A topografia, que integra a área das geociências, refere-se a um estudo de campo possível de extrair a descrição de um lugar. Quando realizada de modo convencional, os operadores vão a uma determinada área e a percorrem com equipamentos que fazem a coleta de informações. Já, por outro lado, a topografia com drones realiza a captura de dados sem que seja necessário entrar em contato direto com o solo. Neste artigo, você conhecerá melhor sobre o funcionamento da topografia com drones.
É de responsabilidade da topografia identificar com precisão milimétrica os limites das marcações, locações e dimensões das obras. Dessa forma, consiste em medir divisas, distâncias lineares e angulares e diferenças de nível de uma determinada área, de maneira trigonométrica ou geométrica.
Leia mais: Pulverização com drone evita perdas na lavoura
Nesse aspecto, a topografia é dividida em três etapas: aquisição e processamento dos dados e confecção das peças técnicas:
1- Aquisição dos dados
A topografia com drones também é iniciada na aquisição dos dados, assim como na convencional. Nesta etapa, é preciso usar um drone e receptores que sejam capazes de medir a distância total. Esses itens ajudam na medição de pontos de controle na superfície da área escolhida para a realização da atividade.
Por essa razão, a aquisição dos dados com drones é classificada como indireta. Afinal, não realiza contato direto com o solo para obter informações sobre o local.
2- Processamento dados
Na topografia convencional, o processamento ocorre mais rapidamente. A explicação para isso é simples: os pontos essenciais para o projeto já são definidos durante a fase de aquisição.
Em oposição, o processamento na topografia com drones demora mais tempo, pois depende da análise das imagens coletadas. Inclusive, para isso, devem ser observados quatro passos:
- verificação do georreferenciamento das imagens;
- agrupamento de imagens para formação de mosaico;
- indicação dos pontos de controle e verificação de correspondência destes com a necessidade do projeto;
- criação de nuvens de ponto, curvas de níveis e modelos de elevação.
3 – Confecção das peças técnicas
A confecção das peças técnicas também está presente na topografia com drones. Nela, você deve observar quais são os produtos que seu cliente deseja. Executar um levantamento de topografia com drones oferece um enorme potencial para os profissionais da área e para as organizações envolvidas.
Por meio dos drones, é possível realizar projetos topográficos com qualidade superior às medições, altamente precisas, coletadas pelos métodos tradicionais e em apenas uma fração do tempo.
Isso também reduz substancialmente o custo de uma pesquisa de campo e a carga de trabalho dos especialistas. Uma topografia com drones se refere ao uso de drones, veículos aéreos não tripulados, para capturar dados por meio de sensores voltados para baixo, como câmeras RGB ou multiespectrais.
Como funciona a topografia?
De forma bem simples e explicativa, a topografia significa “medição de terras”, que através de coletas de dados caracterizam os relevos e superfícies do solo, seja ela natural ou artificial. A topografia com drone, diferentemente da topografia convencional, necessita apenas do equipamento (drone) e um operador (piloto).
A realização da topografia é obtida através do processamento das imagens por meio de um software específico de engenharia, com precisão centimétrica, atendendo diversas áreas e tipos de projetos, como estudos de traçados rodoviários e ferroviários, lavouras, barragens, torres de transmissão, cálculos de volumes de obras diversas, etc.
A topografia existe para dimensionar através de medidas lineares, angulares e altimétricas, áreas para estudos em horizontes bastante diversificados na engenharia. Nesse contexto, a topografia convencional na atualidade vem se modernizando e acompanhando a evolução tecnológica, onde, através de uma estação total, 2 prismas, 2 bastões e 1 tripé, são suficientes para desenvolver os levantamentos cadastrais topográficos tradicionalmente.
Os levantamentos podem ser arbitrários ou georreferenciados, a depender dos pontos de partida e da finalidade do serviço. Para a realização do levantamento topográfico convencional, o topógrafo deverá operar a estação total de forma que ela esteja nivelada e instalada corretamente no ponto de partida e com ajuda de dois auxiliares de topografia, realizar as leituras nos prismas.
As etapas fundamentais da topografia são compostas pelo planejamento, a execução, o tratamento de dados e o relatório final.
Quais as vantagens de contratar a OrtoPixel para fazer a topografia com drones?
Para a realização de imagens aéreas, a OrtoPixel trabalha com equipamentos de alta qualidade como drones multirotores com câmeras de alta resolução com até 20 megapixels e autonomia de até 30 minutos por voo. Além disso, equipamentos com lentes Hasselblad, lentes de zoom óptico, e capazes de capturar vídeos em resolução 4K.
A equipe OrtoPixel conta com fotógrafo profissional com vasta experiência, para elaboração de Conteúdo Institucional e profissionais da construção civil para realização de imagens em edificações para Inspeção técnica em fachadas, coberturas e obras.
A confiabilidade e a expertise de uma empresa com know-how em levantamentos com drones garante que os erros sejam evitados durante a execução dos projetos. A topografia com drones está em pujante crescimento, acompanhando a velocidade tecnológica das informações empregadas a cada sistema.
Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre o funcionamento da topografia com drones.
Caso tenha interesse nesse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da OrtoPixel: (71) 3351.1964/99297.8714 | [email protected].