Aplicações do Mapeamento Aéreo com Drones

11 de julho de 2022 | Mapeamento Aéreo

A utilização do mapeamento aéreo ou topografia com drones perpassa por uma série de aplicações para quem se apropria deste recurso. No entanto, ainda existem dúvidas sobre a individualização do uso de drone para cada aplicação, mas isto decorre deste equipamento ser uma ferramenta de captura de imagens, que após serem processadas são capazes de criar produtos cartográficos e, a partir destes materiais, gerar soluções para segmentos distintos do mercado de engenharia. Neste artigo, você conhecerá melhor sobre as aplicações do mapeamento aéreo com drones.

Principais aplicações do mapeamento aéreo com drones

Partindo do pressuposto de que as informações do terreno – a topografia – é o produto basilar gerado pela fotogrametria com drones, é possível analisar a utilização deste recurso no levantamento das características do terreno que, mais adiante, serão aplicadas em diversos projetos de engenharia, sobretudo para pré-projeto. A topografia é também administrada para implementar o projeto no terreno e acompanhar o desenvolvimento deste espaço.

Nesse sentido, o drone não é melhor que a estação total ou vice-versa, embora os dois ofereçam ótimos resultados, mas o que diferencia a escolha e consequente utilização de uma ou outra é o escopo do projeto. É muito natural utilizar as duas tecnologias: o drone para estudo de viabilidade, planejamento, acompanhamento e a estação total para implantação do projeto. Desta forma, a agilidade e o detalhamento na realização do projeto são viáveis através do uso de drone.

Leia mais

Aplicações do mapeamento aéreo com drones

Aplicações do mapeamento aéreo com drones em diferentes nichos de mercado

A OrtoPixel é referência em todo território brasileiro na prestação e desenvolvimento de produtos com Drones e Vants para aplicações em diversos segmentos profissionais, tais como: agricultura, construção civil, meio ambiente, mineração, urbanismo, indústrias, arquitetura.

Na agricultura, a utilização da topografia com drones é aplicada na análise do relevo, na divisão dos talhões, no planejamento das curvas de nível e do sentido do plantio, por exemplo. Já no pós-plantio, o levantamento dos indicadores quantitativos e qualitativos para verificação da qualidade e do desenvolvimento da cultura, tais como: classificação de falhas, contagem de plantas, saúde da vegetação acontecem a partir dos mosaicos de ortofotos.

Nesse contexto, os índices de vegetação como o NDVI e NDRE para analisar a saúde do plantio são praticáveis com o uso de câmeras multiespectrais. Todavia, no meio ambiente é possível calcular e delimitar reserva legal, área de preservação permanente, mensuração de queimadas, desmatamento, classificação do uso e ocupação do solo, licenciamento ambiental, entre outras soluções.

A chegada dos Drones na agricultura, indústria do Agronegócio, foi um grande salto tecnológico. Com as Soluções da OrtoPixel é possível utilizar todo potencial da Inteligência Geográfica aplicadas as técnicas de Agricultura de Precisão, trazendo análises e mapas específicos, afim de facilitar o entendimento e o gerenciamento das operações agrícolas.

Tecnologia ampla para atuação em vários segmentos de mercado

A utilização da topografia com drones na mineração é praticada em função da segurança dos operadores, que não precisam se arriscar em lugares destinados a coletar pontos. Outra aplicação tradicional consiste na quantificação das pilhas de minérios para a gestão de estoque dos ativos da mina.

Essa tecnologia pode atuar em todas as etapas de uma mineradora: rocha, perfuração, desmonte por explosivos, carregamento, transporte, britagens, pulmões, transportadores de correias, peneiramento, produtos e venda. Por meio de mapeamento, topografia, inspeções e registros (fotos e vídeos), dados precisos são obtidos e a segurança dos profissionais garantida.

