Mapeamento com drones em grandes áreas: o guia completo

22 de dezembro de 2021 | Aerofotogrametria, Mapeamento Aéreo

Mapear terrenos muito extensos envolve uma série de desafios, tais como a dificuldade de manter o campo de visão e assegurar a segurança da equipe de trabalho. Felizmente, com o avanço da tecnologia, hoje já é possível realizar o mapeamento com drones em grandes áreas.

Alguns setores específicos, como as indústrias da agricultura, mineração e dos projetos de urbanismo possuem a necessidade de mapear terrenos extensos. O mesmo se aplica ao segmento ambiental,  seja para fins de fiscalização ou mesmo levantamento de dados referentes à fauna e flora. Daí a importância do mapeamento com drones em grandes áreas.

Desvantagens do mapeamento convencional

Até o desenvolvimento das tecnologias embarcadas em Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), o mapeamento de grandes áreas era feito, basicamente, de duas formas: com as chamadas estações totais – instaladas em pontos específicos do terreno – ou por meio de aeronaves tripuladas.

O problema é que, salvo algumas exceções pontuais, o mapeamento convencional resultava em mapas inconsistentes, falhas de cobertura, baixo nível de sobreposição, maior tempo de processamento, perda por completo de missões (necessidade de retornar a campo) e, consequentemente, comprometimento do investimento empregado.

Mapeamento em grandes áreas: algumas premissas

A nossa experiência aqui na Ortopixel recomenda, quando o assunto é o mapeamento de grandes áreas, atender a algumas premissas, entre as quais considerar sempre a extensão do terreno a ser mapeado, bem como levar em conta a acurácia e precisão a serem atingidas de acordo com os objetivos traçados pelo projeto. O uso dos equipamentos adequados em nível de tecnologia também é imprescindível.

Uso de drones para o mapeamento em grandes áreas conta com uma série de vantagens

Uso de drones para o mapeamento em grandes áreas conta com uma série de vantagens/Foto: Sam McGhee /Unsplash

Benefícios do uso de drones para o mapeamento em grandes áreas

Há uma série de benefícios ao se utilizar os drones para o mapeamento em grandes áreas. Listamos alguns dos principais:

  • Precisão e acurácia: os drones e suas tecnologias embarcadas possibilitam registrar fotos e vídeos de alta definição, possibilitando toda uma riqueza de detalhes para a elaboração de relatórios. Além disso, a chance de erros é consideravelmente menor em comparação com as medições tradicionais;
  • Custo-benefício: os valores de investimento para o mapeamento com drones em grandes áreas varia de acordo com a complexidade de cada projeto, mas, em linhas gerais, podemos afirmar que o custo-benefício costuma ser maior em relação ao serviço de levantamento convencional;
  • Segurança: os drones conseguem voar sobre centenas de hectares de área em menos de quarenta minutos (e de forma remota). Dessa forma, evita-se a necessidade de expor numerosas equipes em campo, preservando-as de riscos laborais, tais como contato com áreas inóspitas, animais selvagens, elementos químicos altamente tóxicos, entre outros;
  • Inovação: os drones são equipamentos modernos dotados de alta tecnologia com grande potencial em diversas áreas de atuação. São Vants equipados com câmeras e sistemas de posicionamento embarcados que proporcionam a obtenção de vários produtos e aplicação de técnicas de levantamento e mapeamento aéreo.

Saiba também

Os drones de asas fixas são muito indicados para o mapeamento em grandes áreas, uma vez que são capazes de embarcar GPS de alta precisão, como o sistema Real Time Kinematic (RTK). Essa metodologia integrada de georreferenciamento viabiliza ganhos de até 50% no período da atividade em campo.

Principais produtos gerados pelo uso de drones no mapeamento de grandes áreas

Diversos produtos podem ser gerados pelo uso de drones no mapeamento de grandes áreas. Destacamos duas das possibilidades mais requisitadas, considerando sua importância para esse tipo de trabalho e os resultados que são capazes de entregar:

As Curvas de Nível são muito utilizadas em projetos de planejamento de plantio mecanizado, volumetria, terraceamento, corte e aterro

As Curvas de Nível são muito utilizadas em projetos de planejamento de plantio mecanizado, volumetria, terraceamento, corte e aterro/Imagem: Ortopixel

Curvas de Nível

Por meio da aerofotogrametria são obtidos milhões de pontos do objeto de interesse, de forma rápida e remota, o que possibilita levantamentos de grandes áreas sem a necessidade de percorrer toda a sua extensão, e ainda com alto nível de precisão, detalhamento e fidedignidade do terreno.

Como representam a declividade do terreno, as Curvas de Nível são muito utilizadas em projetos de planejamento de plantio mecanizado, volumetria, terraceamento, corte e aterro, mas também possuem outros tipos de usos, tais como:

  • Projetos de irrigação;
  • Sistematização de área;
  • Delimitação de bacias hidrográficas.

Leia também: Curvas de Nível: o que são, importância e benefícios

A utilização de drones é muito importante para desenvolver Ortomosaicos Georreferenciados de grandes áreas

A utilização de drones é muito importante para desenvolver Ortomosaicos Georreferenciados de grandes áreas/Imagem: Ortopixel

Ortomosaico Georreferenciado (Mosaico de Ortofotos)

Este tipo de produto gerado por drones possibilita realizar medições diretas de distâncias, áreas e ângulos. Além disso, o fato de gerar uma quantidade considerável de dados em uma escala constante simplifica a interpretação dessas informações, algo que uma carta topográfica convencional demandaria mais tempo para entregar.

A utilização de drones é muito importante para desenvolver Ortomosaicos Georreferenciados de grandes áreas com dois diferenciais consideráveis: economia de custos e logística simplificada.

Leia também: Por que o Ortomosaico Georreferenciado é fundamental em grandes áreas?

Gostou deste artigo? Caso a sua organização esteja precisando dos serviços de mapeamento com drones em grandes áreas, entre em contato agora mesmo com quem entende do assunto: a Ortopixel. Nosso time de especialistas conta com as soluções mais adequadas de acordo com as necessidades do seu projeto.

(71) 3351-1964/99297-8714

E-mail: [email protected]r

Outros posts