Por que o Ortomosaico Georreferenciado é fundamental em grandes áreas?

17 de maio de 2021 | Aerofotogrametria, Georreferenciamento, Levantamento topográfico, Mapeamento Aéreo

Utilizado para diversas finalidades, nas áreas mais variadas, o Ortomosaico Georreferenciado (também conhecido como Mosaico de Ortofotos) é uma representação fotográfica de uma área da superfície terrestre, na qual todos os seus elementos apresentam a mesma escala, livre de erros e deformações, com a mesma validade de um plano cartográfico.

Uma ortofoto – sempre é bom lembrar – pode ser definida como uma fotografia capaz de apresentar imagens de objetos em suas posições cartográficas reais.

Etimologicamente, o prefixo “orto” é proveniente do grego e significa “correto”. Também de provável origem grega, a palavra mosaico, oriunda de “mousaikón”, quer dizer “obra das musas”, e representa um desenho composto por diversos materiais ou fragmentos, que preenchem algum tipo de plano (paredes, pisos, entre outros).

Atualmente, o Ortomosaico Georreferenciado produzido por drones é um dos produtos mais requisitados por diferentes setores da economia. Isso ocorre por conta de diversos fatores, como a facilidade de obtenção de dados, quantidade e qualidade das informações oferecidas pelas imagens aéreas.

Ortomosaico Georreferenciado – vantagens da utilização

E quais são as vantagens de utilizar o Ortomosaico Georreferenciado? Este tipo de produto gerado por drones possibilita realizar medições diretas de distâncias, áreas e ângulos. Além disso, o fato de gerar uma quantidade considerável de dados em uma escala constante simplifica a interpretação dessas informações, algo que uma carta topográfica convencional demandaria mais tempo para entregar.

Ortomosaico de um terreno com vegetação e alguns barracos. Imagem capturada por drone

O Ortomosaico Georreferenciado costuma ser o primeiro resultado entregue em um processamento de imagens produzidas por drones

 

Aplicações para um Ortomosaico Georreferenciado

Ideal para o levantamento topográfico de áreas extensas, as quais necessitam de um planejamento mais amplo e acompanhamento, o Ortomosaico Georreferenciado pode servir a diversos setores. Algumas de suas principais aplicações são:

  • Agricultura (ex: projetos de irrigação);
  • Construção de estradas;
  • Mapeamento de corredor;
  • Projetos geofísicos;
  • Aterros sanitários;
  • Barragens;

Você sabia?

O Ortomosaico Georreferenciado costuma ser o primeiro resultado entregue em um processamento de imagens produzidas por drones, servindo como ponto de partida para outros mapas temáticos, tais como o Modelo Digital de Terreno (MDT), o Modelo Digital de Superfície (MDS) e as Curvas de Nível.

Leia também: MDT e MDS

5 parâmetros técnicos para um Ortomosaico Georreferenciado adequado:

  • Cálculo de área e perímetro;
  • Identificação e Classificação de objetos artificiais e naturais;
  • Vetorização dos objetos para criação de um banco de dados no Sistema de informações Geográficas (SIG);
  • Elaboração de mapeamentos temáticos;
  • Utilização em Projetos Ambientais e Urbanísticos.
Ortomosaico de um terreno com erosão no meio da vegetação. Imagem capturada por drone

Para um resultado assertivo do Ortomosaico Georreferenciado é de suma importância a qualidade geométrica

Planejamento e equipamento adequado

Quando falamos de Ortomosaico Georreferenciado é muito importante que o projeto seja bem planejado. A depender da complexidade do trabalho se faz necessário implementar etapas como locação dos pontos de decolagem e pouso do drone; desenvolvimento de blocos fotogramétricos (áreas de voo com o drone); e distribuição dos pontos de controle e de verificação (obtidos com GNSS Geodésico em modo RTK).

Para um resultado assertivo do Ortomosaico Georreferenciado é de suma importância a qualidade geométrica do mosaico, o que é possível com a escolha correta das câmeras que serão utilizadas para a obtenção das imagens. Nesse sentido, os pontos de controle são relevantes no intuito de executar a orientação do modelo criado. Por sua vez, os pontos de verificação (ou check) contribuem para atestar a acurácia do mosaico produzido.

Ortomosaico de campo verde. Imagem capturada por drone

Ortopixel realizou a análise do uso do solo voltada a futura área de alagamento da barragem

Ortopixel tem expertise em Ortomosaico Georreferenciado

Se a sua organização precisa de Ortomosaico Georreferenciado, saiba que a Ortopixel tem experiência comprovada nessa área. Em nosso site, por exemplo, abordamos um estudo de caso realizado para a obra da Barragem do Rio Colônia, no município de Itapé, na Bahia. Na ocasião, foi realizada a análise do uso do solo voltada a futura área de alagamento da eclusa.

Saiba mais detalhes sobre este projeto da Ortopixel

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe:

(71) 3351-1964/99297-8714
E-mail: [email protected]


Leia também:

Curvas de Nível: o que são, importância e benefícios

As melhores tecnologias embarcadas em drones e suas vantagens

Conheça 4 mitos e verdades sobre topografia com drones

Como a aerofotogrametria com drone pode ajudar o seu negócio

Saiba quais são os principais benefícios do BIM na infraestrutura

Energia eólica e solar ganham eficiência com uso de drones

Outros posts