Saiba o que levar em conta ao contratar uma empresa de drone para serviços topográficos

1 de abril de 2021 | Georreferenciamento, Levantamento topográfico, Modelo 3D, Topografia

Contratar uma empresa de drone para realizar serviços topográficos passou a ser muito comum nos últimos anos. Motivos não faltam: maior eficiência, segurança e custo-benefício, só para citar alguns. Mas à medida que este é um mercado em expansão, quais fatores devem ser levados em conta ao contratar uma empresa desse segmento?

Como se trata de algo relativamente novo, muitas organizações que desejam contratar uma empresa de drone para realizar serviços topográficos ainda têm dúvidas sobre quais fatores observar antes de fechar negócio.

Algumas, aliás, desconhecem a qualidade dos produtos gerados e carecem de uma visão clara acerca de como usá-los em suas respectivas áreas de atuação.

Empresa de drone e serviços topográficos: saber o que quer!

O primeiro ponto ao contratar uma empresa de drone para realizar serviços topográficos é, sem dúvida, ter conhecimento pleno sobre a necessidade do seu negócio, o popular “saber bem o que quer”.

Na agricultura de precisão, por exemplo, uma empresa de drone que realiza serviços topográficos consegue fazer a gestão integrada das áreas de produção, monitoramento da safra e da frota, automatização da coleta de dados, análises de desempenho e até mesmo o mapeamento cadastral. Saiba mais (Drones e Agricultura) !

Já na arquitetura uma empresa de drone que realiza serviços topográficos possibilita levantamentos cadastrais com alto nível de detalhes, bem como a geração de informações sobre a edificação e o terreno levantados com menor custo e tempo operacional. Saiba mais (Drones e Arquitetura)!

Em suma, para cada setor da economia, os drones entregam produtos e serviços que atendem a necessidades específicas. Saiba mais!

Quais serviços topográficos uma empresa de drone oferece?

Os principais serviços topográficos realizados por uma empresa de drone incluem os Ortomosaicos Georreferenciados; o Modelo Digital de Terreno (MDT); o Modelo Digital de Superfície (MDS) e as Curvas de Nível.

Ortomosaico Georreferenciado capturado por drone

Ortomosaicos Georreferenciados são indicados para o levantamento topográfico de grandes áreas/Imagem: Ortopixel

 

Os Ortomosaicos Georreferenciados são indicados para o levantamento topográfico de grandes áreas, como, por exemplo, as requeridas pelo setor ambiental. O aerolevantamento é feito pelos drones com alta qualidade, precisão, redução de custos e logística simplificada.

 

Representação de levantamento via MDT

MDT consegue obter a representação precisa do objeto em levantamento/Imagem: Ortopixel

 

O MDT consegue obter a representação precisa do objeto em levantamento, seja por meio de mapas (forma bidimensional) ou através de uma malha triangulas irregular, também conhecida como Malha TIN (forma tridimensional). Assim são obtidos dados mais detalhados das elevações e dos níveis do terreno.

 

Representação 3D de uma construção via MDS

MDS possui a totalidade de informações de elementos dispostos na área levantada/Imagem: Ortopixel

 

Já o MDS possui a totalidade de informações de elementos dispostos na área levantada, até mesmo vegetações e construções presentes no terreno. É muito utilizado em setores como Construção Civil, Arquitetura e Meio Ambiente.

 

Representação gráfica de curvas de nível

As Curvas de Nível utilizam uma metodologia que é capaz de obter milhões de pontos do objeto de interesse/Imagem: Ortopixel

 

As Curvas de Nível, por sua vez, utilizam uma metodologia que é capaz de obter – rápida e remotamente – milhões de pontos do objeto de interesse. Com isso é possível realizar o levantamento de grandes áreas sem que, para isso, seja necessário percorrer toda a sua extensão, o que significa otimização do trabalho e redução de custos. Saiba mais sobre cada um destes produtos gerados!

