Quantos hectares um drone pulveriza por dia?

12 de julho de 2021 | Agricultura, Pulverização

Você sabe dizer quantos hectares um drone pulveriza por dia? Muitos produtores e empresários têm manifestado esta dúvida atualmente, devido ao crescimento dessa atividade na agricultura. 

Aqui mesmo no blog da Ortopixel nós temos abordado, nas últimas semanas, como funciona a pulverização com drone, quais são os equipamentos mais utilizados  para essa prática e quanto custa, em média, este serviço. 

Para responder à pergunta sobre quantos hectares um drone pulveriza por dia, precisamos levar em consideração alguns aspectos, como o tipo de equipamento utilizado, capacidade de armazenamento dos defensivos agrícolas e autonomia de voo das baterias. 

Em média, podemos dizer que os Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) mais utilizados hoje, no Brasil, para essa finalidade, conseguem pulverizar de 1 a 20 hectares de trabalho diário no campo.

Drone pulverizando hectares de plantação

 

Capacidade de pulverização dos drones por hectare

O drone Pelicano, da Skydrones, consegue aplicar até oito litros de defensivos agrícolas a cada voo, que costuma ter a duração de 10 a 15 minutos. Este vant pode pulverizar até 1 hectare por voo, cerca de 5 a 10 hectares durante todo um dia de aplicação.

Um dos pioneiros entre os drones no mercado da pulverização, o Agras MG-1, da DJI, pode pulverizar de 3 a 4 hectares/hora, uma vez que dispõe de motores potentes capazes de armazenar até 10 quilos de líquidos.

Locais de difícil acesso

O drone Daxi10A, desenvolvido pela XMobots e a Geo Agri Tecnologia Agrícola, pesa 25 quilos e consegue pulverizar até 10 litros de defensivos a cada voo. Entre os seus principais diferenciais está a capacidade de sobrevoar locais de difícil acesso. Da mesma fabricante, o Daxi50A pesa 120 quilos e tem capacidade de armazenamento de 50 litros.

Também merece destaque o JT Sprayer 15-608, que tem capacidade para 15 quilos de defensivos agrícolas e autonomia de voo de 10 a 15 minutos, além de velocidade de até 8m/s. Por sua vez, o brasileiro ElevaSpray, da startup Eleva, promete representar uma verdadeira revolução nesse mercado, armazenando até 75 quilos de defensivos agrícolas e cobrindo cerca de 20 hectares por hora. Com uma diferença significativa em relação aos demais: utilizando combustível em vez de baterias, com a finalidade de assegurar uma autonomia maior de voo. 

hectares de plantação

Mapeamento com drone na agricultura traz uma série de benefícios em relação a topografia convencional/Imagem: Ortopixel

 

Além da pulverização feita por drones, a agricultura de precisão tem atualmente a oportunidade de se beneficiar de outros serviços igualmente importantes, desempenhados por esse tipo de Vant. Entre eles, destacamos:

  • Gestão integrada das áreas de produção;
  • Monitoramento da safra;
  • Automatização a coleta de dados;
  • Monitoramento de frota;
  • Análises e desempenho;
  • Mapeamento cadastral.

Além disso, a utilização de drones na agricultura de precisão também possibilita identificar e avaliar o estresse da plantação; desenvolvimento e produtividade; aplicação localizada de insumos; detecção de desmatamentos; localização de pragas e medição de biomassa.

4 produtos cartográficos com uso de drone na agricultura de precisão:

  1. Mosaico de ortofotos;
  2. Curvas de nível;
  3. Modelo digital de superfície (MDS);
  4. Modelo digital de terreno (MDT).

Gostou deste artigo? Esperamos que por meio dele você tenha esclarecido melhor quantos hectares um drone pulveriza por dia, além da importância dos serviços oferecidos por este tipo de Vant quando o assunto é a agricultura de precisão, um setor fundamental para a economia brasileira. 

Outros posts