Você já percebeu como a topografia com drone tem revolucionado a agricultura em boa parte do mundo? Isso ocorre porque boa parte dos produtores rurais já perceberam a série de benefícios que este tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) oferece.
Até o desenvolvimento dos drones e suas inúmeras tecnologias embarcadas o setor agropecuário – em especial a agricultura de precisão – precisava recorrer a topografia convencional ou mesmo a aerofotogrametria tradicional (com aviões e helicópteros).
Dessa forma, os resultados geravam menos riqueza de detalhamento em relação aos terrenos analisados, insegurança às equipes de campo, que muitas vezes precisavam acessar áreas inóspitas, e um maior custo financeiro para os produtores rurais/empresários.
Já por meio da topografia com drone, o setor de agronegócio consegue agregar um melhor custo-benefício, uma maior acessibilidade, eficiência e diagnósticos mais detalhados que vão desde o reconhecimento adequado do relevo, passando pelo mapeamento das propriedades até a obtenção de dados.
O que é a topografia com drone?
Já vimos em alguns artigos aqui, no Blog da Ortopixel, que a topografia com drone é realizada através da aerofotogrametria, técnica capaz de obter milhões de pontos de um mesmo objeto analisado.
Como os drones são capazes de traçar voos mais baixos que os aviões tripulados, esse levantamento obtém alto nível de precisão e fidedignidade do terreno, tudo de forma remota e rápida, mesmo quando estamos falando de grandes áreas.
Topografia com drone: uma revolução na agricultura
Na agricultura, um dos setores econômicos mais importantes do Brasil, a topografia com drone tem causado uma verdadeira revolução tecnológica, uma vez que os modernos sensores instalados nesses Vants identificam informações invisíveis a olho nu.
Com isso, a topografia com drone consegue oferecer dados qualitativos e quantitativos de forma remota, com segurança, rapidez e eficiência – valores que impactam, diretamente, no processo produtivo.
Os dois investimentos topografia com drone na agricultura costumam depender de aspectos como prazo de execução do projeto, tamanho de área e relevo, assim como o tipo de informação que deve ser coletada.
Drones na pulverização: um ótimo investimento
Uma das dúvidas mais frequentes dos empresários do agro, atualmente, é quanto custa a pulverização com drone, tema que abordados com mais profundidade neste artigo recente
O interesse pelo trabalho dos drones nessa área se justifica, entre outros motivos, pelo fato de que eles conseguem pulverizar de 1 a 20 hectares de trabalho diário no campo, a depender do tipo de equipamento utilizado, conforme também vimos neste artigo
Como funciona a topografia com drone na agricultura
Para realizar a topografia no setor agropecuário, os drones são equipados com tecnologia GPS (Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global). Desse modo, eles alçam voo, sobrevoam a propriedade rural e pousam automaticamente, seguindo a programação realizada por um profissional (ou equipe) no próprio sistema.
Enquanto estão sobrevoando a propriedade, os drones utilizam suas câmeras e seus sensores para registrar os dados necessários de acordo com as especificidades de cada projeto. Quando retornam do voo traçado, esses Vants encaminham as informações para um computador devidamente equipado com os softwares e programas que executam o processamento das informações.
Caso tenha se assustado com a última informação acima, imaginando uma possível complexidade, recomendamos tranquilidade: geralmente, a mesma empresa especializada em topografia com drone já disponibiliza uma solução completa nesse sentido. A Ortopixel, aliás, é um ótimo exemplo nessa área.
Só para que você tenha ideia, a depender do equipamento utilizado no levantamento topográfico com drone, pode-se mapear até 3.000 hectares de cobertura por voo e gerar produtos de alta resolução de toda área mapeada.
Conheça os principais serviços da topografia com drone na agricultura:
- Gestão integrada das áreas de produção;
- Monitoramento da safra;
- Automatização a coleta de dados;
- Monitoramento de frota;
- Análises e desempenho;
- Mapeamento cadastral;
- Pulverização de lavouras.
Já os quatro produtos topográficos gerados por drone que são mais indicados para a agricultura de precisão são os seguintes:
- Mosaico de ortofotos;
- Curvas de nível;
- Modelo digital de superfície (MDS);
- Modelo digital de terreno (MDT).
Para saber mais sobre eles, clique aqui
Ortopixel tem expertise na topografia com drone na agricultura
A OrtoPixel produz mapeamentos para o setor do agronegócio por meio de processos manuais, automáticos e semiautomáticos, onde a forma de desenvolvimento é definida pela escala, precisão e aplicação.
A depender do produto ou aplicação solicitada, a Ortopixel utiliza drones e imagens de satélite (se necessário), GPS de alta precisão e softwares específicos, o que resulta em maior eficiência nos levantamentos topográficos realizados nos campos e lavouras.
Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha adquirido um conhecimento relevante e útil sobre a topografia com drone na agricultura. Caso tenha interesse em contratar uma empresa especializada e com experiência para realizar esse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de profissionais da Ortopixel:
(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]