Drones e BIM: como a tecnologia pode revolucionar a construção civil

4 de janeiro de 2021 | Construção Civil

A utilização de drones aliada a tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) tem revolucionado, cada vez mais, o setor da construção civil.

O motivo? A capacidade que tanto os drones quanto a tecnologia BIM possuem para solucionar alguns problemas enfrentados há décadas por esse segmento, tais como a gestão de projetos e a compatibilidade entre eles.

Primeiramente é preciso entender do que se trata a tecnologia BIM. Esta metodologia tem como objetivo especificar e unir as informações, bem como os atributos dos projetos de uma construção – tudo de modo organizado e integrado.

Com a tecnologia BIM é possível, por exemplo, criar um modelo 3D detalhado da obra, algo muito mais detalhado e próximo do resultado esperado em comparação com os convencionais protótipos 2D ou mesmo modelos que só contam com desimportantes dados visuais em 3D.

Uma vez aplicada à construção, a Tecnologia da Informação possibilita que a obra esteja totalmente conectada, o que viabiliza a solução de problemas de forma ágil ao otimizar o tempo de trabalho e propiciar maior eficiência às etapas.

A tecnologia BIM pode ser definida, portanto, como a união da tecnologia dos softwares com uma gestão da informação eficiente e uma cultura de comunicação atuante no dia a dia da construção.

Drones e BIM: a integração perfeita para a sua obra

Recentemente, nós vimos aqui no blog da Ortopixel as vantagens do uso de drone na construção civil. E não é para menos.

Munidos de câmera fotográfica ou laser scanner e utilizando tanto a geração de nuvem de pontos, quanto de ortofotos, os drones auxiliam em todas as etapas do empreendimento (antes, durante e depois), o que pode servir de mecanismo para captura de dados voltada à incrementação de um modelo BIM.

Captura da realidade: Drones e BIM

Ao falarmos do “casamento perfeito” entre drones e BIM, é importante lembrar que a primeira etapa de um empreendimento é a captura das informações acerca do local da construção.

Isso inclui fatores como terrenos planos padrões, terrenos extensos com relevos dinâmicos ou com construções. Atualmente, esses dados são capturados com levantamentos topográficos; inspeções visuais; informações de satélites (Google Maps, entre outros).

Nesse sentido, os drones oferecem soluções precisas e eficientes para reunir uma visão mais abrangente e aprofundada do terreno, além de identificar desafios futuros relacionados ao projeto construtivo. Exemplos: locais e áreas de alto risco. Este tipo de trabalho é capaz de assegurar que a documentação referente à condição do terreno tenha o máximo possível de precisão.

4 aplicações dos drones em relação ao BIM

  • Acompanhamento das etapas da construção

Quando chega o momento de construir a estrutura de uma obra, é muito importante garantir a documentação e captação de imagens de cada estágio. Nesse sentido, os drones oferecem uma capacidade sem comparação de registrar fotos e vídeos aéreos de alta qualidade – conteúdo que proporcionará relatórios muito mais completos.

  • Monitoramento de segurança

Quando falamos de grandes empreendimentos, como, por exemplo, a construção de usinas, é bastante complexo monitorar os funcionários e as condições do canteiro de obras, uma vez que se trata de grandes áreas construídas.

Também é preciso lembrar que devido às normas cada vez mais rígidas de segurança no trabalho, as construtoras precisam empreender o máximo de atenção aos padrões exigidos. É aí que entram os drones: eles são capazes de controlar de perto as estruturas mais inacessíveis e áreas perigosas, ajudando as empresas de construção a garantir a segurança dos trabalhadores.

  • Manutenção de edifícios

A avaliação de prédios altos e outras estruturas complexas são muitas vezes uma tarefa complexa a olho nu. Inspecionar um telhado de construção, usando um drone é mais econômico e seguro do que por meio de recursos humanos.

Você sabia que drones com câmeras térmicas estão sendo utilizados para identificar trincas e pontos de infiltração em locais de difícil acesso?

  • Análise de eficiência térmica

O aumento frequente nos preços da energia elétrica reforçou a necessidade de uma maior eficiência energética das edificações. Os drones com câmera térmica têm a capacidade de checar as condições de eficiência em operação. A termografia encontra pontes térmicas e isolamento inadequados, produzindo medições profissionais para evitar possíveis prejuízos.

Saiba mais sobre o uso de drones na construção civil.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco agora mesmo. Teremos satisfação em conversar com você e apresentar nossas soluções para o seu negócio:

[email protected]

(71) 3351.1964

(71) 99297.8714


Leia também:

Inspeção com drone: Possibilidades e soluções.

Drones são soluções sustentáveis para o meio ambiente.

Drone na mineração: Uma tendência que veio para ficar.

Topografia com drones: tudo o que você precisa saber.

Saiba as vantagens do uso de drone na construção civil.

Drones na agricultura: melhore sua produção com eles.

Outros posts