Quais plantas e cartas topográficas podemos gerar através do mapeamento aéreo com drones?

21 de maio de 2020 | Aerofotogrametria, Georreferenciamento, Mapeamento Aéreo

mapeamento aéreo com drones, realizado de forma detalhada e mais precisa em função da tecnologia que utiliza, é fundamental para a elaboração de plantas e cartas topográficas de um terreno.

Para que se consiga entender quais tipos de carta e plantas é possível gerar, é preciso incialmente entender do que se tratam esses elementos cartográficos.

Carta geográfica

Carta é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar. (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Carta_topográfica)

É importante destacar que as cartas topográficas não são mapas. Enquanto eles representam espaços terrestre bem definidos, como cidades, estados, por exemplo, onde os limites são físicos ou políticos; os limites de uma carta são matemáticos, geralmente meridianos e paralelos, sem contar que elas são elaboradas a partir da aerofotogrametria, que podem ser feitas com a ajuda de drones.

A planta, por sua vez, é um tipo de carta que permite representação em escala grande de uma área muito limitada, portanto, com maior quantidade de detalhes.

Esses elementos da cartografia são importantes e necessários para diversos fins, sendo usados por áreas como construção civil, urbanismo, oceanografia, geologia, entre outras.

Tipos de plantas e cartas topográficas

levantamento topográfico de um terreno define uma representação planimétrica ou altimétrica, seja ela em carta ou planta, dos pontos notáveis assim como dos acidentes geográficos e outros pormenores de relevo do espaço que está sendo analisado.

De acordo com a ABNT (1994, p3), o levantamento topográfico altimétrico ou nivelamento é definido por: “levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhe, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando a representação altimétrica da superfície levantada.”

Mapeamento aéreo

mapeamento aéreo, necessário para a coleta de informações sobre o terreno, sendo esses dados imprescindívei para a elaboração da planta e da carta geográfica, pode ser feito por drone e Veículo Aéreo Não Tripulado (VANTs).

Essa tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por empresas, construtoras, Poder Público, indústrias e até agricultores.

Utilizando a técnica aerofotogrametria, o mapeamento aéreo é a cobertura aerofotogramétrica feita por drones com o objetivo de mapear uma área, o que permite executar medições precisas utilizando o processamento de fotografias. Esse tipo de serviço, que se destaca pela tecnologia utilizada e detalhamento que apresenta é oferecido pela Ortopixel.

A empresa conta com o trabalho de geógrafos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, termógrafos – especialistas em CartografiaFotogrametriaTermografia e nas mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.

Vantagens do mapeamento aéreo

Entre os benefícios que são possíveis registar com o mapeamento aéreo estão a produtividade, já que um drone é capaz de fazer um trabalho demorado e custoso de forma rápida e precisa. O detalhamento que pode ser alcançado é outro ponto a ser levado em consideração.

Veja abaixo essas e outras vantagens de se usar o mapeamento aéreo com drone:

  • Redução de custo: Para o voo do drone é necessário apenas um operador, com isso há uma redução de equipes de campo;
  • Detalhamento: Drones fazem voos mais baixos que aviões tripulados, por exemplo, e alcançam imagens cada vez mais próximas;
  • Sobrevoar abaixo das nuvens: Por fazer voos mais baixos, com o drone é possível sobrevoar abaixo das nuvens permitindo o mapeamento em regiões úmidas e em diferentes épocas do ano;
  • Rapidez: Se comparado com a topografia, por exemplo, um serviço programado para duas semanas pode facilmente ser realizado em um dia com o uso de um drone.

Outros posts

Cadastro de imóveis com aerofotogrametria

Cadastro de imóveis com aerofotogrametria

Conheça os principais benefícios da aplicação da aerofotogrametria com drones no cadastro de imóveis urbanos: Precisão incomparável: A tecnologia proporciona uma visão detalhada das características do terreno e estruturas; Eficiência no tempo e custo: Redução...

Drones no cadastro imobiliário

Drones no cadastro imobiliário

O avanço tecnológico tem sido um marco no setor imobiliário, especialmente com a introdução da tecnologia dos drones no cadastro e modelagem de propriedades urbanas. A capacidade dos drones de criar modelos 3D precisos está transformando o campo do cadastro...

5 áreas revolucionadas pelos drones

5 áreas revolucionadas pelos drones

Atualmente a construção civil está passando por uma revolução tecnológica com a introdução dos drones. A princípio, essas ferramentas avançadas estão mudando a forma como encaramos projetos de construção, oferecendo soluções inovadoras para desafios antigos. Neste...