Você já ouviu falar em aerofotogrametria com drone? Este serviço, que cresceu consideravelmente nos últimos anos, pode representar uma grande oportunidade para desenvolver o seu negócio. Neste artigo da Ortopixel vamos explicar os porquês.
Antes de se aprofundar no assunto, um pouco de história: a aerofotogrametria já existe há um bom tempo. Tudo começou na metade do século 19, quando o coronel francês Aimé Laussedat percebeu algumas limitações da fotogrametria terrestre.
A partir de então, ele fez experimentos com fotografias a bordo de balões com o objetivo de realizar um mapeamento topográfico. Não à toa, Laussedat é considerado o “pai da fotogrametria”. Posteriormente, dirigíveis, aviões e satélites também passaram a ser utilizados com essa finalidade.
Etimologicamente, o significado de fotogrametria é: “medir graficamente usando luz”. A expressão reúne as palavras gregas “photos” (luz), “gramma” (algo desenhado ou escrito) e “metron” (medir).
Já a fotogrametria aérea, também conhecida como aerofotogrametria, pode ser definida como a ciência da obtenção de imagens através de uma câmera de precisão instalada em uma aeronave (tripulada ou não).
Leia também: Inspeção com drones: possibilidades e soluções
Aerofotogrametria com drone – como funciona
Nos últimos anos, a aerofotogrametria com drone se desenvolveu em boa parte do mundo, fato que tem contribuído para revolucionar diversos setores da economia. Isso porque, entre outros benefícios, essa técnica é capaz de mapear áreas de diferentes tipos de extensão e executar medições extremamente precisas em relação aos pontos gerados.
Um dos principais diferenciais da aerofotogrametria com drone é que ela possibilita obter, de modo ágil e remoto, milhões de pontos de um mesmo objeto de interesse. Funciona assim: como os drones conseguem executar voos mais baixos que os aviões tripulados e também são dotados de tecnologia de ponta, esse tipo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) entrega um trabalho com elevado nível de precisão, fidedignidade do terreno inspecionado e detalhamento.
Principais vantagens da aerofotogrametria com drone
Entre as principais vantagens da aerofotogrametria com drone, além das que citamos, destacam-se também a facilidade na operação, logística simplificada e redução de custos.
Até pouco tempo atrás, em razão do fator financeiro, a aerofotogrametria era restrita a grandes empresas de engenharia e órgãos públicos. Com a chegada dos drones os valores caíram de forma considerável, o que viabiliza a contratação desse tipo de serviço até mesmo por pequenas e médias organizações. Listamos outros benefícios:
- Qualidade superior: enquanto na topografia convencional há a necessidade de ocupar cada ponto para coletá-lo, na aerofotogrametria com drone o mapeamento é feito através de pontos coletados no terreno, remotamente. Dessa forma, cada um dos pixels da imagem é transformado em um ponto com coordenada.
- Otimização da equipe: com a aerofotogrametria com drone é possível executar todo o levantamento topográfico com um único profissional, a depender da complexidade do projeto. Isso é possível porque a maior parte da operação é automatizada, o que reduz a necessidade de intervenção humana. Assim, é possível ocupar a equipe com outras atividades.
- Fatores variáveis: a produtividade da aerofotogrametria com drone costuma ser elevada. Todavia, ela dependerá de fatores como altura de voo, autonomia do equipamento, resolução da câmera e distância focal. Os valores do serviço, por sua vez, podem variar de acordo com o tamanho da área, nível de detalhamento, produtos gerados e tempo de entrega.
Leia também: Topografia com drones aplicada a rodovias, mineração e construção civil.
Aplicações da aerofotogrametria com drone
E de que forma a aerofotogrametria com drone pode contribuir para o seu negócio? As principais aplicações desse tipo de levantamento topográfico abrangem os seguintes setores:
Aerofotogrametria com drone – produtos gerados
Entre os principais produtos gerados pela aerofotogrametria com drone, estão: Curvas de Nível, Ortomosaico Georreferenciado; Modelo Digital de Terreno (MDT) e Modelo Digital de Superfície (MDS). Saiba mais sobre cada um deles.
Você sabia?
O levantamento topográfico planialtimétrico com drones é 30 vezes mais eficiente que o produzido por RTK ou Estação Total.
Equipamentos utilizados pela Ortopixel
O alto nível desenvolvimento tecnológico é de fundamental importância para a aerofotogrametria com drone. Na Ortopixel este trabalho é feito com drones multirotores, os quais contam com câmeras de resolução de até 20 megapixels. A autonomia é de até 30 minutos de voo. Além disso, a empresa também dispõe de equipamentos com lentes Hasselblad e de zoom óptico, que são capacitadas para a produção de vídeos em resolução 4K.
Como contratar a aerofotogrametria com drone para o seu negócio
A Ortopixel tem larga expertise no mercado de aerofotogrametria com drone, onde já contribuiu para o desenvolvimento de inúmeros projetos, veja os nossos cases. Por isso, caso o seu negócio esteja precisando desse tipo de serviço, escolha uma empresa com credibilidade e profissionais altamente capacitados, que saberão oferecer as melhores soluções de acordo com a sua necessidade.
Entre em contato agora mesmo com o nosso time: (71) 3351-1964/99297-8714
[email protected]
Leia também:
Saiba quais são os principais benefícios do BIM na Infraestrutura.
Drones e BIM: como a tecnologia pode revolucionar a construção civil.