Como o MDS pode beneficiar os setores de meio ambiente, construção civil e arquitetura

4 de junho de 2021 | Aerofotogrametria, Levantamento topográfico, Mapeamento Aéreo, Modelo 3D

O Modelo Digital de Superfície (MDS) é um modelo tridimensional de elevada resolução espacial que é capaz de obter todas as informações de elementos localizados em uma área levantada.

Através do MDS é possível conseguir dados de níveis de elementos como construções, árvores e até mesmo objetos dispostos em um determinado terreno. Com base na aerofotogrametria realizada com drones, toda a área (inclusive o que se encontra sobre a superfície) é levantada e representada no MDS.

Muitas vezes há quem confunda o MDS com o MDT (Modelo Digital de Terreno), que detalha especificamente o terreno analisado sem se ater aos fatores externos, ao contrário do que realiza o Modelo Digital de Superfície.

Entre as principais aplicações do MDS, destacamos:

  • Planejamento urbano;
  • Projetos de engenharia;
  • Inspeções de plantas industriais;
  • Estudos e planejamentos para infraestruturas;
  • Segurança pública e privada;
  • Cálculo de volume de pilhas ou objetos.
MDS da estrutura de uma igreja

Além disso, o MDS pode ser integrado a algumas das principais ferramentas voltadas ao planejamento e à elaboração de projetos/Imagem: Ortopixel

MDS: principais setores beneficiados

Setores como Construção Civil, Meio Ambiente, Agricultura e Arquitetura já estão se beneficiando do MDS.

Entre os produtos gerados pelo MDS com foco nestes setores, o destaque fica por conta da Nuvem de Pontos, a qual oferece alto nível de detalhamento, cores dos pontos obtidos e coordenadas em 3D.

Além disso, o MDS pode ser integrado a algumas das principais ferramentas voltadas ao planejamento e à elaboração de projetos, como os softwares CAD (Computer Aided Design) e BIM (Building Information Modeling).

Outro ponto importante é que o MDS também pode ser obtido através de uma Malha Triangular Irregular (Malha TIN), que oferecerá a representação de todos os elementos dispostos no terreno.

MDS de uma estrutura residencial antiga

MDS tem sido importante para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos/Imagem: Ortopixel

Importância do MDS para a agricultura

Na agricultura, setor que no Brasil registrou alta de 24,31% na economia em janeiro de 2020, movimentando R$ 387 bilhões no acumulado de um ano, o MDS pode ser usado com os objetivos de visualizar e analisar, detalhadamente, fatores como plantio e solo, medições de altura, declividade e dados hidrológicos.

No que diz respeito a área ambiental, diversos estudos têm demonstrado que o MDS é eficiente quanto à obtenção de dados referentes a altimetria do terreno. Este modelo é passível de utilização em relevos relativamete planos, como é o caso do bioma Pantanal, uma vez que possui alta resolução espacial e pode detectar uma gama maior de informações em relação os modelos de baixa (90m) e média (30m) resolução.

De acordo com o estudo acadêmico “Modelo Digital de Superfície gerado a partir de imagens de VANT”, de autoria de pesquisadores das Universidades Federais de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, “o Modelo Digital de Superfície, dentre outras funções, pode ser utilizado para avaliar o desenvolvimento das culturas, pois é possível observar a altitude da plantação, quando sobreposto com fotografia aérea é possível até fazer contagem das plantas que se desenvolveram com êxito e identificar através da altitude os talhões que não germinaram”.

Quer saber como o MDS pode agregar mais eficiência e oferecer um melhor custo-benefício para o seu projeto? Entre em contato agora mesmo com quem tem expertise no assunto. Fale agora mesmo com a Ortopixel:

(71) 3351.1964/99297.8714

[email protected]

Leia também:

MDT e drones: o casamento perfeito para um mapeamento eficiente

Curvas de Nível: o que são, importância e benefícios

As melhores tecnologias embarcadas em drones e suas vantagens

Conheça 4 mitos e verdades sobre topografia com drones

Como a aerofotogrametria com drone pode ajudar o seu negócio

Saiba quais são os principais benefícios do BIM na infraestrutura

Energia eólica e solar ganham eficiência com uso de drones

Outros posts