A partir de um Mapeamento Aéreo com drones é possível gerar bases cartográficas cada vez mais completas, detalhadas e precisas. Elas são necessárias para conhecer tecnicamente um térreo que será trabalhado futuramente, seja para receber uma construção, plantio, preservação ou outra ação.
O grande diferencial nesse processo é a utilização de drones que, a partir da tecnologia que apresentam, conseguem resultados diferenciados em relação a detalhamento, acesso a áreas remotas, nitidez de imagem, entre outros fatores cruciais.
As bases cartográficas são de extrema importância para trabalhos nas áreas de Urbanismo, Construção Civil, Mineração, Arquitetura, Meio Ambiente, entre outras.
O que são bases cartográficas
Para entender a importância do uso de drones nesse processo, é preciso se conhecer um pouco mais sobre o que são as bases cartográficas. Trata-se da representação de uma superfície que servirá para uma ação inicial de análise da área de Engenharia, que ira extrair as informações mais relevantes para projetar o uso do espaço conforme suas características.
Quais elementos compõem as bases cartográficas
Entre os elementos que compõem as bases cartográficas estão os pontos referentes ao terreno com coordenadas X, Y e Z; Modelos Digitais Superfície (MDS), que tratam sobre características naturais e artificias da área, como edificação, casas e até carros; Modelos Digitais de Terreno (MDT), que informa sobre o solo; Curvas de Nível; entre outros.
Mapeamento aéreo
É importante ter informações também sobre o mapeamento aéreo, necessário para a coleta de informações sobre o terreno, sendo esses dados imprescindíveis para a elaboração da planta e da carta geográfica. Esse processo pode ser feito por drone e Veículo Aéreo Não Tripulado (VANTs).
Essa tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por empresas, construtoras, Poder Público, indústrias e até agricultores.
Utilizando a técnica aerofotogrametria, o mapeamento aéreo é a cobertura aerofotogramétrica feita por drones com o objetivo de mapear uma área, o que permite executar medições precisas utilizando o processamento de fotografias. Para isso, são utilizados programas de processamento de imagens, uma solução avançada de modelagem 3D baseada em imagem, com o objetivo de criar conteúdo 3D de qualidade profissional a partir de imagens estáticas.
Esse tipo de serviço, que se destaca pela tecnologia utilizada e detalhamento que apresenta, é oferecido pela Ortopixel, que conta com o trabalho de geógrafos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, termógrafos – especialistas em Cartografia, Fotogrametria, Termografia e nas mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.
Vantagens do mapeamento aéreo
Entre os benefícios que são possíveis registar com o mapeamento aéreo estão a produtividade, já que um drone é capaz de fazer um trabalho demorado e custoso de forma rápida e precisa. O detalhamento que pode ser alcançado é outro ponto a ser levado em consideração.
Veja abaixo essas e outras vantagens de se usar o mapeamento aéreo com drone:
- Redução de custo: Para o voo do drone é necessário apenas um operador, com isso há uma redução de equipes de campo;
- Detalhamento: Drones fazem voos mais baixos que aviões tripulados, por exemplo, e alcançam imagens cada vez mais próximas;
- Sobrevoar abaixo das nuvens: Por fazer voos mais baixos, com o drone é possível sobrevoar abaixo das nuvens permitindo o mapeamento em regiões úmidas e em diferentes épocas do ano;
- Rapidez: Se comparado com a topografia, por exemplo, um serviço programado para duas semanas pode facilmente ser realizado em um dia com o uso de um drone.