Principais aplicações de drones na mineração

13 de junho de 2022 | Mineração

Antes de mais nada, as principais aplicações de drones na mineração implicam na redução de custos, ampla segurança, maior precisão e possibilidade de acesso a áreas remotas. Esses são alguns dos benefícios usufruídos pelas empresas que incluem o drone como um parceiro importante de trabalho. O Veículo Aéreo Não Tripulado atua na mineração, engenharia, em estudos ambientais e em vários outros segmentos de mercado. Neste artigo, você conhecerá melhor sobre as principais formas de utilização de drones na mineração.

Principais e vantajosas aplicações de drones na mineração

As principais aplicações de drones na mineração são diversas e eficientes.

As principais aplicações de drones na mineração são diversas e eficientes.

As principais aplicações de drones na mineração vão desde as fases de pesquisa mineral até as etapas de instalação da mina, quando ocorre a extração de minério, podendo ser utilizado também em caso de barragem. Além da mineração, o equipamento auxilia no mapeamento de estradas e linha de transmissão e em outras atividades executadas por intermédio da aerofotogrametria.

A Ortopixel elencou as principais vantagens da utilização de drones na área da mineração, tais como:

  1. melhoria na qualidade dos dados;
  2. diminuição do tempo para execução de atividades, demandas específicas da área;
  3. maior segurança para os funcionários;
  4. redução de custos.

Em contrapartida, o drone é a aposta de muitas empresas para crescimento significativo dos negócios. Por isso, tecnologias modernas têm sido desenvolvidas e aplicadas em diferentes formatos de estudos e áreas. Na mineração, os drones representam uma das tecnologias mais eficazes para análises direcionadas ao levantamento de informações sobre o terreno, sobretudo, através do modelo digital de superfície (MDS) e do modelo digital do terreno (MDT).

Aplicações de drones na mineração

Mas, quais as diferenças entre os modelos digitais de superfície (MDS) e de terreno (MDT) nesse processo de estudos? A princípio, o primeiro refere-se a um conjunto de pontos com coordenadas habituais, com elevação conhecida em um sistema cartográfico estabelecido, tendo como principal característica a representação dos objetos existentes acima do terreno que está a ser observado.

Por outro lado, o MDT desconsidera os fatores de interferência sob a área que está sendo analisada, dessa maneira, sua finalidade é restrita a topografia, obtendo-se as curvas altimétricas do terreno. Portanto, seu uso basilar consiste em:

– elaboração de mapas de declividade;

– apresentação tridimensional;

– análises de corte e aterro para projeto de estradas e barragens;

– armazenamento de dados altimétricos para geração de curvas de nível.

– principais produtos gerados a partir do drone na mineração e em outras áreas.

Dessa forma, todas as medidas altimétricas da área do projeto: edificação, relevo, infraestrutura, pilha de rejeito e outros são representadas. Todavia, a utilização do modelo digital de superfície é realizada, sobretudo, nas áreas que envolvem:

– projetos de engenharia;

– inspeções de plantas;

– análises volumétricas;

– estudos e planejamentos para infraestrutura e cálculo de volume de pilhas ou objetos.

Após a conclusão do sobrevoo de uma determinada região pelos drones, técnicas de processamento de dados podem ser aplicadas em produtos cartográficos gerados, tais como:

  • ortofoto;
  • nuvem de pontos;
  • modelo Digital de Superfície – MDS;
  • modelo Digital de Terreno – MDT;
  • curvas de nível;
  • cálculo de volume;
  • perfil do terreno;
  • simulação 3D de Projeto de Recuperação Ambiental;
  • simulação de avanço de lavra.
O drone possibilita a criação de modelos tridimensionais detalhados.

O drone possibilita a criação de modelos tridimensionais detalhados.

Drone para barragens

A aplicação de drones pode ser percebida, principalmente, em processos de inspeção de barragens, através da análise bem estruturada e facilidade de acesso a locais difíceis. Por outro lado, o equipamento possibilita a criação de modelos tridimensionais detalhados, permitindo análises e medidas de dados que podem não ser, por exemplo, identificados em inspeções visuais.

Portanto, os drones são aplicados em diferentes campos da mineração. Logo, o equipamento segue como forte tendência neste mercado, ao passo que o desenvolvimento tecnológico acontece.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre as principais aplicações de drones na mineração.

Caso tenha interesse nesse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da Ortopixel: (71) 3351.1964/99297.8714 | [email protected].

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....