Levantamento topográfico com drones: veja motivos para utilizar

15 de março de 2021 | Levantamento topográfico, Topografia

O levantamento topográfico com drones é uma realidade que tem se consolidado em boa parte do mundo nos últimos anos.

No Brasil, organizações de diferentes setores percebem cada vez mais, no levantamento topográfico com drones, uma excelente oportunidade para tornarem seus processos mais eficientes, seguros e com melhor custo-benefício.

Recentemente, vimos aqui no blog da Ortopixel como o que é e como funciona a topografia com drones (https://ortopixel.com.br/topografia-com-drones-o-que-e-importancia-e-como-funciona/). Já neste presente artigo, iremos abordar com mais profundidade os motivos para utilizar o levantamento topográfico com drones.

Antes realizado quase que, exclusivamente, por profissionais operando estações totais GPS, o levantamento topográfico ganhou nos últimos anos o poderoso auxílio dos drones, Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) dotados de tecnologia extremamente avançada, utilizados em larga escala no desenvolvimento de diversas atividades econômicas (saiba mais na seção “Áreas de Atuação” em nosso site: https://ortopixel.com.br/).

Levantamento topográfico com drones: por que usar?

Eficiência – um dos principais benefícios do levantamento topográfico com drones é a obtenção de trabalhos mais eficientes, minuciosos e precisos, o que possibilita relatórios mais detalhados – sempre é válido lembrar que o levantamento topográfico representa o primeiro passo de qualquer construção em desenvolvimento, uma vez que examina a situação do solo em que a obra estará localizada. Nesse sentido, o máximo de informações (em ótima qualidade) é fundamental.

O levantamento topográfico com drones tem a vantagem de contar com um vant capaz de traçar voos mais baixos, o que se torna inviável utilizando aviões, por exemplo. Com isso, consegue elevado nível de precisão e análise de terreno, de modo remoto e ágil, mesmo nos casos de grandes áreas de extensão. Os setores ambiental, industrial, agropecuário e urbanista estão entre os que mais tendem a se beneficiar nesse quesito.

Levantamento topográfico com drones: MDT é capaz de conseguir a representação exata do objeto de levantamento

Levantamento topográfico com drones: MDT é capaz de conseguir a representação exata do objeto de levantamento

Uma das inovações utilizadas no levantamento topográfico com drones atende pelo nome de MDT (Modelo Digital de Terreno), que é capaz de conseguir a representação exata do objeto de levantamento ao usar a triangulação de pontos expostos tanto do terreno quanto da classificação de elementos de superfície. Saiba mais sobre o MDT: https://ortopixel.com.br/produtos/

Você sabia?

A classificação da Nuvem de Pontos é uma das etapas fundamentais para realização do Levantamento Topográfico Planialtimétrico com Drones. Por meio da classificação, o MDT é gerado e as Curvas de Nível são constituídas com base nos aspectos do terreno.

Levantamento Topográfico Planialtimétrico

Levantamento Topográfico Planialtimétrico com drones passa por diversas etapas de planejamento e execução

Outra possibilidade bem interessante viabilizada pelo levantamento topográfico com drones diz respeito ao MDS (Modelo Digital de Superfície), aplicação que pode ser muito importante para segmentos como construção civil e arquitetura, pois consegue obter, integralmente, os dados de elementos dispostos na área levantada, o que abrange, inclusive possíveis vegetações no terreno e construções.

Segurança – uma vantagem significativa do levantamento topográfico com drones é o fator segurança. Sem os vants, equipes inteiras de profissionais precisavam se arriscar em áreas inóspitas, de difícil acesso, como silos industriais, prédios altos, barragens e minas. Com eles, os riscos são quase nulos, pois agregam um potencial de acessibilidade muito maior. Dessa forma, os trabalhadores podem se ocupar com outras funções.

Economia – Tamanho da equipe, modelo de entrega do resultado e prazo de execução são apenas alguns dos fatores a se considerar acerca de um levantamento topográfico. Além destes, podemos citar extensão da área, acessibilidade e relevo. Com base nisso, qualquer falha de planejamento pode onerar – e muito – o projeto. Ninguém quer isso, não é mesmo?

É aí que entra o levantamento topográfico com drones. Utilizando esse modelo, você consegue ampliar sua capacidade de cobertura diária, exclui o risco de acidentes no trabalho e executa o voo com apenas um operador, a depender do nível de complexidade do projeto.

Listamos cinco vantagens do levantamento topográfico com drones:

  • 30 vezes mais eficiente que levantamento com RTK ou Estação Total;
  • Precisão posicional centimétrica inserida no Padrão de Exatidão Cartográfica A (PEC A);
  • Produto exclusivo como o Modelo Digital de Superfície (MDS);
  • Produtos mais fidedignos ao terreno como Modelo Digital de Terreno (MDT) e Curvas de Nível;
  • Melhor custo-benefício.

Case da Ortopixel com levantamento topográfico com drones

Caso você esteja precisando de soluções em levantamento topográfico com drones, saiba que a Ortopixel é a melhor opção do mercado brasileiro. A empresa tem expertise no assunto. Um de nossos principais cases nessa área foi a realização de um levantamento topográfico planialtimétrico com curvas de nível na Serra do Conduru, em Uruçuba (BA). Saiba mais: https://ortopixel.com.br/projeto/levantamento-topografico-com-drone/

Para mais informações, entre em contato conosco agora mesmo:

[email protected]

(71) 3351.1964/99297.8714


Leia também:

Topografia com drones: o que é, importância e como funciona

Saiba quais são os principais benefícios do BIM na Infraestrutura

Drones e BIM: como a tecnologia pode revolucionar a construção civil

Inspeção com drone: Possibilidades e soluções

Saiba as vantagens do uso de drone na construção civil

Outros posts