Você sabe o que é Agricultura de Precisão? Já utiliza ela?

21 de maio de 2020 | Mapeamento Aéreo

Ter maior produtividade levando em consideração as características de cada parte do terreno e análise dos dados coletados em cada uma dessas partes é a proposta da Agricultura de Precisão, que não considera as produções como uniformes.

Dessa forma, esse tipo de tecnologia aponta que cada pedaço de sua propriedade é diferente, seja em relação ao solo, temperatura, relevo, entre outros aspectos. Ao utilizar essas informações de cada parte, é possível criar um método mais sustentável de produção, minimizando os desperdícios e perdas e melhorando os ganhos financeiros e ambientais.

Esses dados relativos a cada faixa de terra tão importantes na Agricultura de Precisão podem ser coletados de forma rápida e eficiente por drones, que possibilitam fazer mapeamentos aéreos detalhados e cada vez mais precisos.

O que é um drone?  

Para entender de que forma o drone pode ser importante na Agricultura de Precisão, é importante entender melhor como funcionam os equipamentos que possibilitam esse serviço, os drones e os VANTs. Ambos são veículos não tripulados, controlados remotamente e que devem respeitar o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC) nº 94, apresentado pela Agência Nacional de Avaliação (ANAC). O documento estipula o quem pode manipular os drones, locais onde é proibido o uso do equipamento, entre outras exigências.

Como usar o drone para a Agricultura de Precisão

Na Agricultura de Precisão, o drone fará o mapeamento aéreo do terreno, também conhecido como aerofotogrametria. Ele fica responsável pela cobertura aerofotogramétrica com o objetivo de mapear uma área, o que permite executar medições precisas utilizando as imagens. Esse tipo de serviço, que se destaca pela tecnologia utilizada e detalhamento que apresenta, é oferecido pela Ortopixel.

De acordo com a empresa, os drones têm ganhado cada vez mais espaço na agricultura. Sua versatilidade vale o investimento, já que podem desempenhar diversas funções na fazenda e têm custo baixo se comparado com outras metodologias, variando de acordo com modelo e tecnologias embarcadas.

Entre as aplicações para agricultura estão:

  • Monitoramento e fiscalização das áreas de plantio
  • Detecção de falhas no plantio
  • Contagem de plantas
  • Cadastro Ambiental Rural

Vantagens da Agricultura de Precisão

Neste modelo de tecnologia, as ações são mais planejadas com base nos dados já coletados e analisados anteriormente.

Na agricultura tradicional, os fertilizantes e insumos são aplicados igualmente em toda a área, por exemplo. Já no modelo mais preciso, as informações que já foram levantadas possibilitam aplicar os produtos na quantidade ideal em cada parte da propriedade.

Veja essa e outras vantagens da Agricultura de Precisão:

  • Mais segurança na tomada de decisão;
  • Economia de insumos, como adubo, agrotóxico, entre outros;
  • Economia financeira;
  • Economia de recursos;
  • Visualização detalhada da propriedade;
  • Melhoria das atividades agrícolas;
  • Redução de perdas na produção;
  • Maior controle da fazenda,
  • Maior produtividade e lucro.

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....