhado da precisão geográfica, auxiliam na diminuição de erros naturais à execução inadequada de obras.

Sob o mesmo ponto de vista, isso se tornou possível, principalmente, pela funcionalidade do drone em oferecer o monitoramento de obras em tempo real, com possibilidade de obtenção de imagens aéreas sob diferentes enquadramentos e ângulos às empresas.

Drones são eficientes para medições de lotes urbanos, o que dispensa o uso de outros equipamentos para cumprir a tarefa de obtenção e processamento dos dados em softwares específicos.

Outra característica dos drones é a utilização em inspeções de telhados, resguardando profissionais de riscos maiores em situações de altura. O equipamento captura a imagem e identifica os pontos da construção que demandam manutenções, sem a pessoa precisar subir num telhado, por exemplo.

A captação das imagens feitas com um sensor de temperatura facilita a identificação de áreas que demandam tensão. Sobretudo na avaliação do técnico, o que garante maior precisão onde deve ou não acontecer um reparo.

O uso do drone otimiza a experiência de clientes que investem em empreendimentos imobiliários.

O equipamento fornece imagens que mostram os passos adotados no planejamento e execução do empreendimento. A partir das imagens e vídeos, os profissionais criam maquetes eletrônicas 3D e simulações bem realísticas sobre o empreendimento.

Ortopixel oferece aplicações de drones na construção civil

Qual o limite de uso dos drones na construção civil?

O uso de drones na construção civil não é 100% liberado, portanto, há restrições. Todas, no entanto, direcionadas à segurança na manipulação do equipamento. Algumas delas são quanto a:

  1. Exclusividade do equipamento para maiores de idade;
  2. Distância limite menor que 30 metros horizontais de pessoas envolvidas na operação;
  3. Necessidade de cadastro de alguns modelos de Drones no Sistema de Aeronaves não tripuladas.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha adquirido um conhecimento sobre as principais aplicações de drones na construção civil, para acompanhamento da evolução de obras.

Caso tenha interesse nesse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da Ortopixel:

(71) 3351.1964/99297.8714

[email protected]

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....