Sabia que é possível realizar a inspeção com drone em coberturas e fachadas de prédios? Nos últimos anos, o setor de arquitetura tem percebido os inúmeros benefícios que este tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) é capaz de oferecer ao segmento das edificações.
Entre os benefícios mais significativos da inspeção com drone em coberturas e fachadas podemos destacar a identificação de anormalidades (revestimento oco, fissuras, telhas quebradas, corrosão, danificação de rufos e trincas).
Leia também: Drone, BIM e Arquitetura: saiba quais são as vantagens
Graças as tecnologias embarcadas aos drones, o que inclui câmeras e sensores de última geração, a inspeção com drone em coberturas e fachadas ainda proporciona, entre os seus benefícios, levantamentos cadastrais com alto nível de detalhamento (construção e terreno), otimização do tempo operacional e melhor custo-benefício.
Além disso, outra vantagem significativa da inspeção com drone em coberturas e fachadas diz respeito ao fator segurança. É que a utilização desse tipo de Vant para serviços arquitetônicos é executada remotamente, o que dispensa a necessidade de equipes de profissionais atuando in loco em áreas que representam risco laboral.
Como é feita a inspeção com drone em coberturas e fachadas?
Quando o assunto é inspeção com drone em coberturas e fachadas, há várias metodologias que podem ser empregadas. Nesse caso, tudo depende da necessidade do serviço em si. Atualmente, a principal requisição diz respeito ao levantamento cadastral de edifícios por meio da aerofotogrametria e do Dense Stereo Matching (DSM).
O principal diferencial destas metodologias recém citadas é o fato de que elas possibilitam a reconstituição (em 3D) digital dos objetos físicos com base nas fotografias geradas. Por meio da automatização dos processos, fatores imprescindíveis como qualidade dos detalhes, prazos e segurança ganham muito mais eficiência do que tinham com os métodos convencionais.
Outras aplicações para a inspeção com drone em coberturas e fachadas
Entre as aplicações mais frequentes também merecem destaque a fiscalização, o acompanhamento e a inspeção de obras; o estudo de conforto ambiental (ventilação e incidência do sol) e monitoramento de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos.
Nesse sentido, os especialistas em arquitetura ressaltam que conhecer profundamente o histórico de cada edifício é fundamental, uma vez que cada tipo de revestimento conta com uma particularidade e pode apresentar diferentes anomalias.
4 principais produtos gerados com o uso de drones no levantamento cadastral arquitetônico:
- Nuvem de pontos (modelo tridimensional);
- Modelo BIM;
- Mosaico de Ortofotos;
- Vetorização.
Ortopixel tem experiência em inspeção com drone em coberturas e fachadas
Contratar uma empresa que ofereça soluções com drone e, ao mesmo tempo, tenha experiência e credibilidade comprovadas no mercado é muito importante para não cair em armadilhas que podem sair bem caras ao seu negócio.
A Ortopixel, por exemplo, tem expertise em inspeção com drone em coberturas e fachadas. Um dos cases realizados pela empresa foi executado no condomínio Green Life, em Salvador (BA), cuja finalidade foi propiciar a análise das fachadas dos prédios.
Nesse caso específico, a Ortopixel não só gerou as imagens das edificações como promoveu a análise das fotografias obtidas em escritório, quando pôde identificar a existência de anomalias e danos, tais como pinturas desgastadas, marcas de umidade e fissuras. Desse modo, a empresa contribuiu para que o contratante pudesse sanar os problemas apontados.
Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha adquirido um conhecimento relevante e útil sobre inspeção com drone em coberturas e fachadas, um tipo de serviço que tem crescido, consideravelmente, no mercado arquitetônico, gerando melhores resultados e menos custos aos empreendedores, além de mais segurança aos trabalhadores.
Caso tenha interesse nesse tipo de serviço, entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da Ortopixel:
(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]