Conheça os principais tipos de drones usados na pulverização

23 de junho de 2021 | Agricultura, Meio Ambiente, Pulverização

Você sabe quais são os principais tipos de drones usados na pulverização? Recentemente, mostramos aqui no blog da Ortopixel como funciona a pulverização com drones na agricultura, este setor tão importante para a economia brasileira. Faltava trazer exemplos dos equipamentos mais utilizados para essa finalidade. Vamos conhecê-los?

Antes de apresentarmos os principais tipos de drones usados na pulverização, lembramos aqui que a utilização dos Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) na agricultura de precisão registra crescimento em todo o mundo por diversos motivos, entre os quais destacamos: riqueza de detalhes obtida no levantamento, manejo otimizado nas lavouras, economia dos produtos fitossanitários, redução do amassamento das culturas e aplicação em áreas de difícil acesso.

Entre os principais tipos de drones usados atualmente na pulverização das lavouras, listamos:

Drone Pelicano

Drone Pelicano

Drone Pelicano pode pulverizar até 1 hectare por voo – cerca de cinco a 10 hectares ao longo de um dia de trabalho

O Drone Pelicano, da Skydrones, é um multirrotor capaz de aplicar até oito litros de defensivos agrícolas a cada voo. O equipamento conta com seis bicos para executar as aplicações em uma largura de 4 a 5 metros e vazão de 1l/minuto. Com tempo de voo entre 10 a 15 minutos (com bateria totalmente carregada), este vant, que é dobrável, pode pulverizar até 1 hectare por voo – cerca de cinco a 10 hectares ao longo de um dia de trabalho.

Agras MG-1

Drone Agras MG-1

Agras MG-1 foi um dos primeiros drones para a pulverização a ser lançado no mercado/Foto: DJI/Divulgação

Construído pela chinesa DJI, o Agras MG-1 foi um dos primeiros drones para a pulverização a ser lançado no mercado. O octacóptero conta com capacidade de pulverizar de três a quatro hectares/hora, graças a motores potentes que podem armazenar até 10 quilos de líquidos – o trabalho deste equipamento chega a ser de 40 a 60 vezes mais ágil do que a pulverização manual.

AGRAS T20

Drone Agras T20

Agras T20, da DJI: operação autônoma de alta precisão (RTK) e mecanismo para agricultura inteligente com Inteligência Artificial (AI)/Imagem: Agridrones

Também da DJI, o drone Agras T20 apresenta uma carga útil de 20 litros juntamente com uma largura de pulverização de 7 metros, tornando a aplicação mais eficiente. Dispõe também de operação autônoma de alta precisão (RTK) e mecanismo para agricultura inteligente com Inteligência Artificial (AI).

DAXI 10A

Drone Daxi 10A

Helicópteros não tripulados Daxi 10A e Daxi 50ª foram lançados no Brasil em 2016/Foto: MundoGeo

Lançado no Brasil há cinco anos, o Daxi 10 A é uma parceria entre a XMobots e a Geo Agri Tecnologia Agrícola. Este equipamento tem como diferencial a possibilidade de executar a aplicação dos produtos químicos em áreas de difícil acesso, que representam riscos à segurança dos trabalhadores, tais como montanhas e encostas – onde as máquinas não costumam ir. O vant pesa 25 quilos e consegue pulverizar até 10 litros de defensivos a cada voo.

DAXI 50A

Assim como o Daxi 10A, o Daxi 50A (dos mesmos fabricantes) consegue decolar, automaticamente, sem que seja necessário o uso de rádio controle. Dessa forma, o drone segue diretamente rumo aos locais onde é recomendada a aplicação dos produtos. Sua única diferença em relação ao Daxi 10A, é que o Daxi 50A pesa 120 quilos e capacidade de armazenamento de 50 litros (como o próprio nome indica).

JT Sprayer 15-608

Drone Jtsprayer15

O JT Sprayer 15-608 é um drone que possui autonomia de voo de 10 a 15 minutos

Com capacidade para 15 quilos de defensivos agrícolas, o JT Sprayer 15-608 é um drone que possui autonomia de voo de 10 a 15 minutos (com a bateria totalmente carregada). Além disso, atinge velocidade de até 8m/s enquanto pulveriza com vazões as quais variam de 0,2 a 0,41/minutos. O equipamento conta com seis bicos para pulverização e barra de aplicação de cinco metros.

ElevaSpray 150

Drone Elevaspray

ElevaSpray tem capacidade para armazenar até 75 quilos de defensivos agrícolas e consegue cobrir cerca de 20 hectares por hora/Foto: Érico Andrade/G1

Produzido no Brasil pela startup Eleva, cujos pesquisadores atuam no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o ElevaSpray tem capacidade para armazenar até 75 quilos de defensivos agrícolas e consegue cobrir cerca de 20 hectares por hora. Como este equipamento utiliza combustível em vez de baterias, como nos modelos convencionais, ele obtém uma autonomia de voo maior.

Gostou deste artigo? Siga acompanhando aqui no blog da Ortopixel as principais novidades do mercado de drones!

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....