O uso de drone para mineração é uma realidade que vem ganhando corpo em boa parte do mundo. Recentemente, aqui no blog da Ortopixel, mostramos as principais aplicações e possibilidades quanto a utilização desse tipo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) nesse relevante setor da economia. Hoje, o assunto aqui são os tipos de inspeção mais frequentes.
Em primeiro lugar, sempre é bom observar que o uso de drone para mineração registra crescimento e caminha para ser uma realidade consolidada graças aos benefícios que ele propicia a este segmento: imagens de barragens e minas com alto grau de detalhamento, acesso seguro a áreas de difícil ingresso e um melhor custo-benefício em relação ao levantamento topográfico convencional.
No que diz respeito aos tipos de inspeção mais frequentes, o uso de drone para mineração atende a diferentes (e importantes) etapas do trabalho minerário, entre os quais destacamos os seguintes:
Drone para mineração: inspeção de plantas industriais
A inspeção de plantas industriais é uma das principais utilidades do drone para mineração. Muitas vezes, ocorria que as inspeções realizadas nessas complexas estruturas deixavam de apresentar a eficácia desejada, isso porque o elevado período de execução desse levantamento, somado à dificuldade de acesso a algumas áreas, fazia com que problemas urgentes passassem despercebidos pelas verificações tradicionais.
Contudo, com o desenvolvimento do uso de drone para mineração, esses tipos de obstáculos passaram a ser superados, uma vez que, atualmente, as tecnologias embarcadas em drones possibilitam a automatização do mapeamento, o que inclui todos os acessos e ângulos capazes de ser inspecionados, o que diminui as chances de equívocos serem identificados.
Só para que você tenha um exemplo mais claro, com a projeção da planta que é disponibilizada, um estudo mais criterioso torna-se viável, além da elaboração de dados de comparação entre as inspeções.
Drone para mineração: inspeção de grandes superfícies
A capacidade de inspecionar superfícies muito extensas é outro considerável atributo do uso de drone para mineração. Com esse tipo de vant e sensores térmicos, imagens aéreas (fotos e vídeos) de alta resolução podem ser registradas em minerodutos e adutoras situadas em longas áreas externas.
Com base nessas imagens de alta definição é possível identificar interferências nas obras e instalações, má execução de serviço ou manutenção, obstrução de ventosas e corrosão externa nas adutoras metálicas.
Drone para mineração: inspeção em área de confinamento
Os locais confinados em barragens e minas, que são de difícil acesso, costumam representar muita preocupação em relação à segurança dos trabalhadores. Com o uso de drone para mineração, todavia, o período de inatividade e custos de levantamento acabam reduzidos, além de diminuir, consideravelmente, os riscos para os mineradores em recipientes, caldeiras, galerias, tanques e túneis.
Drone para mineração: barragens
A inspeção periódica de barragens é obrigatória no Brasil, sendo que este tema ficou ainda mais em evidência por conta das tragédias recentes ocorridas em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, quando houve o rompimento dessas estruturas. A boa notícia é que agora, com o uso de drone para mineração, esse tipo de trabalho proporciona análises extremamente detalhadas e acesso a áreas difíceis, sem falar nos custos menores em relação aos métodos convencionais.
Perguntas frequentes
- Quais são as vantagens do uso de drone na mineração?
Entre as principais vantagens do uso de drone na mineração estão a obtenção de imagens de barragens e minas com alto grau de detalhamento, acesso seguro a áreas de difícil acesso e um melhor custo-benefício em relação ao levantamento topográfico convencional.
- Quais são os tipos de inspeção mais frequentes com drones na mineração?
Inspeção de plantas industriais, de grandes superfícies, de área de confinamento e de barragens.
- Quais são as principais aplicações do uso de drone na mineração?
Mapeamento, inspeções, topografias e imagens.
- Em quais áreas da mineração o uso de drone pode auxiliar?
Inspeções; Perfuração; Carregamento; Britagem; Peneiramento; Desmonte por explosivos; Transportadores de correias; Produtos e venda; Pulmões; Rochas.
Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha adquirido mais conhecimento sobre inspeções com o uso de drone para mineração. Caso tenha interesse em contratar esse tipo de serviço para o seu projeto, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Ortopixel:
(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]
Leia também
As 4 principais aplicações do drone na mineração
Uso de drone na mineração: conheça as possibilidades
As melhores tecnologias embarcadas em drones e suas vantagens
Como a aerofotogrametria com drone pode ajudar o seu negócio