Saiba as vantagens do uso de drone na construção civil

21 de outubro de 2020 | Construção Civil, Inspeção

Nas últimas duas décadas, o mercado da construção civil tem contribuído, consideravelmente,  para o desenvolvimento econômico brasileiro. Mesmo no atual momento, em que o mundo  sofre as consequências de uma pandemia, a venda de imóveis cresceu 10,5% no segundo  trimestre de 2020, no comparativo com o mesmo período do ano passado, de acordo com  dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

Nesse sentido, o uso de drone na construção civil tem muito a acrescentar, uma vez que essa  tecnologia inovadora é capaz de inspecionar, monitorar e fiscalizar obras de engenharia e  arquitetura com o máximo possível de precisão.

Como resultado, o uso de drone na construção civil gera economia para as construtoras em  razão do melhor custo-benefício que apresenta. Neste artigo iremos citar de que forma essa  tecnologia pode agregar nessa área.

O que são os drones

Primeiramente, uma definição básica sobre os drones. Os drones são um tipo de Veículo  Aéreo Não Tripulado (Vant), controlados remotamente ou mesmo de forma autônoma, a  depender do modelo.

Inicialmente utilizado para fins militares, os drones ganharam inúmeros recursos com o  avanço da tecnologia nas últimas décadas, o que possibilitou a incrementação de dispositivos  mais modernos, controle via satélite e aumento do tempo de voo. Por conta de fatores como  precisão, agilidade e eficiência, os drones atualmente são utilizados em diversos setores da  economia, e não apenas para atividades bélicas e entretenimento.

Monitoramento do canteiro de obras é um dos serviços do drone na contrução civil

Monitoramento do canteiro de obras é um dos serviços do drone na contrução civil

Drone na construção civil

É aí que entra o uso de drone na construção civil, tema principal deste artigo. Imagine,  primeiramente, um prédio de 40 metros de altura. Agora vamos supor que essa edificação  comece a apresentar problemas, como rachaduras na parte externa.

A maneira convencional para solucionar essa questão (análise das fissuras) seria mobilizar um  guindaste e uma equipe especializada nesse trabalho. O uso de drone na construção civil é  muito mais prático, pois um único veículo aéreo não tripulado é capaz de realizar filmagens e  fotografias de áreas específicas. Detalhe: com uma precisão imensamente maior.

E este foi apenas um exemplo. O uso de drone na construção civil é muito mais amplo. Ele  permite acompanhar, mesmo à distância, o andamento de uma obra a partir de diversos  ângulos, mesmo os mais remotos e de difícil acesso.

Diminui os custos, já que dispensa a utilização de equipamentos complexos e mais caros  (como aeronaves) para a realização de imagens aéreas. Além disso, faz o monitoramento do  canteiro de obras, o que garante maior segurança contra furtos e roubos. A redução do risco  de acidentes de trabalho é outro fator positivo, uma vez que os drones chegam a locais  praticamente inacessíveis, os quais costumam impor perigos aos trabalhadores.

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, listamos seis aplicações do drone na construção  civil:

1) Mapeamento e produtos cartográficos

O uso de drone na construção civil possibilita aos empreendimentos à produção de  Ortomosaicos Georreferenciados (Mosaico de Ortofotos); Modelo Digital de Terreno; Modelo  Digital de Superfície; Modelo 2D e 3D Texturizado e Curvas de Nível.

E como isso é possível? Através de um processo chamado Aerofotogrametria, cujo objetivo é  mapear uma determinada área e possibilitar medições precisas sobre os produtos gerados  (levantamento aerofotogramétrico). Caso você queira saber mais a respeito, explicamos sobre  esta técnica neste outro artigo: Topografia com drones. Tudo oque você precisa saber!

2) Esmiuçar cada etapa do projeto

Em praticamente todas as etapas do projeto é possível, com o uso de drone na construção  civil: integrar e analisar grande volume de dados no intuito de otimizar os processos de  atualização, consultas espaciais avançadas, análises, compartilhamento, disponibilização e  publicação das informações por meio de produtos cartográficos, mapas temáticos, gráficos e  relatórios padronizados.

Você já ouviu falar em Dados As-Built? Através da tecnologia SIG/GIS, os profissionais  conseguem inserir os dados diretamente no sistema, suprimindo os custos de conversão de  dados e a redução de erros. A plataforma disponibiliza ferramentas precisas para coletar  dados e documentar as condições existentes nos locais da obra.

