Topografia com drone: principais aplicações no meio ambiente

30 de agosto de 2021 | Levantamento topográfico, Mapeamento Aéreo, Meio Ambiente, Topografia

A topografia com drone pode ter diversas aplicações no meio ambiente, seja para levantamento de dados da fauna e da flora, monitoramentos ou inspeções. Cada vez mais, representantes de órgãos públicos ambientais e empresários têm utilizado a tecnologia avançada dos Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) com o objetivo de agregar eficiência e economia aos seus projetos.

Em relação ao setor privado, a topografia com drone tem sido muito importante ao contribuir para o desenvolvimento, por exemplo, do licenciamento ambiental, documento obrigatório que os empreendedores precisam apresentar aos órgãos reguladores, no qual é descrito de que forma os impactos ao meio ambiente serão minimizados, de modo a garantir a licença.

Antes do desenvolvimento dos drones e suas tecnologias embarcadas, equipes de campo precisavam ser mobilizadas para realizar as inspeções e coleta de dados em Áreas de Proteção Ambiental (APA), Áreas de Proteção Permanente (APP) ou Reserva Legal, o que em algumas situações acabava gerando produtos imprecisos, que deixavam de reproduzir a fidedignidade do terreno analisado.

A topografia com drone, contudo, quando executada por empresas especializadas e profissionais capacitados, tem entregue produtos extremamente completos, como o Ortomosaico Georreferenciado, o qual possibilita a obtenção de coordenadas com alto grau de acurácia – o que inclui, até mesmo, captar dados milimétricos de árvores isoladas em meio à vegetação.

ortomosaico georreferenciado capturado por drone

Topografia com drone possibilita obtenção de dados com maior acurácia e melhor resolução espacial/Foto: Ortopixel

Topografia com drone no meio ambiente – curvas de nível

O levantamento topográfico feito com drones, através da aerofotogrametria, também consegue obter as Curvas de Nível, outro serviço também muito demandado no âmbito do licenciamento ambiental. Conforme vimos em outro artigo recente, publicado aqui no blog da Ortopixel, elas contribuem para a elaboração de mapas topográficos voltados a uma captação mais eficiente quanto ao desnível de um determinado terreno.

Além de auxiliar os empreendimentos quanto ao licenciamento ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a topografia com drone no meio ambiente tem outra aplicação muito importante, voltada à pesquisa científica. O monitoramento dos recursos naturais e as inspeções de fauna são duas áreas que têm se beneficiado bastante nesse sentido. É que esse tipo de vant viabiliza análises muito mais acuradas das regiões analisadas, bem como propicia excelente resolução espacial acerca de animais e plantas tanto de médio, quanto de médio porte.

Listamos sete soluções que a topografia com drone pode oferecer na área ambiental:

  1. Monitoramento de unidades de conservação e áreas de proteção ambiental;
    2. Monitoramento de desastres ambientais;
    3. Acompanhamento de áreas atingidas por deslizamentos ou inundações;
    4. Monitoramento de degradação ambiental;
    5.Monitoramento de supressão vegetal;
    6.Monitoramento de erosão e assoreamento;
    7.Monitoramento de disposição de resíduos.

Você sabia?

Através de sensores específicos localizados nas câmeras, os drones contam com tecnologias de última geração para captação e geração de dados, de maneira rápida, precisa e confiável. Atuando conjuntamente com os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), essas aeronaves não tripuladas são capazes de entregar resultados muito superiores aos dos levantamentos topográficos convencionais, oferecendo, ao mesmo tempo, mais segurança às operações e melhor custo-benefício.

Topografia com drone e meio ambiente: produtos para análises

Entre os principais produtos para análises ambientais gerados via topografia com drone, além dos já citados Ortomosaico Georreferenciado e Curvas de Nível, destacamos também o Modelo Digital de Terreno (MDT), Modelo Digital de Superfície (MDS), e os Modelos 2D e 3D Texturizado.

Em relação aos tipos de câmeras que costumam ser utilizados para este fim, destacamos os modelos RGB; Multiespectrais, cuja capacidade permite obter dados específicos como verificação de estado nutricional de áreas verdes, espécies invasoras e acúmulo de água; e Térmicas, frequentemente usadas para o monitoramento e contagem de espécies, avaliação de propagação de incêndios florestais, estresse hídrico e problemas de eficiência energética.

ortomosaico georreferenciado capturado por drone

Ortomosaico Georreferenciado para análise do uso do solo para a futura área de alagamento da Barragem do Rio Colônia/Foto: Ortopixel

Ortopixel tem experiência em topografia com drone para meio ambiente

Sabia que a Ortopixel tem experiência em topografia com drone em projetos da área ambiental? Em 2017, por exemplo, realizamos em Itapé, na Bahia, um Ortomosaico Georreferenciado para análise do uso do solo voltada à futura área de alagamento da Barragem do Rio Colônia. Na ocasião, foram mapeados 4.985 hectares.

Alguns detalhes importantes deste projeto:

  • Foram realizadas mais de 9.000 fotografias;
  • Foram coletados mais 90 Pontos de coordenadas (controle e check);
  • Resolução GSD de 9 cm/pixel;
  • Padrão de Exatidão Cartográfica A (PEC A) X 7,13 cm, Y 3,11 cm e Z 3,28cm. Total Check Points RMSE 8,45cm;
  • Melhor custo benefício comparado com imagens oriundas de satélite ou avião.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender melhor como a topografia com drone tem sido importante no campo ambiental, oferecendo alternativas modernas, eficientes e com ótimo custo-benefício para projetos dos setores público e privado. Ficou interessado nesse tipo de solução? Entre em contato agora mesmo com o time de profissionais da Ortopixel: (71) 3351-1964 / 99297-8714
[email protected]

Outros posts