Meio Ambiente: conheça as vantagens do mapeamento com drone

15 de outubro de 2021 | Levantamento topográfico, Mapeamento Aéreo, Meio Ambiente

A área de meio ambiente ganhou um grande aliado nos últimos anos: o mapeamento com drone. Seja para o monitoramento ou para fins de fiscalização, este tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) proporciona uma série de vantagens no que diz respeito ao segmento ambiental.

Só para se ter ideia, um estudo da Universidade Monash, no Canadá, demonstrou que o mapeamento com drone é muito mais eficiente para a realização de pesquisas ecológicas do que os métodos convencionais de patrulha por terra.

Leia também: As melhores tecnologias embarcadas em drones e suas vantagens

Um dos cientistas responsáveis pelo estudo, o Dr. Rohan Clarke explicou que os drones já foram usados ​​para monitorar tudo, desde o sucesso reprodutivo de pássaros que fazem ninhos de copa até o levantamento de elefantes, mas ninguém ainda havia testado se esse método era melhor do que as técnicas mais tradicionais.

“É muito provável que, no futuro, drones sejam usados ​​para monitorar populações de pássaros e animais, especialmente em áreas inacessíveis onde o levantamento no solo é difícil ou impossível. Isso abre novas possibilidades empolgantes quando se trata de monitorar com mais precisão os ecossistemas da Terra ”, projetou o Dr. Clarke em 2016.

Principais vantagens do mapeamento com drone em meio ambiente

Hoje em dia, com esta projeção já consolidada, sabemos que sobram vantagens quando o assunto é mapeamento com drone em meio ambiente. Entre elas estão um nível muito maior de detalhamento das imagens obtidas, seja por meio da produção de fotos ou vídeos.

A inspeção visual remota também é de fundamental importância, uma vez que aumenta a segurança dos profissionais envolvidos. Imagine, por exemplo, a dificuldade que é levantar dados ou monitorar áreas de manguezal ou florestas. Com os drones, é possível fazer esse trabalho sem a necessidade de estar, presencialmente, no local de análise. Outros destaques são o menor tempo de operação e a redução de custos.

Quais são as possibilidades de utilizar drones na área ambiental?

O mapeamento com drone em meio ambiente pode ser aplicado em Unidades de Conservação (UCs) e Áreas de Proteção Ambiental (APA); áreas de desastres ambientais; monitoramento de degradação ambiental; de supressão vegetal (desmatamento); de assoreamento e erosão; e de disposição de resíduos.

Tanto o setor público como o privado estão se beneficiando com o mapeamento com drone na área ambiental. No primeiro caso, os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal utilizam esse tipo de Vant, principalmente, com a finalidade de monitorar áreas de preservação e barragens.

Leia também: Conheça 4 mitos e verdades sobre a topografia com drones

Já os empresários recorrem ao mapeamento com drone nesse segmento para realizar o georreferenciamento de imóveis rurais; levantamento de dados e monitoramento referentes a estruturas nas áreas da mineração, agricultura, construção civil e arquitetura/urbanismo, entre outras.

Algumas organizações da sociedade civil, como ONGs voltadas ao ambientalismo, também contratam o serviço de mapeamento com drone em meio ambiente, sobretudo para gerar estudos acerca da fauna e da flora, bem como para fiscalizar e denunciar possíveis crimes ambientais, como exploração ilegal de minérios e desmatamento.

Câmeras Multiespectrais contam com múltiplos sensores e filtros de alta qualidade e podem “ver” o que não é detectável a olho nu

Câmeras Multiespectrais contam com múltiplos sensores e filtros de alta qualidade e podem “ver” o que não é detectável a olho nu/Imagem: Ortopixel

No que diz respeito aos produtos que o mapeamento com drone é capaz de oferecer na área de meio ambiente, destacamos:

  1. Modelo Digital de Terreno (MDT);
  2. Modelo Digital de Superfície (MDS);
  3. Ortomosaico Georreferenciado (Mosaico de Ortofotos);
  4. Curvas de Nível;
  5. Modelo 2D e 3D Texturizado.

Importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

Você já ouviu falar nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG/GIS)? Essas ferramentas, juntamente com os drones, agregam valor a uma série de áreas relacionadas ao meio ambiente, pois facilitam o planejamento, monitoramento e fiscalização na gestão de recursos hídricos, fauna e flora, silvicultura, costas e inundações, estudos e regulamentação, e mudanças no uso do solo.

Características dos Vants mais utilizados para mapeamento na área ambiental

Arte: WWF-Brasil

Arte: WWF-Brasil

Você sabia?

São diversas as aplicações possíveis para apoiar as ações de manejo e proteção dos parques e reservas brasileiros. De acordo com a ONG ambientalista WWF-Brasil, foram feitos testes para monitoramento de mamíferos em ambientes de Cerrado, com resultados ainda preliminares. O uso de drones para avaliação de atrativos turísticos, como pontos acima de cachoeiras, vales e áreas de difícil acesso se mostrou bastante eficiente.

Para ajudar a esclarecer ainda mais suas dúvidas sobre as soluções de mapeamento com drone em meio ambiente, listamos alguns dos principais serviços que podem ser desenvolvidos:

– Identificação de espécies, contagem de animais e gestão do habitat;
– Monitoramento de crescimento da cobertura vegetal;
– Comparação de eventos pré e pós (tempestades, deslizamentos de terra, etc.);
– Desmatamento e exploração ilegal;
– Planejamento no replantio;
– Mapeamento e modelagem de rios;
– Simulação de fluxo de água;
– Estimativa da biomassa;
– Análise de não conformidade;
– Evidências de acidentes.

SIG agrega valor a uma série de áreas relacionadas ao meio ambiente/Imagem: Ortopixel

SIG agrega valor a uma série de áreas relacionadas ao meio ambiente/Imagem: Ortopixel

Mapeamento com drone e fiscalização

Gostou deste artigo? Ainda neste mês de outubro, iremos abordar os aspectos mais importantes de regulamentação e fiscalização na área ambiental, e de que forma os drones têm atuado nesse segmento para entregar resultados mais detalhados, segurança aos profissionais envolvidos e, é claro, melhor custo-benefício aos contratantes.

Caso você tenha interesse nesse tipo de serviço para a sua organização, fale agora mesmo com quem tem mais de uma década de expertise em levantamento topográfico com drone. Os especialistas da Ortopixel estão à disposição para oferecer as melhores soluções ao seu projeto:

(71) 3351.1964/99297.8714
[email protected]

Outros posts