Drone, BIM e Arquitetura: quais são as vantagens?

26 de fevereiro de 2021 | Arquitetura, BIM

Já ouviu falar nos benefícios da utilização de drone e tecnologia BIM na arquitetura? Aqui no blog da Ortopixel, mostramos recentemente como a integração desse tipo de Vant com a modelagem de informação tem revolucionado os setores da construção civil e infraestrutura.

É importante lembrar que a tecnologia BIM – este conceito não deve ser compreendido apenas como um simples software – tem como objetivo especificar e reunir tanto as informações como as aptidões dos projetos construtivos. Em outras palavras, BIM é uma metodologia que permite criar simulações digitais, manejando, de maneira coordenada, todos os dados de um projeto.

Isso significa dizer que, com a tecnologia BIM, as atividades de construção, fabricação e aquisição no canteiro de obras tornam-se muito mais eficientes, uma vez que passam a contar com o auxílio de dados extremamente importantes e precisos para o projeto.

Por sua vez, a utilização de drone na arquitetura possibilita a elaboração de levantamentos cadastrais com alto nível de detalhes e informações, tanto sobre a edificação quanto em relação ao terreno inspecionado com menor custo e tempo operacional. Além disso, possibilita a atuação em canteiros de obra de forma remota, aumentando assim a segurança do trabalho dos profissionais envolvidos nestas construções.

Uso integrado de drone e BIM na arquitetura agrega inúmeros benefícios aos projetos

Uso integrado de drone e BIM na arquitetura agrega inúmeros benefícios aos projetos

Vantagens do drone e do BIM na arquitetura

Um dos principais benefícios da metodologia BIM é que ela permite o trabalho conjunto de arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros atores relevantes em um único processo compartilhado, inteligente e eficiente.

Talvez você ainda não saiba, mas os dados coletados pelos sensores dos drones são capazes de produzir ortomosaicos georreferenciados, modelos 3D, nuvens de pontos e modelos de superfícies digitais. Uma vez utilizadas juntamente com sistemas GPS, essas imagens podem ser visualizadas em 2D e 3D nos softwares BIM.

Drone e BIM na arquitetura: onde aplicar?

Com os drones o processo de modelagem 3D é facilitado, tornando o processamento dos softwares BIM mais econômico, rápido e fácil, pois elimina a necessidade de plantas baixas e de sensores de escaneamento de alto custo. Entre as utilizações possíveis de drone e BIM na arquitetura estão a manutenção de prédios; análise de eficiência térmica; o acompanhamento das etapas de construção e o monitoramento de segurança.

Uma das principais vantagens quanto ao uso de drone e BIM na arquitetura está no levantamento cadastral de edificações, sobretudo na área de conservação de prédios históricos.

Ao utilizar técnicas como a aerofotogrametria e o dense stereo matching, torna-se viável reconstituir em formato digital 3D qualquer objeto físico a partir de fotografias. Através da automatização, essa metodologia agrega os seguintes benefícios:

  • Mais eficiência quanto a prazos;
  • Economia de custos;
  • Garantia de segurança;
  • Maior riqueza de detalhes no levantamento;
  • O BIM aumenta a assertividade, reduz o retrabalho e permite entregar melhores resultados, melhorando a performance dos escritórios de arquitetura.
Utilização de drone e BIM na arquitetura veio para ficar

Utilização de drone e BIM na arquitetura veio para ficar

Levantamento cadastral arquitetônico com drone e BIM

A modelagem BIM está entre os quatro principais produtos que podem ser gerados no levantamento cadastral arquitetônico (https://ortopixel.com.br/portfolio/) com uso de drone. Os demais são o modelo tridimensional de nuvem de pontos, ortofotos e vetorização.

O modelo tridimensional de nuvens de pontos que é gerado através da varredura de imagens de uma edificação é inserido na tecnologia BIM, e serve como base para a modelagem dos elementos existentes para a sua compreensão e posterior realização de planejamento de intervenções.

Você sabia?

De acordo com o portal ArchDaily, o BIM pode ser considerado uma espécie de catálogo de materiais modelados, melhorando a maneira como as especificações técnicas do projeto são transferidas para os responsáveis pela construção.

Por que contratar?

Em um levantamento cadastral arquitetônico, obter todos os detalhes dos elementos presentes na edificação é algo imprescindível. Com o drone é possível percorrer todo o prédio e realizar uma varredura fotográfica completa dos ambientes. A partir dessas imagens o objeto reportado pode ser digitalmente constituído, produzindo um modelo tridimensional em formato de nuvem de pontos.

Com base neste modelo fica mais fácil analisar a edificação em todos os seus detalhes, documentar todos os seus elementos e compreender o objeto como um todo para futuras tomadas de decisão em possíveis intervenções como restauro, reforma ou ampliação.

Centro de Pesquisas Haier Global, em Qingdao, na China.

Centro de Pesquisas Haier Global, em Qingdao, na China. Todo o projeto é feito em BIM, modelagem que permite a correção dos desenhos de todas as disciplinas para melhorar ao máximo a qualidade do espaço e assegurar que não haja retrabalho.

Para saber mais sobre a modelagem BIM, assista a este vídeo da NBS:

https://www.youtube.com/watch?v=_beeFtrgQJE

Gostou deste artigo? Esperamos ter esclarecido ao máximo como a utilização de drone e modelagem BIM pode ser extremamente útil a arquitetura.

Caso tenha interesse em saber mais sobre as soluções que a Ortopixel pode oferecer ao seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo:

[email protected]

(71) 3351.1964/99297.8714


Leia também:

O que é BIM e como os drones são inseridos nessa tecnologia 

Saiba quais são os principais benefícios do BIM na Infraestrutura

Drones e BIM: como a tecnologia pode revolucionar a construção civil

Inspeção com drone: Possibilidades e soluções

Saiba as vantagens do uso de drone na construção civil

Outros posts

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Importância da batimetria e agrimensura na topografia com drone

Partindo do pressuposto de que a topografia é repleta de vantagens e permite análises e planejamentos cada vez mais estratégicos e precisos, através de levantamentos bem detalhados, é possível trazer ao centro do debate dois fenômenos valiosos - batimetria e...

Vantagens da topografia com drone

Vantagens da topografia com drone

A topografia com drone chegou ao mercado tecnológico anunciando inúmeras oportunidades para as empresas. As vantagens para empresas que utilizam a topografia com drone permitem análises e planejamentos cada vez mais precisos, através de levantamentos bem detalhados....