Mineração: drones agregam mais eficiência e segurança ao setor

23 de fevereiro de 2022 | Mineração

Os drones na mineração têm agregado cada vez mais eficiência e segurança a este importante setor da economia, que somente no Brasil faturou R$ 85, 1 bilhões apenas no quarto trimestre de 2021, além de arrecadar R$ 28,1 bilhões em impostos nesse mesmo período, segundo dados do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração).

Quando falamos em eficiência, fator que é imprescindível para o desenvolvimento do segmento minerário, os drones na mineração contribuem de inúmeras maneiras, uma vez que podem ser utilizados em todos os estágios de atividades do setor. Confira alguns dos principais:

  • Desmonte por explosivos;
  • Transportadores de correias;
  • Perfuração;
  • Topografia;
  • Registros audiovisuais;
  • Mapeamento;
  • Transporte;
  • Peneiramento;
  • Inspeções;
  • Britagens;
  • Pulmões.

Segurança aumenta com drones na mineração

Em todas estas etapas descritas acima, os drones na mineração desempenham um relevante trabalho, entregando dados detalhadamente precisos e dotados de acurácia, além de oferecerem uma maior segurança aos profissionais envolvidos.

O fator segurança, aliás, é de fundamental importância na área da mineração, um setor cuja exploração de minérios envolve, muitas vezes, o acesso a locais de difícil alcance humano, o que em algumas situações pode acabar ocasionando acidentes e também demandando grandes investimentos em prol da proteção das equipes de trabalho.

Mapeamento com drones em grandes áreas: o guia completo

Minas de micro e pequeno portes

Uma das contribuições mais significativas dos drones na mineração diz respeito as minas de micro e pequeno porte, as quais, de acordo com dados do Ibram, correspondem a 85% do total aqui no Brasil.

É que, em linhas gerais, as atividades executadas nesses tipos de minas costumam ser pouco seguras para os trabalhadores. O uso de drones na mineração, todavia, garante a segurança dos profissionais, pois esse modelo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) pode ser operado remotamente.

inspeção realizada com drone

Inspeções realizadas com drones são mais eficientes, seguras e apresentam melhor custo-benefício

Drones na mineração: soluções e aplicabilidade

Inúmeras tecnologias embarcadas, como sensores de última geração, têm auxiliado os drones na tarefa de captar e gerar informações, de modo confiável e rápido, para o setor da mineração.

Um bom exemplo diz respeito às pilhas de estocagem, cujas medições realizadas com drones chegam a ser concluídas com 90% mais rapidez do que por meio dos métodos tradicionais, segundo demonstrou um projeto realizado em uma mina da Ucrânia com tecnologia da DJI.

Até o advento dos drones na mineração, um trabalhador precisaria levar uma estação total de levantamento topográfico até o interior da mina, medindo tanto as pilhas de estocagem quanto os variados tamanhos e alturas do material.

Hoje, os drones na mineração conseguem realizar esse tipo de serviço de maneira extremamente mais eficiente e segura, mesmo em minas a céu aberto, o que configura uma prática já consolidada em boa parte do mundo.

Atualmente, os principais âmbitos do uso de drones na mineração são:

– Topografia;
– Mapeamentos (geotécnico, ambiental, geológico, entre outros);
– Inspeções (operações, detonações, etc.);
– Obtenção de imagens com alta resolução (fotos e vídeos).

Saiba mais sobre estes produtos.

uso de drone na mineração

Uso de drones na mineração possui inúmeras aplicabilidades/Foto: Anthoni Rosset/Unsplash

Áreas da mineração beneficiadas pelo uso de drones

Em relação à topografia, o levantamento planialtimétrico (x, y, z) costuma ser o mais utilizado na área da mineração. Com base nas Curvas de Nível, ele consegue identificar a volumetria das pilhas de minério, além de executar um monitoramento periódico.

Quanto aos mapeamentos, o destaque fica por conta da integração entre o Ortomosaico Georreferenciado (Mosaico de Ortofotos) e o Sistema de Informações Geográficas (SIG), a qual viabiliza o estudo das áreas de cava, produção de mapas de análise e localização de intercorrências (estruturas geológicas, falhas de detonação, fraturas, entre outros problemas).

Por meio da utilização do Ortomosaico Georreferenciado e da Nuvem de Pontos (3D), as inspeções com drones na mineração (área de cava) possibilitam que engenheiros e técnicos das companhias possam realizar diversas análises sem a necessidade de estarem in loco, averiguando, por exemplo, o estado de britadores, correias e blocos depois das detonações.

Já na parte da geração de imagens em alta resolução, os drones (sobretudo os multirotores) agregam inúmeros benefícios ao setor da mineração, desde o desenvolvimento de vídeos institucionais, passando pelo registro de eventuais acidentes e chegando até as análises mais variadas possíveis nas áreas de cava (influência sobre estradas, pós-detonação e registros históricos).

Tipos de drones mais utilizados na mineração

Sempre é valido observar que as minas de extração mineral são diferentes umas das outras, o que significa que fatores como a declividade e as características topográficas do terreno devem sempre ser consideradas na hora de identificar a melhor abordagem a ser realizada em um projeto.

Os drones multirotores e quadrirotores costumam ser os mais utilizados na mineração, pois independem de velocidade para sustentação. Dotados de hélices com propulsão vertical, estes equipamentos conseguem ficar estáticos em voo e manter altitude constante em relação ao terreno, além de obterem imagens verticais, oblíquas e até mesmo horizontais em minas profundas. Contudo, outros tipos de drones também podem ser usados, a depender da necessidade do projeto.

5 motivos para a sua empresa investir em drones em 2022

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a compreender a importância dos drones na mineração, e de que forma esses Vants conseguem agregar mais eficiência e segurança a este relevante segmento para a economia brasileira e mundial.

Caso tenha interesse em contratar uma empresa com expertise no assunto, fale com o time de especialistas da Ortopixel agora mesmo. Temos soluções que podem ser aplicadas de acordo com a real necessidade do seu negócio:

(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....