Curvas de Nível: o que são, importância e benefícios

10 de maio de 2021 | Aerofotogrametria, Levantamento topográfico, Mapeamento Aéreo, Modelo 3D

Você já ouviu falar em Curvas de Nível? Grupo de linhas obtidas a partir do levantamento topográfico de uma área ou região específica, as Curvas de Nível conectam pontos que possuem a mesma altitude.

As Curvas de Nível contribuem, por exemplo, para a elaboração de mapas topográficos voltados a uma captação mais eficiente quanto ao desnível de um determinado terreno. Funciona assim: uma grande distância entre elas significa um desnível suave do terreno. Já uma pequena distância representa um desnível maior na área analisada.

Um dos principais benefícios das Curvas de Nível é que elas possibilitam a representação do relevo em áreas distintas do terreno, o que facilita bastante a vida dos profissionais, os quais podem decidir quais dessas extensões são mais indicadas para cada tipo de utilização.

Curvas de nível MDT capturadas por drone

Caso a opção seja pela criação de Curvas de Nível através da aerofotogrametria, se faz necessária a implementação de pontos de controle colocados de forma estratégica

Como criar as Curvas de Nível

Existem duas formas para se criar as Curvas de Nível. A primeira é por meio do levantamento topográfico tradicional. Já a segunda envolve a aerofotogrametria. Independentemente de qual seja a escolhida, podemos dizer que ambas dependem da criação de um Modelo Digital do Terreno (MDT), que viabilizará todos os dados necessários da área a ser trabalhada.

Saiba mais sobre o MDT

Caso a opção seja pela criação de Curvas de Nível através da aerofotogrametria, se faz necessária a implementação de pontos de controle colocados de forma estratégica, cujo objetivo é possibilitar a medição de todos os ângulos de uma imagem real, que resultarão em uma nuvem de pontos.

Curvas de nuvem landfil capturadas por drone

Ao se trabalhar com Curvas de Nível, nossa experiência consolidada na Ortopixel recomenda, sempre que houver possibilidade, desenvolver uma representação 3D do terreno

Curvas de Nível: por que usar?

Setores como os da Construção Civil e Ambiental recorrem, cada vez mais às Curvas de Nível, uma vez que elas conseguem a documentação do relevo do terreno de modo simplificado, graças a sua facilidade de reprodução.

Ao se trabalhar com Curvas de Nível, nossa experiência consolidada na Ortopixel recomenda, sempre que houver possibilidade, desenvolver uma representação 3D do terreno, a qual possa ser aferida por um profissional externo. O objetivo, com isso, é assegurar a acurácia do levantamento topográfico, um fator crucial para a eficácia do trabalho.

Você sabia?

Como representam a declividade do terreno, as Curvas de Nível são muito utilizadas em projetos de planejamento de plantio mecanizado, volumetria, terraceamento, corte e aterro, mas também possuem outros tipos de usos.

Curvas de nível Landfil MDT 3D capturadas por drone

Entre as vantagens em relação ao modelo tradicional, estão o nível de detalhamento do terreno

Curvas de nível e drones

Com o desenvolvimento tecnológico dos drones, o desempenho das Curvas de Nível foi ainda mais potencializado. Entre as vantagens em relação ao modelo tradicional, estão o nível de detalhamento do terreno – muito superior em relação a quantidade de pontos criados -, a produtividade e o custo-benefício.

Listamos outras aplicações importantes acerca das Curvas de Nível:

  • Projetos de irrigação;
  • Sistematização de área;
  • Delimitação de bacias hidrográficas.

Case da Ortopixel com Curvas de Nível

Um dos cases de sucesso da trajetória da Ortopixel incluiu o desenvolvimento de um levantamento topográfico planialtimétrico com Curvas de Nível (com equidistância de 1 em 1 metro), realizado na Serra do Conduru, em Uruçuca, no interior da Bahia. Para saber mais sobre este trabalho, que abrangeu uma área de 8 hectares (80.000 m²), clique aqui

Lembre-se sempre: em se tratando de Curvas de Nível, o amplo conhecimento sobre o terreno é fundamental para o seu projeto. Ao adotar os procedimentos corretos nesse nível, sua obra e/ou projeto tem mais chances de se desenvolver com fuidez, desde o planejamento, passando pela terraplanagem até chegar à conclusão de todos os processos envolvidos.

Precisa de uma empresa que trabalha com Curvas de Nível e drones? Fale agora mesmo com a Ortopixel:

(71) 3351-1964/99297-8714

E-mail: [email protected]

———————————————————————————————–

Leia mais:

As melhores tecnologias embarcadas em drones e suas vantagens

Conheça 4 mitos e verdades sobre topografia com drones

Como a aerofotogrametria com drone pode ajudar o seu negócio

Saiba quais são os principais benefícios do BIM na infraestrutura

Energia eólica e solar ganham eficiência com uso de drones

Outros posts