Drone para mineração: veja os tipos de inspeção mais frequentes

30 de julho de 2021 | Aerofotogrametria, Inspeção, Mapeamento Aéreo, Mineração, Topografia

O uso de drone para mineração é uma realidade que vem ganhando corpo em boa parte do mundo. Recentemente, aqui no blog da Ortopixel, mostramos as principais aplicações e possibilidades quanto a utilização desse tipo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) nesse relevante setor da economia. Hoje, o assunto aqui são os tipos de inspeção mais frequentes.

Em primeiro lugar, sempre é bom observar que o uso de drone para mineração registra crescimento e caminha para ser uma realidade consolidada graças aos benefícios que ele propicia a este segmento: imagens de barragens e minas com alto grau de detalhamento, acesso seguro a áreas de difícil ingresso e um melhor custo-benefício em relação ao levantamento topográfico convencional.

No que diz respeito aos tipos de inspeção mais frequentes, o uso de drone para mineração atende a diferentes (e importantes) etapas do trabalho minerário, entre os quais destacamos os seguintes:

Imagem aérea capturada por drone de uma fábrica

Inspeção de plantas industriais é uma das principais utilidades do drone para mineração/Foto: Ortopixel

Drone para mineração: inspeção de plantas industriais

A inspeção de plantas industriais é uma das principais utilidades do drone para mineração. Muitas vezes, ocorria que as inspeções realizadas nessas complexas estruturas deixavam de apresentar a eficácia desejada, isso porque o elevado período de execução desse levantamento, somado à dificuldade de acesso a algumas áreas, fazia com que problemas urgentes passassem despercebidos pelas verificações tradicionais.

Contudo, com o desenvolvimento do uso de drone para mineração, esses tipos de obstáculos passaram a ser superados, uma vez que, atualmente, as tecnologias embarcadas  em drones possibilitam a automatização do mapeamento, o que inclui todos os acessos e ângulos capazes de ser inspecionados, o que diminui as chances de equívocos serem identificados.

Só para que você tenha um exemplo mais claro, com a projeção da planta que é disponibilizada, um estudo mais criterioso torna-se viável, além da elaboração de dados de comparação entre as inspeções.

Drone para mineração: inspeção de grandes superfícies

A capacidade de inspecionar superfícies muito extensas é outro considerável atributo do uso de drone para mineração. Com esse tipo de vant e sensores térmicos, imagens aéreas (fotos e vídeos) de alta resolução podem ser registradas em minerodutos e adutoras situadas em longas áreas externas.

Com base nessas imagens de alta definição é possível identificar interferências nas obras e instalações, má execução de serviço ou manutenção, obstrução de ventosas e corrosão externa nas adutoras metálicas.

Drone para mineração: inspeção em área de confinamento

Os locais confinados em barragens e minas, que são de difícil acesso, costumam representar muita preocupação em relação à segurança dos trabalhadores. Com o uso de drone para mineração, todavia, o período de inatividade e custos de levantamento acabam reduzidos, além de diminuir, consideravelmente, os riscos para os mineradores em recipientes, caldeiras, galerias, tanques e túneis.

Imagem de uma topografia capturada por drone

Levantamento Topográfico Planialtimétrico com drones realizado pela Ortopixel. Foi utilizado um drone multirotor com sensor RGB de 20 megapixels e um Receptor GNSS Geodésico em modo RTK/Imagem: Ortopixel

Drone para mineração: barragens

A inspeção periódica de barragens é obrigatória no Brasil, sendo que este tema ficou ainda mais em evidência por conta das tragédias recentes ocorridas em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, quando houve o rompimento dessas estruturas. A boa notícia é que agora, com o uso de drone para mineração, esse tipo de trabalho proporciona análises extremamente detalhadas e acesso a áreas difíceis, sem falar nos custos menores em relação aos métodos convencionais.

Perguntas frequentes

  • Quais são as vantagens do uso de drone na mineração?

Entre as principais vantagens do uso de drone na mineração estão a obtenção de imagens de barragens e minas com alto grau de detalhamento, acesso seguro a áreas de difícil acesso e um melhor custo-benefício em relação ao levantamento topográfico convencional.

  • Quais são os tipos de inspeção mais frequentes com drones na mineração?

Inspeção de plantas industriais, de grandes superfícies, de área de confinamento e de barragens.

  • Quais são as principais aplicações do uso de drone na mineração?

Mapeamento, inspeções, topografias e imagens.

  • Em quais áreas da mineração o uso de drone pode auxiliar?

Inspeções; Perfuração; Carregamento; Britagem; Peneiramento; Desmonte por explosivos; Transportadores de correias; Produtos e venda; Pulmões; Rochas.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha adquirido mais conhecimento sobre inspeções com o uso de drone para mineração. Caso tenha interesse em contratar esse tipo de serviço para o seu projeto, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Ortopixel:

(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]

Leia também

As 4 principais aplicações do drone na mineração

Uso de drone na mineração: conheça as possibilidades

As melhores tecnologias embarcadas em drones e suas vantagens

Como a aerofotogrametria com drone pode ajudar o seu negócio

Outros posts