Utilizado para diversas finalidades, nas áreas mais variadas, o Ortomosaico Georreferenciado (também conhecido como Mosaico de Ortofotos) é uma representação fotográfica de uma área da superfície terrestre, na qual todos os seus elementos apresentam a mesma escala, livre de erros e deformações, com a mesma validade de um plano cartográfico.
Uma ortofoto – sempre é bom lembrar – pode ser definida como uma fotografia capaz de apresentar imagens de objetos em suas posições cartográficas reais.
Etimologicamente, o prefixo “orto” é proveniente do grego e significa “correto”. Também de provável origem grega, a palavra mosaico, oriunda de “mousaikón”, quer dizer “obra das musas”, e representa um desenho composto por diversos materiais ou fragmentos, que preenchem algum tipo de plano (paredes, pisos, entre outros).
Atualmente, o Ortomosaico Georreferenciado produzido por drones é um dos produtos mais requisitados por diferentes setores da economia. Isso ocorre por conta de diversos fatores, como a facilidade de obtenção de dados, quantidade e qualidade das informações oferecidas pelas imagens aéreas.
Ortomosaico Georreferenciado – vantagens da utilização
E quais são as vantagens de utilizar o Ortomosaico Georreferenciado? Este tipo de produto gerado por drones possibilita realizar medições diretas de distâncias, áreas e ângulos. Além disso, o fato de gerar uma quantidade considerável de dados em uma escala constante simplifica a interpretação dessas informações, algo que uma carta topográfica convencional demandaria mais tempo para entregar.
Aplicações para um Ortomosaico Georreferenciado
Ideal para o levantamento topográfico de áreas extensas, as quais necessitam de um planejamento mais amplo e acompanhamento, o Ortomosaico Georreferenciado pode servir a diversos setores. Algumas de suas principais aplicações são:
- Agricultura (ex: projetos de irrigação);
- Construção de estradas;
- Mapeamento de corredor;
- Projetos geofísicos;
- Aterros sanitários;
- Barragens;
Você sabia?
O Ortomosaico Georreferenciado costuma ser o primeiro resultado entregue em um processamento de imagens produzidas por drones, servindo como ponto de partida para outros mapas temáticos, tais como o Modelo Digital de Terreno (MDT), o Modelo Digital de Superfície (MDS) e as Curvas de Nível.
Leia também: MDT e MDS
5 parâmetros técnicos para um Ortomosaico Georreferenciado adequado:
- Cálculo de área e perímetro;
- Identificação e Classificação de objetos artificiais e naturais;
- Vetorização dos objetos para criação de um banco de dados no Sistema de informações Geográficas (SIG);
- Elaboração de mapeamentos temáticos;
- Utilização em Projetos Ambientais e Urbanísticos.
Planejamento e equipamento adequado
Quando falamos de Ortomosaico Georreferenciado é muito importante que o projeto seja bem planejado. A depender da complexidade do trabalho se faz necessário implementar etapas como locação dos pontos de decolagem e pouso do drone; desenvolvimento de blocos fotogramétricos (áreas de voo com o drone); e distribuição dos pontos de controle e de verificação (obtidos com GNSS Geodésico em modo RTK).
Para um resultado assertivo do Ortomosaico Georreferenciado é de suma importância a qualidade geométrica do mosaico, o que é possível com a escolha correta das câmeras que serão utilizadas para a obtenção das imagens. Nesse sentido, os pontos de controle são relevantes no intuito de executar a orientação do modelo criado. Por sua vez, os pontos de verificação (ou check) contribuem para atestar a acurácia do mosaico produzido.
Ortopixel tem expertise em Ortomosaico Georreferenciado
Se a sua organização precisa de Ortomosaico Georreferenciado, saiba que a Ortopixel tem experiência comprovada nessa área. Em nosso site, por exemplo, abordamos um estudo de caso realizado para a obra da Barragem do Rio Colônia, no município de Itapé, na Bahia. Na ocasião, foi realizada a análise do uso do solo voltada a futura área de alagamento da eclusa.
Saiba mais detalhes sobre este projeto da Ortopixel
Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe:
(71) 3351-1964/99297-8714
E-mail: [email protected]
Leia também:
Curvas de Nível: o que são, importância e benefícios
As melhores tecnologias embarcadas em drones e suas vantagens
Conheça 4 mitos e verdades sobre topografia com drones
Como a aerofotogrametria com drone pode ajudar o seu negócio
Saiba quais são os principais benefícios do BIM na infraestrutura