A Topografia, de forma geral, descreve um terreno, apresenta suas características em relação ao relevo, localização, presença de construções, entre outros aspectos. Trata-se da ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra e tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas, o uso de drones faz dela a topografia por drones, sendo assim uma técnica melhor por diversos motivos que explicaremos.
Na implantação e acompanhamento de obras, como as de projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras, a topografia é fundamental e, com a criação dos drones, os serviços topográficos, até então feitos principalmente pelo solo ou com ajuda de aviões, se tornou mais acessível, barato, rápido e também mais detalhado.
Mapeamento aéreo
Para que se tenha todos os dados de um terreno, é necessário que se faça o mapeamento aéreo para a coleta de informações sobre a área em questão. O drone e Veículo Aéreo Não Tripulado (VANTs) têm se tornado uma opção cada vez mais procurada por empresas, construtoras, Poder Público, indústrias e até agricultores para a realização desse trabalho.
O Mapeamento Aéreo feito por drones, utiliza a técnica conhecida como Aerofotogrametria, com o objetivo de mapear uma área específica e permite executar medições precisas sobre os produtos gerados, através das fotografias do levantamento aerofotogramétrico. Esse tipo de serviço, que se destaca pela tecnologia utilizada e detalhamento que apresenta é oferecido pela Ortopixel.
A empresa conta com o trabalho de geógrafos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, termógrafos – especialistas em Cartografia, Fotogrametria, Termografia e nas mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.
Vejas algumas verdades da topografia por drones
Entre as verdades relacionadas ao uso de drones para topografia está a produtividade, já que um drone é capaz de mapear uma área forma rápida e precisa. O detalhamento que pode ser alcançado é outro ponto a ser levado em consideração.
Veja abaixo outras verdades sobre o mapeamento aéreo com drone:
Redução de custo
Para o voo do drone é necessário apenas um operador, com isso há uma redução de equipes de campo. Na topografia tradicional, o trabalho não pode ser feito por uma única pessoa, sendo necessários mais profissionais, elevando o custo. No caso de mapeamentos feitos por aviões, o recurso utilizado seria ainda maior por se tratar da locação de uma aeronave, além dos equipamentos e mão de obra.
Detalhamento
Os Drones fazem voos mais baixos que aviões tripulados, por exemplo, e alcançam imagens cada vez mais próximas e detalhadas, permitindo a coleta de dados mais precisos e necessários para um planejamento futuro de uso da área.
Consegue sobrevoar abaixo das nuvens
Por fazer voos mais baixos, com o drone é possível sobrevoar abaixo das nuvens permitindo o mapeamento em regiões úmidas e em diferentes épocas do ano. Esse tipo de trabalho não poderia ser feito por aviões, por exemplo.
Rapidez
Se comparado com a topografia tradicional, por exemplo, um serviço programado para duas semanas pode facilmente ser realizado em um dia com o uso de um drone. Essa rapidez leva a maior produtividade
Uso profissional de drones na topografia
É importante ressaltar que o uso de drones na topografia deve ser feito por profissionais habilitados e capazes de fazer a captação de dados e imagens de forma precisa e qualificada.
A Ortopixel oferece esse tipo de trabalho, bem como todas as orientações necessárias para esclarecer dúvidas sobre a topografia com drone mapeamento aéreo e seus principais usos no mercado.