Na construção civil, a aplicação principal não é diferente da utilização nos segmentos anteriores. Embasada na topografia, é utilizada para levantar informações do terreno para os estudos prévios como traçado, declividade, necessidade de corte e aterro, além disso, também pode ser utilizada para mensurar a evolução da obra e gerenciar os profissionais e equipamentos alocados na obra.

A construção civil é uma área que envolve atividades que necessitam de constantes inspeções e medições para garantir a boa qualidade da execução de uma obra, bem como assegurar a vida dos profissionais envolvidos, que muitas vezes acabam se expondo a atividades de alto risco.

Desta forma, com o avanço da tecnologia, os drones se apresentam como grandes aliados neste campo. Com os drones, é possível realizar levantamentos técnicos e inspeções com maior eficiência e com uma alta riqueza de detalhes.

As aplicações dos drones no mercado de mapeamento aéreo são vastas. O produto base é a cartográfica, ou seja, a topografia do terreno. Em síntese, o desafio dos especialistas em drones é gerar a base cartográfica com qualidade e extrair as informações para levar soluções aos diferentes nichos de mercado.

As aplicações dos drones no mercado de mapeamento aéreo são vastas

Soluções da OrtoPixel para o meio ambiente

O uso das Aplicações de Geotecnologias não somente permite alcançar essas exigências de maneira rápida e eficiente, mas também são essenciais para o Licenciamento, Monitoramento, Estudos e Sistemas de Gestão Ambiental. Uma das aplicações mais eficazes das Geotecnologias na Gestão do Meio Ambiente são os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTS/DRONES).

Por meio de sensores (câmeras) específicos, as Aeronaves apresentam tecnologias primordiais para captação e geração de dados, de maneira rápida, precisa e confiável.

Ortopixel e as expertises no Urbanismo, em Indústrias e na Arquitetura

Na maioria dos casos, as técnicas da geotecnologia tradicional não suprem as necessidades de forma tão eficiente quanto outras tecnologias novas podem oferecer. Por isso, os drones se tornaram ferramentas de aquisição de dados que são grandes aliadas às práticas de geotecnologia. São equipamentos que podem sobrevoar e percorrer grandes cidades a baixas altitudes e capturar em alta resolução e precisão muitos detalhes dos elementos que são levantados, muitas vezes essenciais para uma eficiente tomada de decisão e realização de planejamentos urbanos.

As instalações industriais devem ser constantemente monitoradas para a manutenção dos sistemas e de toda infraestrutura. Esse acompanhamento é necessário para garantia da produtividade, segurança e eficiência contínuas. Com a utilização dos drones estas atividades de alto risco permitem que as mesmas sejam realizadas de forma remota com total segurança aos profissionais envolvidos.

Vantagens do uso de drones em indústrias 

Em contrapartida, os protocolos de segurança e manutenção em parques industriais, dos mais diversos tipos, precisam ser seguidos à risca, pois essa é uma das áreas que mais possui riscos operacionais.

No processo industrial, os drones reduzem os riscos ocupacionais, principalmente nas atividades de inspeções de estruturas em espaços abertos e confinados. Além disso, por meio dessa tecnologia, associada a outras como laser scaners, podem ser desenvolvidos modelos tridimensionais com alta precisão para cadastramento de plantas.

Todavia, a utilização dos drones no campo da Arquitetura viabiliza levantamentos cadastrais com alto nível de detalhes e informações sobre a edificação e o terreno levantados com menor custo e tempo operacional. Além disso, possibilita a atuação em canteiros de obra de forma remota, aumentando a segurança do trabalho dos profissionais envolvidos nestas operações.

Contudo, a possibilidade de utilizar uma câmera embarcada em uma aeronave compacta e remotamente pilotada expandiu as metodologias das tecnologias existentes para suprir ou aliar técnicas tradicionais de atividades realizadas no mercado da arquitetura. O levantamento cadastral de edificações é a maior aplicação do uso dos drones neste segmento de mercado.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre as aplicações do mapeamento aéreo com drones.

Caso tenha interesse nesse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da OrtoPixel: (71) 3351.1964/99297.8714 | [email protected].

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....