Como funciona o levantamento cadastral arquitetônico com drones

19 de janeiro de 2022 | Cadastro Arquitetônico

O Levantamento Cadastral Arquitetônico com drones é uma das principais aplicabilidades da utilização desse tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) no setor da arquitetura. Entre as suas vantagens estão o elevado nível de detalhamento e confiabilidade das informações.

Primeiramente iremos explicar o que é o Levantamento Cadastral Arquitetônico. Criado antes mesmo do Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Legal e Projeto Executivo, o Levantamento Cadastral Arquitetônico é uma das etapas mais importantes de uma construção.

Leia também: 5 motivos para a sua empresa investir em serviços de drone em 2022 

É por meio do Levantamento Cadastral Arquitetônico, por exemplo, que os profissionais da arquitetura executam a medição do prédio, observando os detalhes de como foi construído. Posteriormente, as informações coletadas são graficamente representadas em plantas baixas e elevações, servindo a projetos de inúmeras naturezas (estruturais, hidráulicos, elétricos, arquitetônicos, entre outros).

Importância do Levantamento Cadastral Arquitetônico

As edificações mais antigas costumam carecer de registros. Muitas vezes essas informações acabam perdidas, rasuradas ou deterioradas. Ocorre que os arquitetos, engenheiros, arqueólogos e demais profissionais ligados à construção civil precisam de um determinado grupo de dados para realizarem o trabalho. É aí que entra o Levantamento Cadastral Arquitetônico.

Vantagens do Levantamento Cadastral Arquitetônico com drones:

Entre as principais vantagens do Levantamento Cadastral Arquitetônico com drones, em comparação com os métodos convencionais de medição, destacamos:

  • Obtenção de imagens precisas e detalhadas da edificação;
  • Captura de feições complexas, irregulares e de acesso complicado para a medição;
  • Geometria, texturas e medição de danos em relação ao estado de conservação do prédio;
  • Levantamento de dados de forma ágil e eficiente;
  • Melhor custo-benefício;
  • Mais segurança, uma vez que não é preciso utilizar plataformas elevadas ou andaimes;
  • Equipes mais enxutas;
  • Facilidade para o transporte de equipamentos (basicamente, drone e sensor).
Ortofotos das edificações levantadas é um dos produtos gerados no Levantamento Cadastral Arquitetônico

Ortofotos das edificações levantadas é um dos produtos gerados no Levantamento Cadastral Arquitetônico/Foto: Ortopixel

Principais produtos gerados no Levantamento Cadastral Arquitetônico com drones:

Há uma série de produtos que podem ser gerados no Levantamento Cadastral Arquitetônico com drones. Os principais são o Modelo Tridimensional de Nuvem de Pontos; Modelo BIM; Ortofotos; e Vetorização. Resumiremos brevemente cada um deles para um melhor entendimento.

Modelo Tridimensional de Nuvem de Pontos: de fundamental importância para o Levantamento Cadastral Arquitetônico, o Modelo Tridimensional de Nuvem de Pontos consegui reconstituir, digitalmente, o objeto levantado. Com base nisso, a análise detalhada da edificação torna-se viável, bem como a documentação de todos os seus elementos, o que contribui, por exemplo, para a execução de projetos de ampliação, reforma ou restauro.

Modelo BIM: se você acompanha com frequência o blog da Ortopixel, já deve ter lido nossa série de artigos sobre o Modelo BIM. No caso específico do Levantamento Cadastral Arquitetônico, o software BIM atua incorporando o modelo tridimensional de nuvem de pontos, contribuindo para modelagem de elementos e planos de intervenções.

Leia também: Drones, BIM e Arquitetura: veja quais são as vantagens

Ortofotos: muito utilizadas para a documentação arquitetônica de edificações históricas, as Ortofotos são produtos em segunda dimensão ortorretificados e de alta resolução, os quais possibilitam a visualização detalhada de elementos dispostos nas fachadas, tais como estado de conservação e cores, o que viabiliza uma melhor percepção quanto aos danos do objeto analisado.

Vetorização: por sua vez, a Vetorização permite a visualização de todos os elementos visíveis de um objeto levantado, utilizando as ortofotos produzidas – algo muito frequente no que se refere às edificações históricas ou muito complexas – as quais costumam ter a riqueza de detalhes como principal característica.

Um dos nossos projetos de sucesso nessa área foi realizado na Igreja de Itaperoá, em Itaporanga da Ajuda (SE)

Um dos nossos projetos de sucesso nessa área foi realizado na Igreja de Itaperoá, em Itaporanga da Ajuda (SE)/Foto: Ortopixel

Projetos da Ortopixel

Sabia que a Ortopixel possui expertise quando o assunto é Levantamento Cadastral Arquitetônico com drones? Um dos nossos projetos de sucesso nessa área foi realizado na Igreja de Itaperoá, em Itaporanga da Ajuda (SE). Na ocasião, a empresa aplicou a técnica da aerofotogrametria com a finalidade de obter o modelo tridimensional e ortofotos das fachadas.

Saiba mais

Outro case de sucesso da Ortopixel na área do Levantamento Cadastral Arquitetônico com drones teve como foco três edificações de um hospital de Salvador. A reconstituição digital das unidades – construções complexas e de grande porte – foi realizada nessa oportunidade. Destaque para a agilidade da metodologia empregada neste trabalho: o estágio de obtenção das imagens em campo precisou de um único dia para cada unidade.

Saiba mais

Gostou deste artigo? Caso tenha interesse em contar com o Levantamento Cadastral Arquitetônico com drones, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Ortopixel:

(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]

Outros posts

Principais aplicações de drones na mineração

Principais aplicações de drones na mineração

Antes de mais nada, as principais aplicações de drones na mineração implicam na redução de custos, ampla segurança, maior precisão e possibilidade de acesso a áreas remotas. Esses são alguns dos benefícios usufruídos pelas empresas que incluem o drone como um parceiro...

Drones em áreas de mineração

Drones em áreas de mineração

A utilização eficaz de drones no mapeamento e na inspeção de áreas de mineração é respaldada nas inúmeras vantagens desse tipo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), que passam pela atuação segura, ágil e eficiente em locais de difícil acesso. Neste artigo, você...