Inspeção de obras

3) Inspeção da obra

O uso de drone na construção civil possibilita inspeções mais detalhadas e assertivas. Quem  atua nesse setor sabe bem que a inspeção costuma responder por boa parte do custo de uma  obra, concorda? Isso ocorre, geralmente, porque essa área precisa atender leis muito  específicas, o que inclui a produção de relatórios e laudos capazes de atender a rígidos  padrões de qualidade.

Com o uso de drone na construção civil é possível inspecionar fissuras e vazamentos em  telhados, progresso de estruturas metálicas e acabamentos de alvenaria. Ferramentas  complementares, como sensores termais, viabilizam, ainda, averiguar problemas elétricos com  antecedência bem como todo o mapeamento da obra (posicionamento, inclinação, medidas,  volumes, etc.).

Talvez você ainda não saiba, mas o drone na construção civil consegue monitorar toda uma  área que antes era inspecionada por motocicletas e carros que antes percorriam extensões  imensas, de forma lenta e custosa quanto ao custo operacional para as empresas. Não é à toa  que diversas construtoras têm contratado os serviços de drones para checar se a obra está  organizada, segura e dentro do prazo do cronograma.

Leia também: 5 principais dificuldades para a realização de uma inspeção de obras na construção civil. 

4) Progresso da construção

Outra aplicabilidade importante do uso de drone na construção civil é a possibilidade de  otimizar o acompanhamento do progresso da obra. Conseguir acompanhar com frequência e  riqueza de detalhes o desenvolvimento do apartamento onde você irá morar é muito  importante, não é mesmo?

Com o uso de drone na construção civil, são gerados dados geoespaciais e recursos analíticos  avançados em softwares específicos de geotecnologias, o que possibilita explorar informações  qualitativas e quantitativas também nessa etapa do projeto.

Uso de drone na construção civil: levantamento planialtimétrico topográfico

Uso de drone na construção civil: levantamento planialtimétrico topográfico

5) Segurança dos trabalhadores

A utilização de drones na construção civil também é muito válida para o fator segurança, que  costuma pesar no que diz respeito ao custo final dos empreendimentos. Isso acontece devido  ao valor dos seguros, os quais resguardam as empresas desde a cobertura de acidentes com  funcionários até atrasos e erros de projeto.

Com os drones dá para verificar, por exemplo, se os trabalhadores estão usando corretamente  os equipamentos de segurança ou se determinada estrutura da edificação não se encontra  alinhada. Ao reduzir os custos da obra, as empresas conseguem negociar um desconto  considerável quanto ao preço final do seguro.

6) Campanhas de comunicação

Você irá se recordar que, até bem pouco tempo, os lançamentos de empreendimentos  (residenciais ou comerciais) contavam com a contratação de helicópteros ou aviões, o que  demandava um alto custo para as empresas. Pois esse é mais um benefício do uso de drone na  construção civil.

A captura de ângulos e as aproximações propiciadas pelo uso de drone na construção civil são  incomparáveis e ajudam a concretizar vendas, pois os clientes ganham visualizações  extremamente detalhadas das edificações e seu entorno por meio dessa tecnologia.

Você sabia?

Quando o assunto são as obras de linhas de transmissão de energia, algumas interferências  podem representar um empecilho a esses empreendimentos, tais como áreas com grande  volume de vegetação e pontos de alagamento, mares, lagos e rios.

Com o uso de drones, contudo, é possível realizar o içamento de cabos de modo a viabilizar  esse tipo de travessia. Funciona assim: o drone consegue levar um cabo-guia amarrado ao  cabo de energia a ser lançado. Em seguida, o cabo é transportado pelo drone de uma  extremidade para a outra, um recurso de manuseamento que facilita processos e evita muitas  dores de cabeça.

Uso de drones na construção civil? A Ortopixel tem a solução!

Caso a sua empresa esteja interessada em contratar os serviços de drone na construção civil,  a melhor opção no Brasil atualmente é a Ortopixel, que é uma referência na prestação e  desenvolvimento de produtos com Drones e Vants para aplicações em diversos segmentos  profissionais.

Para saber com mais detalhes como a equipe de especialistas da Ortopixel trabalha, clique  aqui: https://ortopixel.com.br/construcao-civil/

Ficou interessado(a) no uso de drone na construção civil? Entre agora mesmo em contato  conosco. Teremos satisfação em conversar com você e apresentar nossas soluções para o seu  negócio:

[email protected]

(71) 3351.1964

(71) 99297.8714

——————————————-

Outros posts