Principais aplicações dos drones na Indústria 4.0

18 de março de 2022 | Inspeção

Aqui no Blog da Ortopixel você já deve ter acompanhado em algumas postagens como os drones têm transformado para melhor o setor industrial. Hoje vamos conhecer algumas das principais aplicações deste tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) na Indústria 4.0.

Primeiramente, você já ouviu falar na Indústria 4.0? Até bem recentemente, o mundo havia passado por três revoluções industriais em nível global.

A primeira, no século 18, teve relação com a máquina a vapor e o tear mecânico.

A segunda, no início do século 20, envolveu o aproveitamento da eletricidade e a produção em escala.

A terceira, por sua vez, foi influenciada pelo computador de manufatura depois da Segunda Guerra Mundial, já nos anos 1950.

Leia também: 5 motivos para a sua empresa investir em serviços de drone em 2022

Indústria 4.0: o que é?

A chamada Indústria 4.0, portanto, diz respeito a Quarta Revolução Industrial – que já está em curso. Esta nova era promove a introdução de dispositivos tecnológicos e inteligentes para automatizar parte dos processos estratégicos e operacionais.

Este conceito, que ganhou força no mundo há pouco mais de uma década, visa a transformar a forma como as máquinas se comunicam e utilizam os dados para tornar o processo produtivo mais econômico, autônomo e eficiente.

Nesse sentido, a Indústria 4.0 faz uso intensivo de recursos tecnológicos como Inteligência Artificial, Machine Learning, Conectividade, Data Science, Big Data, Internet das Coisas e 5G, entre outros.

Uso de drones na Indústria 4.0

E o que os drones tem a ver com a Indústria 4.0? O uso de drone na Quarta Revolução Industrial tem sido amplamente aplicado, principalmente, na área da captação de dados, bem como na execução de atividades operacionais, segurança e controle.

Graças a possibilidade de conseguir embarcar inúmeras tecnologias, os drones atuam de maneira integrada a uma série de sistemas, demonstrando que podem exercer um papel fundamental na cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.

Principais vantagens do uso de drones na Indústria 4.0

Entre as principais vantagens do uso de drones na Indústria 4.0, destacamos:

– Mais segurança para os profissionais das equipes de trabalho;
– Redução de custos;
– Geração de dados mais detalhada, analítica e acurada;
– Facilitação de processos;
– Promoção de uma cultura de inovação.

Drones têm facilidade de acesso em espaços confinados, o que contribui para a segurança das equipes

Drones têm facilidade de acesso em espaços confinados, o que contribui para a segurança das equipes/Imagem: Ortopixel

Quais são as aplicações do uso de drones na Indústria 4.0?

Quando falamos de Indústria 4.0, podemos destacar inúmeras aplicações do uso de drones, o que inclui tanto atividades específicas quanto setores da economia que já estão sendo beneficiados. Vamos a eles:

Inspeção

O controle de inspeção das etapas de produção em uma indústria é, consideravelmente, beneficiado pelo uso de drones. A execução de cada área do projeto e a qualidade da matéria-prima, por exemplo, são alguns dos fatores que podem ser inspecionados.

Além disso, em se tratando de Indústria 4.0, os drones realizam a inspeção e fiscalização de equipamentos e plantas industriais, infraestruturas, espaços confinados e abertos. O levantamento cadastral (mapeamento de área e 3D) também pode ser feito por esse tipo de Vant.

Leia também: Conheça 4 mitos e verdades sobre o uso de drones

Uso de drones na Indústria 4.0 é uma tendência já em fase de consolidação

Uso de drones na Indústria 4.0 é uma tendência já em fase de consolidação/Foto: Annie Spratt/Unsplash

Você sabia?

Os modelos 3D de todo o parque industrial podem ser realizados pelos drones, gerando produtos como Curvas de Nível e Ortomosaicos Georreferenciados.

Monitoramento

Seja uma planta industrial ou outro tipo de infraestrutura, os drones podem executar diversos tipos de monitoramento – inclusive em tempo real e áreas de difícil acesso, o que significa um diferencial e tanto para esse setor.

Mais do que isso, os drones também são capazes de identificar áreas que têm a necessidade de algum suporte externo, falhas em equipamentos ou mesmo na produção.

9 setores que podem se beneficiar com o uso de drones na Indústria 4.0:

  1. Agricultura;
  2. Mineração;
  3. Construção Civil;
  4. Logística;
  5. Meio Ambiente;
  6. Varejo;
  7. Arquitetura;
  8. Urbanismo;

Gostou deste artigo? Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para a sua compreensão sobre o uso de drones na Indústria 4.0, uma tendência que já tem sido confirmada na prática em todo o mundo, contribuindo para o desenvolvimento do setor industrial.

Caso tenha interesse em saber como o projeto da sua organização pode se beneficiar com o levantamento topográfico feito por drones, entre em contato com o time de especialistas da Ortopixel:

(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....