Ter maior produtividade levando em consideração as características de cada parte do terreno e análise dos dados coletados em cada uma dessas partes é a proposta da Agricultura de Precisão, que não considera as produções como uniformes.
Dessa forma, esse tipo de tecnologia aponta que cada pedaço de sua propriedade é diferente, seja em relação ao solo, temperatura, relevo, entre outros aspectos. Ao utilizar essas informações de cada parte, é possível criar um método mais sustentável de produção, minimizando os desperdícios e perdas e melhorando os ganhos financeiros e ambientais.
Esses dados relativos a cada faixa de terra tão importantes na Agricultura de Precisão podem ser coletados de forma rápida e eficiente por drones, que possibilitam fazer mapeamentos aéreos detalhados e cada vez mais precisos.
O que é um drone?
Para entender de que forma o drone pode ser importante na Agricultura de Precisão, é importante entender melhor como funcionam os equipamentos que possibilitam esse serviço, os drones e os VANTs. Ambos são veículos não tripulados, controlados remotamente e que devem respeitar o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC) nº 94, apresentado pela Agência Nacional de Avaliação (ANAC). O documento estipula o quem pode manipular os drones, locais onde é proibido o uso do equipamento, entre outras exigências.
Como usar o drone para a Agricultura de Precisão
Na Agricultura de Precisão, o drone fará o mapeamento aéreo do terreno, também conhecido como aerofotogrametria. Ele fica responsável pela cobertura aerofotogramétrica com o objetivo de mapear uma área, o que permite executar medições precisas utilizando as imagens. Esse tipo de serviço, que se destaca pela tecnologia utilizada e detalhamento que apresenta, é oferecido pela Ortopixel.
De acordo com a empresa, os drones têm ganhado cada vez mais espaço na agricultura. Sua versatilidade vale o investimento, já que podem desempenhar diversas funções na fazenda e têm custo baixo se comparado com outras metodologias, variando de acordo com modelo e tecnologias embarcadas.
Entre as aplicações para agricultura estão:
- Monitoramento e fiscalização das áreas de plantio
- Detecção de falhas no plantio
- Contagem de plantas
- Cadastro Ambiental Rural
Vantagens da Agricultura de Precisão
Neste modelo de tecnologia, as ações são mais planejadas com base nos dados já coletados e analisados anteriormente.
Na agricultura tradicional, os fertilizantes e insumos são aplicados igualmente em toda a área, por exemplo. Já no modelo mais preciso, as informações que já foram levantadas possibilitam aplicar os produtos na quantidade ideal em cada parte da propriedade.
Veja essa e outras vantagens da Agricultura de Precisão:
- Mais segurança na tomada de decisão;
- Economia de insumos, como adubo, agrotóxico, entre outros;
- Economia financeira;
- Economia de recursos;
- Visualização detalhada da propriedade;
- Melhoria das atividades agrícolas;
- Redução de perdas na produção;
- Maior controle da fazenda,
- Maior produtividade e lucro.