Empresa de drones e serviços topográficos: qual é a acurácia?

Você já ouviu falar em acurácia? Muitas vezes confundida com precisão, a acurácia é a proximidade entre o valor obtido experimentalmente e o valor verdadeiro na medição de uma grandeza física. Quando falamos de uma empresa de drones que realiza serviços topográficos, você, como contratante, precisa saber sobre a acurácia dos produtos finais.

Nesse sentido, os chamados pontos de apoio influenciam, consideravelmente, na qualidade do produto final. Por isso, exija sempre do contratado que apresente os relatórios de processamento que, uma vez conhecidos, deverão ser analisados por um responsável técnico. Atente-se a esta máxima: sem pontos de checagem no projeto, não é possível verificar a acurácia do mapeamento aéreo.

Importância do Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC)

Uma empresa de drone que realiza serviços topográficos precisa atender a uma série de regras e normas. Uma delas é o Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC), um indicador estatístico de dispersão relativo a 90% de probabilidade, o qual define a exatidão de trabalhos cartográficos. Funciona assim: a probabilidade de 90% corresponde a 1,6449 vezes o Erro Padrão – PEC. O Erro-Padrão isolado em um trabalho cartográfico não ultrapassará 60,8% do Padrão de Exatidão Cartográfica.

Você sabia?

O PEC foi regulamentado no Decreto Nº 89.817 de 20 de junho de 1984, que estabelece as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Brasileira por meio de procedimentos e padrões a serem obedecidos na elaboração e apresentação de documentos cartográficos.

Comparação com outros trabalhos

Ao contratar uma empresa de drone que realiza serviços topográficos, uma forma eficiente e simplificada de mensurar a qualidade do produto final é compará-lo com um já realizado por outro tipo de tecnologia, como a topografia e aerofotogrametria convencionais, e laser scanner.

Documentação exigida

Para usar os drones legalmente é necessário passar por processos em dois órgãos federais: Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A qualificação dos profissionais da empresa de drone que realiza serviços topográficos também é fundamental. Aqui na Ortopixel, por exemplo, nosso time é certificado por entidades como o ITC (Infrared Training), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil).

Equipe especializada

Contar com uma equipe especializada ao contratar uma empresa de drone que realiza serviços topográficos também é essencial. Na Ortopixel, nosso corpo técnico é composto por profissionais – geógrafos, urbanistas, arquitetos, termógrafos – especialistas em Cartografia, Fotogrametria, Termografia e nas mais diversas tecnologias de coleta, processamento e análises de dados com referência geográfica.

Experiência e credibilidade

Fatores como experiência e credibilidade também fazem toda a diferença ao contratar uma empresa de drone para realizar serviços topográficos. Na seção de cases do site da Ortopixel, você pode observar que o nosso time já realizou uma série de levantamentos topográficos com drones, inspeções prediais, cadastros arquitetônicos e ortomosaicos georreferenciados.

Na home do site da Ortopixel também há uma série de depoimentos de clientes satisfeitos com os serviços topográficos realizados por nossa equipe. Este é um fator relevante ao contratar uma empresa de drone, pois confere maior credibilidade e segurança na hora de fechar negócio.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a esclarecer dúvidas sobre o que deve ser considerado ao contratar uma empresa de drone para realizar serviços topográficos.

Sabia que a Ortopixel atua desde 2016 no mercado de drones, sendo a primeira empresa, no estado da Bahia, a utilizar drones para elaboração de produtos técnicos como Ortomosaicos Georreferenciados, Modelos Tridimensionais, entre outros?

Caso tenha interesse em saber mais sobre as soluções que a Ortopixel pode oferecer ao seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo:

[email protected]

(71) 3351.1964/99297.8714


Leia também:

Levantamento topográfico com drones: veja motivos para utilizar

Topografia com drones: o que é, importância e como funciona

Topografia com drones aplicada a rodovias, mineração e construção civil

Drone, BIM e Arquitetura: quais são as vantagens?

Outros posts