Drones em áreas de mineração

6 de junho de 2022 | Mineração

A utilização eficaz de drones no mapeamento e na inspeção de áreas de mineração é respaldada nas inúmeras vantagens desse tipo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), que passam pela atuação segura, ágil e eficiente em locais de difícil acesso. Neste artigo, você saberá como os drones têm revolucionado o trabalho das mineradoras.

Assim como em setores econômicos, o uso adequado de tecnologias favorece ao incremento na produção e rentabilidade do segmento de mineração, que registrou uma alta de 62% no faturamento em 2021 ante 2020, atingindo R$ 339 bilhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O levantamento estima que a produção mineral brasileira em toneladas teve alta de 7% em 2021, com 1,150 toneladas estimadas.

Drones no mapeamento e na inspeção de áreas de mineração facilitam a atuação segura e eficiente em locais de difícil acesso.

Drones no mapeamento e na inspeção de áreas de mineração facilitam a atuação segura e eficiente em locais de difícil acesso.

Mapeamento e inspeção por drones na mineração

A mineração é uma atividade desenvolvida no país desde a época da colonização, que abrangeu basicamente o século XVIII, com o seu apogeu entre 1750 e 1770. Desse modo, a história revela essa fase da vida econômica da colônia voltada, exclusivamente, para o extrativismo mineral, em que Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás foram as principais regiões auríferas.

A mineração foi responsável por importantes consequências que se refletiram sobre a vida econômica, social, política e administrativa da colônia. A abundância de minérios deu notoriedade ao setor, responsável por 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), em função das matérias-primas exportadas.

O uso de tecnologias como o drone e demais equipamentos aéreos não tripulados tem facilitado e contribuído com a prática de atividades em áreas de mineração, que exigem maior eficiência nos processos. Nesse sentido, a aquisição do equipamento vem contribuindo para o levantamento topográfico da área, avaliação do volume de minério e mensuração de riscos para o meio ambiente. No mesmo grau de importância dos fatores citados está a segurança dos trabalhadores, que não precisam ingressar em espaços de difícil acesso.

Do mesmo modo, o equipamento é essencial nas ações que envolvem instabilidades climáticas. Ou seja, dias chuvosos, monitoramento de áreas de preservação, barragens ou que tenham riscos de desbarrancamento.

Leia mais

 Drones na mineração facilitam o crescimento qualitativo e financeiro dos serviços desenvolvidos.

Drones na mineração facilitam o crescimento qualitativo e financeiro dos serviços desenvolvidos.

Drones na mineração

A funcionalidade do uso de drones na mineração é, principalmente, conceder um campo de visão maior, de maneira a avaliar precisamente o impacto da obra da mina e o reflexo da atividade no meio ambiente e área de entorno.

Em contrapartida, as aplicações mais requisitadas asseguram um leque de benefícios para as empresas, funcionários e sociedade. Veja quais são:

1. Áreas de preservação e barragens: o uso dos equipamentos não tripulados possibilita uma avaliação detalhada, ingresso seguro e rápido em áreas de difícil acesso. Com a tecnologia dos modelos 3D é possível registrar detalhes e diagnosticar dados importantes da região analisada.

2. Inspeção: a funcionalidade do drone é verificada também na etapa da inspeção de plantas industriais de grande porte. O trabalho que levaria mais tempo é realizado pelo equipamento, com registros significativos do local que deve ser monitorado e a geração de mapas automatizados.

Todavia, os ganhos produtivos são verificados em situações necessárias de inspeções pontuais ou de rotina em minerodutos e adutoras localizadas nas áreas externas da mina.

O processo de inspeção também pode ser realizado em espaços fechados, confinados como caldeiras, tanques, recipientes sob pressão, túneis e outros espaços de difícil acesso na área industrial.

3. Mapeamento: a elaboração de mapas e plantas auxiliam em escavações subterrâneas e de superfície como: poços, planos inclinados, galerias, chaminés, áreas mineradas, áreas com movimentação de material, inclinação dos taludes, drenagens, níveis de água, locação de acidentes geográficos, e demais obras civis.

4. Registros visuais: as imagens coletadas com drones na mineração são fundamentais nas áreas de cava já que fornecem uma análise instantânea do local após a detonação. Além disso, identificam a influência das cavas sobre as estradas, vegetação e a evolução dos serviços realizados no local.

Vale ressaltar a possibilidade da criação de arquivo fotográfico ou de vídeos que podem estruturar conteúdos institucionais da empresa.

5. Topografia: a diferença da topografia realizada pelas imagens de drones do método tradicional é que a primeira oferece mais informações, já que a área de análise é registrada para o ambiente digital.

6. Volumetria: método empregado para quantificar volumes de diferentes materiais, colaborando ainda com a redução dos riscos operacionais. Isso é concretizado através do processamento das imagens registradas nos drones que podem calcular o volume de pilhas de estoque de minério, aterros sanitários e sucatas.

Em suma, o uso de drones na mineração viabilizou um crescimento exponencial qualitativo e financeiro nos serviços desenvolvidos, em todas as etapas de trabalho em minas. Esse alcance expressivo é também decorrente da utilização de ferramentas tecnológicas como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT), potencializando a eficiência e, consequentemente, gerando mais independência do trabalho humano.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre drones em áreas de mineração.

Caso tenha interesse nesse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da Ortopixel: (71) 3351.1964/99297.8714 | [email protected].

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....